https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/issue/feedRevista Thema2023-05-14T12:26:28+00:00Glaucius Décio Duarteglauciusduarte@ifsul.edu.brOpen Journal Systems<h2><br />Qualis Periódicos/CAPES - A2</h2> <p>Quadriênio 2017/2020 - (disponível em: <a href="https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/veiculoPublicacaoQualis/listaConsultaGeralPeriodicos.xhtml" target="_blank" rel="noopener">clique aqui</a>; acesso em: 02 jan. 2023)<br /><br /></p> <p>A <strong>Revista Thema</strong> (ISSN Eletrônico <strong>2177-2894</strong>) é um periódico trimestral multidisciplinar focado nas áreas de Ensino e de Educação, editado pelo <strong>Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense</strong> (<strong>IFSul</strong>). A gestão editorial desta revista é automatizada por meio do <em>Open Journal Systems</em> (OJS), aplicativo computacional de gerenciamento e publicação de revistas eletrônicas desenvolvido pelo <em>Public Knowledge Project</em> (PKP), da <em>University of British Columbia</em>. A submissão de artigos é contínua e feita exclusivamente por meio deste site. Para avaliação dos artigos submetidos será adotado o processo <em>Blind Review</em> (avaliação cega).</p>https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/2233Mercantilização e precarização do trabalho docente no ensino superior privado2022-12-22T17:53:44+00:00Vânia Dalla Rosavaniadalla@unochapeco.edu.brMarilandi Maria Mascarello Vieiramariland@unochapeco.edu.br<p style="margin-bottom: 0.25cm;" align="justify"><span style="font-size: small;">Este trabalho aborda a mercantilização e a precarização do trabalho docente, tendo como objetivo identificar como o processo de precarização e mercantilização do ensino ofertado pelas instituições de educação superior privadas tem impactado o trabalho docente. Trata-se de trabalho de abordagem mista, do tipo exploratório, que foi desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica e documental, a partir dos dados do censo escolar do ensino superior, disponíveis no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira e matérias publicadas em sites da Internet. Os dados desvelam o processo de precarização das condições de trabalho docente na educação superior privada, especialmente em relação à redução de vagas, contratos temporários, ampliação do número de alunos atendidos e maior controle sobre o trabalho docente, especialmente em decorrência da ampliação dos cursos ofertados na modalidade de educação a distância e ao ensino remoto, exigência do distanciamento social imposto pela pandemia do coronavírus.</span></p>2023-05-03T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Revista Themahttps://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/2040A Educação a Distância na Rede Federal e sua implementação no Instituto Federal Goiano2021-11-27T12:51:31+00:00Joseany Rodrigues Cruzjoseany.cruz@ifgoiano.edu.brDaniela da Costa Britto Pereira Limadaniela_lima@ufg.br<p>No processo de implantação da Educação a Distância (EaD) no Instituto Federal Goiano (IF Goiano), algumas iniciativas têm se mostrado relevantes, por exemplo, a adesão a determinadas políticas de governo, tais como à Universidade Aberta do Brasil (UAB) e à Rede e-Tec Brasil, e à implementação de 20% da carga horária dos cursos presenciais técnicos integrados ao Ensino Médio e Superior na modalidade a distância. Essas ações configuram-se como estratégias não apenas para garantir o êxito dos alunos, mas também como meio para coibir a evasão. Para compreender as iniciativas do IF Goiano, o artigo traça um breve histórico da EaD no país e das políticas públicas para a modalidade destinadas à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Para o processo investigativo, foi feita uma pesquisa bibliográfica e documental que privilegiou as legislações em vigor ou já revogadas e outros documentos, além de autores de referência. Nesse processo foram constatados muitos avanços, mas também alguns problemas na implantação da EaD no IF Goiano, sobretudo em decorrência da maneira como as políticas são definidas pelo governo, o que tem levado a instituição a focar em ações próprias.</p>2023-04-19T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Revista Themahttps://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/2489A prática docente e a repercussão no processo identitário2023-02-13T14:04:53+00:00Gabriela Diel de Arrudaprof.gdarruda@gmail.comMariângela da Rosa Afonsomrafonso.ufpel@gmail.comJosé Antônio Bicca Ribeirojantonio.bicca@gmail.comJuliana Diel de Arrudajulianaddearruda@gmail.com<p style="margin-bottom: 0.25cm;" align="justify"><span style="font-size: small;">O processo identitário da prática docente vem ganhando protagonismo nos estudos educacionais. Assim, objetivamos compreender como ocorre o processo desta construção identitária em professores do ensino básico que atuam nos componentes curriculares da Área de Linguagens. Trata-se de um estudo de caso de cunho qualitativo, no qual foram entrevistadas quatro professoras de diferentes formações iniciais de uma escola pública de grande porte. A partir da análise de conteúdo identificamos duas categorias. Na primeira, “Construção da identidade profissional: a descoberta pela docência”, constatamos que um dos pontos relevantes no desenvolvimento da docência são as influências durante a vida escolar ou acadêmica, trazendo para esse debate os saberes experienciais. A segunda categoria, “Processo identitário e a repercussão na prática docente” sinaliza que os saberes docentes fazem parte da construção da carreira, são atravessados pelas subjetividades relacionadas à identidade, construídas a partir das suas experiências de vida e profissionais. O principal achado do estudo é a semelhança entre as construções das identidades profissionais, mesmo que os componentes curriculares sejam de diferentes vertentes na formação inicial.</span></p>2023-05-02T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Revista Themahttps://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/2046Dificuldades e distúrbios de aprendizagem de uma turma do 2º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede municipal de Santa Maria/RS2022-09-03T12:07:44+00:00Leticia Gonçalves Borin Moroleticiagborin@yahoo.com.brJanaína Pereira Pretto Carlessojanapcarlesso@yahoo.com.br<p style="margin-bottom: 0.25cm;" align="justify"><span style="font-size: small;">Na presente pesquisa, teve-se como objetivo investigar a ocorrência de dificuldades e distúrbios de aprendizagem em uma turma de alunos do 2º ano do ensino fundamental, bem como investigar se os encaminhamentos realizados pela escola para profissionais especializados foram concretizados pelas famílias dos alunos com dificuldades e distúrbios de aprendizagem. O estudo realizado tem caráter qualitativo, e a técnica de pesquisa utilizada foi a pesquisa-ação. A pesquisa foi realizada em uma turma de 2° ano do ensino fundamental de uma escola Municipal de Santa Maria/RS. Os pais ou responsáveis pelos alunos também participaram do estudo. Foram convidados a responder um questionário sobre questões referentes ao desenvolvimento da criança. O resultado do estudo demonstrou que mais da metade da turma tinha dificuldade e distúrbio de aprendizagem e que a maioria das famílias não levaram o filho à consulta com psicopedagogo ao qual o filho foi encaminhado pela escola, o que ocorreu pelo desconhecimento da importância da ajuda de um profissional especializado ou por fatores familiares que, no momento, impediram de dar maior atenção à criança. Portanto, destaca-se a importância de os professores terem sensibilidade para perceberem as dificuldades apresentadas pelos alunos e criarem uma relação de troca com as famílias, possibilitando que ações sejam colocadas em prática na tentativa de oferecer aos educandos possibilidades para superarem suas dificuldades de aprendizagem.</span></p>2023-04-17T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Revista Themahttps://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3035Análise de desempenho do curso de Engenharia Mecânica do IFSul comparado a outros IFs2023-02-01T12:16:51+00:00Durval João De Barba Juniordurvaljunior@ifsul.edu.brFabrício Hartmann Borbafabriciohart@gmail.com<p style="font-weight: normal; margin-top: 0.25cm; margin-bottom: 0.25cm;" align="justify"><span style="font-family: Tahoma, serif;"><span style="font-size: small;">O objetivo deste trabalho é apresentar uma comparação entre alguns indicadores da qualidade de ensino de dez cursos de Engenharia Mecânica, dos Institutos Federais do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, tendo como base o IFSul, câmpus Sapucaia do Sul. Desta forma este trabalho se justifica por ponderar como o curso de Engenharia Mecânica do câmpus Sapucaia do Sul se encontra frente aos comparados. Os dados foram extraídos da Plataforma Nilo Peçanha (PNP) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Os indicadores utilizados foram: Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), Conceito Preliminar de Curso (CPC), Índice Geral de Cursos (IGC), Percentual de Matrículas Noturnas (MN [%]), Relação de Inscritos por Vagas (RIV) e a Taxa de Evasão Anual (Ev [%]). Constata-se que o Curso de Engenharia Mecânica do IFSul, câmpus Sapucaia do Sul deve procurar diminuir a abstenção no ENADE para melhorar este conceito, aumentando também os conceitos de IDD e CPC. Quanto à Relação de Inscritos por Vagas, esta é a mais alta dos cursos analisados e apresenta a quarta menor Taxa de Evasão Anual média, sendo este valor abaixo da média encontrada na PNP.</span></span></p>2023-03-30T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Revista Themahttps://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/2991A inovação tecnológica e os desafios representados pela Inteligência Artificial2023-01-25T22:04:24+00:00José dos Santos Machadojsmac18@hotmail.comFrancisco Sandro Rodrigues Holandafholanda@academico.ufs.brArilmara Abade Bandeiraarilmara2015@gmail.comAdauto Cavalcante Menezesadauto.menezes@ifap.edu.brToniclay Andrade Nogueiratoniclay.andrade@ifs.edu.brJane Barbosa Santosjane.santos@ifap.edu.brAna Lis Pimentel Brilhanteana.brilhante@ifap.edu.br<p style="margin-top: 0.25cm; margin-bottom: 0.25cm;" align="justify"><span style="font-size: small;"><span style="color: #000000;">A Inteligência Artificial (IA) é definida como um amplo ramo da ciência da computação que lida com a construção de máquinas “inteligentes”, capazes de realizar tarefas que normalmente requerem inteligência humana e carrega um enorme potencial para novos serviços e produtos. O objetivo do presente estudo foi identificar os principais desafios para a inovação tecnológica apresentados pela utilização da Inteligência Artificial. Foi realizada uma revisão conhecida como </span><span style="color: #000000;"><span lang="en-US"><em>Scoping</em></span></span> <span style="color: #000000;"><span lang="en-US"><em>Review</em></span></span><span style="color: #000000;">, usando critérios do </span><span style="color: #000000;"><span lang="en-US">Cochrane</span></span> <span style="color: #000000;"><span lang="en-US"><em>Systematic</em></span></span> <span style="color: #000000;"><span lang="en-US"><em>Reviews</em></span></span><span style="color: #000000;"> associados ao PRISMA, na base </span><span style="color: #000000;"><em>Scopus</em></span><span style="color: #000000;"> e foram identificados 1.391 registros, usando os descritores </span><span style="color: #000000;"><em>artificial</em></span> <span style="color: #000000;"><span lang="en-US"><em>intelligence</em></span></span><span style="color: #000000;"><em>, </em></span><span style="color: #000000;"><span lang="en-US"><em>innovation</em></span></span><span style="color: #000000;"><em> e </em></span><span style="color: #000000;"><span lang="en-US"><em>challenges</em></span></span><span style="color: #000000;"><span lang="en-US">.</span></span><span style="color: #000000;"> Por meio dos métodos de seleção e classificação foram analisados 40 artigos, que sinalizam que as principais áreas da ciência que estão utilizando a Inteligência Artificial como inovação tecnológica são ciência da computação, engenharias e ciências sociais. Os principais desafios encontrados foram; permitir com IA ofertas de inovações autônomas, integrar a tecnologia de IA nas organizações para processos e resultados de inovação digital, falta de especialistas na área de IA e a necessidade de reformulação das leis e regulamentos referentes a IA.</span></span></p>2023-04-14T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Revista Themahttps://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/2503A Pedagogia da Alternância e as Escolas Família Agrícola no Brasil2022-12-27T23:10:01+00:00Rafael Leitzke Pereirarafael.leitzke@gmail.comMarcia Helena Sauaia Guimarães Rostasmrostas@hotmail.com<p style="margin-bottom: 0.25cm;" align="justify"><a name="_Hlk69869509"></a> <span style="font-size: small;">O presente artigo apresenta uma pesquisa do tipo Estado do Conhecimento que <span style="color: #000000;">aponta à </span>utilização da Pedagogia da Alternância em Escolas do Campo no Brasil, além de estudos sobre egressos destas instituições. O trabalho contou com oito pesquisas, sendo sete dissertações e uma tese no período que compreende os anos de 2008 a 2019, um intervalo de 12 anos, no repositório da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBCT) e da Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (CAPES). Como resultados, apontamos a preocupação constante no aperfeiçoamento de métodos; a luta por uma educação do/no campo voltada para o jovem camponês evitando o êxodo rural; pais que percebem a importância da formação escolar dos filhos contrária à visão de que para desenvolver as atividades cotidianas da região a escolarização não era necessária; importância <span style="color: #000000;">destas</span> escolas para a atuação regional e a inserção em assentamentos, quilombos e comunidades indígenas; além de enfatizar a importância das Escolas Família Agrícola num projeto de sociedade em que a Educação do Campo precisa estar inserida. </span></p>2023-03-13T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Revista Themahttps://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1640Uso dos Objetos Virtuais de Aprendizagem como Estratégia Pedagógica no Ensino2022-06-24T18:45:25+00:00Simone Pereira dos Santossi.psantos2805@hotmail.comRegina Barwaldtregina.floresta@gmail.com<p style="margin-bottom: 0.25cm;" align="justify"><span style="font-size: small;">Pensando na inclusão dos alunos com deficiência Intelectual no ensino regular de escolas da rede pública de Gravataí, o artigo apresenta uma reflexão sobre a utilização de Objetos Virtuais de Aprendizagem (OVAs) como Estratégia Pedagógica, no desenvolvimento da aprendizagem dos alunos com deficiência intelectual com relação à alfabetização, matemática e raciocínio lógico. A fundamentação teórica deste artigo está baseada em autores que abordam as práticas pedagógicas e a contribuição que a tecnologia proporciona no processo de aprendizagem dos alunos. A proposta de trabalho foi escolher quatro Objetos Virtuais de Aprendizagem, que contemplassem as necessidades comuns dos alunos, tendo sido escolhidos os OVAs: Participar 2, Ariê 2, Aiello e por último o Fazenda RIVED. Todos acham-se disponíveis de forma gratuita na internet podendo ser instalados no computador e depois usados sem a necessidade de internet. Constatou-se que somente o recurso da tecnologia não foi suficiente no momento em que os OVAs foram executados pelos alunos, alguns dos quais necessitam do recurso de material concreto.</span></p>2023-03-13T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Revista Themahttps://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/2911Revisitando proposições conceituais relacionadas a memoriais institucionais2023-01-24T13:02:36+00:00Cristina de Oliveira Jorgecrisjorge16@gmail.comGlaucius Décio Duarteglauciusduarte@ifsul.edu.br<p style="margin-bottom: 0.25cm;" align="justify"><span style="font-size: small;">As instituições públicas de ensino buscam incorporar tecnologias, acompanhando os avanços e as facilidades que as mesmas asseguram. No contexto da memória institucional não é diferente, as instituições procuram formas de salvaguardar sua história usando recursos de tecnologia para preservá-la às gerações futuras. Apresentamos, nesta construção, uma abordagem qualitativa de natureza aplicada, a partir da pesquisa exploratória, que aproxima nesse momento da pesquisa o investigador com seu objeto, amparado na averiguação bibliográfica. Nesse contexto, identificamos alguns conceitos que fazem parte da constituição de um Memorial Institucional, assim como a nomenclatura que se harmoniza com o tipo de documentos e suportes que fazem parte do referido Memorial. Dessa forma, intuímos neste trabalho entender esses conceitos e exemplificar a sua variedade, de maneira que venham a contribuir com rotinas metodológicas aplicadas na instituição que melhor segmentam seu acervo, visando o resgate e a constituição da identidade institucional.</span></p>2023-03-13T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Revista Themahttps://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1710O desafio amazônico da inclusão de disciplina sobre Educação Escolar Indígena no processo de formação inicial docente não indígena2023-01-09T12:04:45+00:00Hellen Cristina Picanço Simasindia.parintintins@gmail.comReinaldo Oliveira Menezesreinaldo_bamn01@hotmail.comMarcineuza Santos de Jesussantosmarcineuza@gmail.com<p style="margin-bottom: 0.25cm;" align="justify"><span style="font-size: small;">O presente trabalho objetiva discutir a inserção da disciplina de educação escolar indígena no processo de formação inicial de professores não indígenas, visando a promoção do diálogo intercultural no sistema de ensino básico, buscando reconhecer e respeitar as diferenças culturais e o empoderamento dos povos indígenas na contemporaneidade. Para desenvolvimento do respectivo trabalho, optou-se pela abordagem qualitativa, com procedimento de coleta de dados do tipo bibliográfico e documental. Neste sentido, o presente trabalho coletou e analisou os Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC) de formação docente não indígena<span style="font-size: xx-small;"> d</span>as Instituições de Ensino Superior Públicas e Privadas do Estado do Amazonas. Os resultados apontaram que apenas o curso de Pedagogia das Universidades Públicas (UFAM, UEA e IFAM) apresentam em seus respectivos PPCs a discussão da educação indígena no processo de formação inicial docente não indígena, as demais instituições, sobretudo as privadas, não possuem disciplinas para este debate. Compreende-se que a falta da inclusão da disciplina educação indígena na formação inicial pode implicar na negação da cultura dos povos e dos processos educacionais próprios de cada povo acerca de educação, ocorrendo, por isso, um reforço do ensino homogeneizador no Brasil, quando se espera que o ensino seja intercultural. </span></p>2023-03-13T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Revista Themahttps://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3049Efeito de dois métodos de poda da videira ‘Grano D’Oro’ cultivada na região do Planalto Norte Catarinense2023-02-26T13:34:21+00:00Eduarda Schmidteduarda.s18@aluno.ifsc.edu.brDouglas André Wurzdouglaswurz@hotmail.comThalia Aparecida Silva Macielthaliaa12@hotmail.comRabechlt Stange Almeidarabechlt.sa26@aluno.ifsc.edu.brAlcemir Nabir Kowalalcemirkowal@gmail.comThuany Levandoski Jansenthuanylevandoski2@gmail.com<p class="western" style="margin-top: 0.25cm; margin-bottom: 0.25cm; border: none; padding: 0cm;" align="justify"><span style="font-size: small;">O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito de dois métodos de poda seca nos índices produtivos e na qualidade da uva ‘Grano D’Oro’, cultivada na região do Planalto Norte Catarinense. O experimento foi conduzido durante os ciclos de produção 2018 e 2019, em vinhedo comercial da videira cultivar ‘Grano D’Oro’, situado em Canoinhas, Santa Catarina. Foram avaliados dois métodos de poda: poda curta, deixando-se esporões com duas gemas, e poda mista, deixando-se varas com quatro gemas e esporões contendo duas gemas para renovação no ano seguinte. Avaliou-se índices vegetativos, produtivos, arquitetura de cachos e maturação tecnológica. O sistema de poda influenciou nas características produtivas e qualitativas da videira ‘Grano ‘D’Oro’. A poda mista resultou em aumento no número de gemas.planta</span><sup><span style="font-size: small;">-1</span></sup><span style="font-size: small;">, aumento no número de cachos.planta</span><sup><span style="font-size: small;">-1</span></sup><span style="font-size: small;"> e massa de cacho e, como consequência, proporcionou incremento dos índices produtivos. Desta forma, a poda mista é recomendada para a videira ‘Grano D’Oro’ cultivada na região do Planalto Norte Catarinense</span><span style="font-size: small;"><u>.</u></span></p>2023-03-30T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Revista Themahttps://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/2995Physiological and biochemical potential of wheat seeds produced in different brazilian states2022-12-28T21:07:54+00:00Ruddy Alvaro Veliz Escaleraruddyescaleraveliz@gmail.comJoão Roberto Pimenteljrobertopimentel@hotmail.comIvan Ricardo Carvalhocarvalho.ircii@gmail.comVinícius Jardel Szareskiviniciusszareski@gmail.comLanes Beatriz Acosta Jaqueslanis.acosta@hotmail.comMauricio Horbach Barbosahbmauricio@yahoo.com.brGiordano Gelain Contegioogc@gmail.comAndrew Cremonini Bortoliandrewengagr@gmail.comCristiano Dietrich Ferreiracristianodietrich@unisinos.brAndré Luiz Radunzandre.radunz@uffs.edu.brTiago Zanatta Aumondetiago.aumonde@gmail.comTiago Pedótiago.pedo@gmail.com<p style="margin-bottom: 0.25cm;" align="justify"><span style="font-size: small;"><em><span style="font-family: Tahoma, sans-serif;">The objective of this work was to evaluate the physiological and biochemical performance of wheat seeds produced in different locations in Brazil. This study was conducted in a randomized block design with 11 treatments and three replications. The analysis of variance revealed significance for the Germination (G), Germination Speed (GS), Accelerated Aging (AA), Root Length (RL), Emergence Speed (ES), Seedling Length (SL), Thousand Seed Mass (TSM), Hectolitre Weight (HW), Leaf Area (LA) and the content of Protein (PTN), Lipids (LIP), Crude Fiber (FB), Ashes (CNZ), Starch (AMD), Total Carbohydrates (CT), and Non-fibrous Carbohydrates (CNF). The seeds of the cultivar TBIO Audaz originated from Brasília presented superior quality, with higher vigor in the accelerated ageing test, shoot length and emergence speed. It was also the cultivar with the highest starch content. Among the studied material, it is verified that regardless of the cultivar and local of wheat seeds production there is a positive association between the biochemical and physical attributes that influence the physiological quality of seeds, standing out the starch, fiber content and mineral material, as well as the thousand seeds mass, germination, vigor, and seedling length.</span></em></span></p>2023-03-30T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Revista Themahttps://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/2804Acessibilidade audiovisual2023-05-14T12:26:28+00:00Valeria Fernandes Nunesvalerianunes@letras.ufrj.brAdriana Baptista de Souza adribaptsouza@letras.ufrj.brDaniele Fernandes da Silva Guimarães danielefsguimaraes@ufrj.br<p style="margin-bottom: 0.15cm;" align="justify"><span style="font-size: small;">O objetivo deste estudo foi analisar etapas da produção de legendas para pessoas surdas ou ensurdecidas e processos de tradução no par linguístico Libras (Língua Brasileira de Sinais) - português. Por meio de uma pesquisa documental e qualitativa, investigamos como tais procedimentos foram desenvolvidos pelo “TradInter Lab: laboratório de tradução audiovisual acessível e interpretação Libras - português” da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) para promover a acessibilidade comunicativa em conteúdos audiovisuais de eventos acadêmicos. A fundamentação teórica baseia-se em estudos sobre tradução audiovisual e acessibilidade comunicativa, normativos legais brasileiros e reflexos da pandemia de COVID-19 nesses processos. Os resultados preliminares apontam caminhos para uma tradução audiovisual cada vez mais acessível.</span></p>2023-05-25T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Revista Themahttps://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/2924Viralizou, “bombou”!2022-11-08T11:55:41+00:00Clóris Freire Dorowclorisdorow@hotmail.comAlexandre Kerson de Abreuxande.abreu75@gmail.com<p style="margin-bottom: 0.25cm;" align="justify"><span style="font-size: small;">Este artigo estuda o funcionamento discursivo de memes que circulam na internet, pertencentes às famílias mêmicas “Expectativa x Realidade” e “Willy Wonka Irônico”. Com o suporte teórico e metodológico da Análise de Discurso (AD) pecheuxtiana, o objetivo é mostrar como se dá esse funcionamento discursivo, além dos efeitos de sentido produzidos por este tipo de materialidade imagética e de palavras, no ambiente digital. A partir dos gestos de análise empreendidos neste estudo, os resultados mostram que os memes não são somente um fenômeno massivo da era digital. Sob o prisma discursivo, são materialidades que, apoiadas pelo imbricamento entre textos verbais e não verbais, jogam com o equívoco da língua e abrem o leque de possibilidades para instauração de diferentes efeitos de sentido.</span></p>2023-03-13T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Revista Themahttps://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3179Revista Thema2023-03-15T13:23:31+00:00Bernard Assmann Gerberbernardgerber00@gmail.com<p>Inspirado na obra "Quadrado Negro" de Malevich, a capa se utiliza de círculos de forma rítmica e proporcional fazendo jus a multidisciplinaridade da revista assim como refere-se ao círculo como um campo abrangente.</p>2023-03-15T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Revista Themahttps://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3068Avaliação espaço-temporal da qualidade da água do Rio Comandaí, através do Índice de Qualidade da Água2022-12-06T12:47:00+00:00Danilo Thomazdanilo_thomaz@yahoo.com.brLuana Nunes Centenoluananunescenteno@gmail.comSamanta Tolentino Cecconellosamantacecconello@ifsul.edu.br<p style="margin-bottom: 0.25cm;" align="justify"><span style="font-size: small;">O monitoramento dos recursos hídricos é um poderoso instrumento de avaliação e gestão da qualidade da água, uma vez que auxilia na redução dos impactos atrelados às atividades antrópicas. Contudo, para a realização do monitoramento da qualidade da água, é essencial conhecer o comportamento das características físicas, químicas e biológicas da água, ao longo do tempo e do espaço. Sendo assim, este estudo objetivou avaliar espacial e temporalmente a qualidade da água do Rio Comandai, localizado na Região Hidrográfica do Uruguai, através do Índice de Qualidade da Água (IQA-Cetesb). Foram coletados dados de três pontos diferentes ao longo dos anos de 2018, 2019 e 2020. Nestes dados foram aplicados a formulação matemática multiplicativa aglomerativa do IQA Cetesb e por meio desta foi possível identificar três faixas de qualidade da água ao longo da variação espacial estudada, a saber, ruim, aceitável e boa, sendo o ponto 2 o que apresentou a maior variabilidade temporal. Por fim, concluiu-se que o IQA-Cetesb, poderá servir de base preliminar para o monitoramento e gestão do rio Comandaí e servir como uma ferramenta de comunicação com a sociedade em geral. </span></p>2023-03-17T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Revista Thema