https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/issue/feed Revista Thema 2023-10-16T13:19:39+00:00 Glaucius Décio Duarte glauciusduarte@ifsul.edu.br Open Journal Systems <h2><br />Qualis Periódicos/CAPES - A2</h2> <p>Quadriênio 2017/2020 - (disponível em: <a href="https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/veiculoPublicacaoQualis/listaConsultaGeralPeriodicos.xhtml" target="_blank" rel="noopener">clique aqui</a>; acesso em: 02 jan. 2023)<br /><br /></p> <p>A <strong>Revista Thema</strong> (ISSN Eletrônico <strong>2177-2894</strong>) é um periódico trimestral multidisciplinar focado nas áreas de Ensino e de Educação, editado pelo <strong>Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense</strong> (<strong>IFSul</strong>). A gestão editorial desta revista é automatizada por meio do <em>Open Journal Systems</em> (OJS), aplicativo computacional de gerenciamento e publicação de revistas eletrônicas desenvolvido pelo <em>Public Knowledge Project</em> (PKP), da <em>University of British Columbia</em>. A submissão de artigos é contínua e feita exclusivamente por meio deste site. Para avaliação dos artigos submetidos será adotado o processo <em>Blind Review</em> (avaliação cega).</p> https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/2915 Prática pedagógica na educação física escolar 2023-07-11T18:48:35+00:00 Cristiano de Sant anna Bahia csbahia@uesc.br Gelcemar Oliveira Farias fariasgel@hotmail.com Alba Lùcia Gonçalves albagon@uesc.br William das Neves Salles williamdnsalles@gmail.com Juarez Vieira do Nascimento juarez.nascimento@ufsc.br <p style="margin-bottom: 0.1cm;" align="justify"><span style="font-size: small;">Este estudo descritivo-exploratório e quanti-qualitativo buscou investigar os saberes e as percepções de docentes sobre a construção e o desenvolvimento das práticas pedagógicas na Educação Física Escolar (EFE). Participaram 65 docentes de um programa de Formação Continuada (FC), respondendo a um questionário. Os dados foram analisados quantitativamente no programa SPSS 21 por meio de recursos descritivos e inferenciais, e qualitativamente no programa NVivo 11 por meio da análise de conteúdo. Os resultados indicaram que, independentemente das características sociodemográficas, os professores utilizam mais os saberes estruturados em sua prática pedagógica. Os docentes compreendem a prática pedagógica como uma ação de planejamento embasada nas relações entre teoria e prática que fundamentam e organizam as aulas de EF de maneira consciente e crítica. Recomenda-se que os programas de FC levem em consideração a complexidade e os desafios cotidianos da prática pedagógica docente, priorizando momentos de reflexão e de interação entre os participantes.</span></p> 2023-11-24T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Revista Thema https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/2175 Educação Física Escolar e a efetivação da Base Nacional Comum Curricular 2023-10-11T00:26:48+00:00 Marciane Franck marcianefranck@gmail.com Paulo Evaldo Fensterseifer fenster@unijui.edu.br Ivan Carlos Bagnara ivan.bagnara@erechim.ifrs.edu.br <p style="margin-bottom: 0.25cm;" align="justify"><span style="font-size: small;">Com o objetivo de compreender o movimento realizado, os enfrentamentos promovidos e as soluções encaminhadas pelos professores de Educação Física (EF) no desenvolvimento curricular da disciplina, tomando como base a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), foi desenvolvida uma pesquisa-ação da qual participaram quatro professores que atuam em escolas públicas. Os dados foram produzidos mediante questionário, diário de campo e entrevista, e analisados com base na análise textual discursiva. Os resultados mostram que os planejamentos e as avaliações poderiam ser mais bem organizados, alinhando as propostas docentes, pois a BNCC não determina a ordem de estudo dos conteúdos, tampouco explicita como deve ocorrer a avaliação; falta acompanhamento da coordenação pedagógica das escolas; há fragilidade na compreensão e diferentes interpretações acerca da responsabilidade da EF; e há hegemonia dos esportes como conteúdo da EF, fator relacionado ao aspecto cultural/motivacional dos estudantes. Conclui-se que, com base em estudos e debates coletivos, se torna possível aprofundar a compreensão da BNCC e, por meio do estabelecimento de uma relação crítica, aperfeiçoar seus propósitos práticos.</span></p> 2023-11-23T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Revista Thema https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3241 Agronomic characteristics of barley cultivars in response to nitrogen fertilization 2023-06-13T23:18:56+00:00 Lanes Beatriz Acosta Jaques lanis.acosta@hotmail.com Ivan Ricardo Carvalho carvalho.ircii@gmail.com Henrique Eguilhor Rodrigues henrique_eguilhor@hotmail.com Ítala Thaisa Padilha Dubal italadubal@unipampa.edu.br Ruddy Alvaro Veliz Escalera ruddyescaleraveliz@gmail.com João Roberto Pimentel jrobertopimentel@hotmail.com Cristian Troyjack cristiantroyjack@hotmail.com Vinícius Jardel Szareski viniciusszareski@gmail.com Francine Lautenchleger francinelautenchleger@hotmail.com André Luiz Radünz andre.radunz@uffs.edu.br Ana Carolina Sampaio Silva anacarolina.sampaiosilva@gmail.com Rafael Dal Bosco Ducatti rafaelducatti1007@gmail.com Tiago Aumonde Zanatta tiago.aumonde@gmail.com Tiago Pedó tiago.pedo@gmail.com <p lang="en-US" style="font-style: normal; font-weight: normal; line-height: 115%; orphans: 2; widows: 2; margin-bottom: 0.25cm;" align="justify"><span style="font-family: Tahoma, sans-serif;"><span style="font-size: small;">The aim of this study was to assess the impact of nitrogen doses on the yield of two barley cultivars, namely BRS Brau and BRS Cauê, cultivated in various growing environments in Southern Brazil. The research was conducted during the 2017 harvest season in <span lang="pt-BR">Alegrete</span> and Pelotas, RS, Brazil. A randomized block design with a factorial scheme of 2 x 2 x 4 (growing environments x barley cultivars x nitrogen doses) was employed, with four replications. Various parameters were evaluated, including plant height, number of tillers per plant, number of ears per square meter, number of seeds per plant, thousand seeds weight (TSW), and yield. The results indicated that the two barley cultivars responded differently to the growing environments and nitrogen doses. In Pelotas, BRS Brau exhibited superior performance in terms of plant height and TSW, while BRS Cauê showed a higher number of seeds per plant and seed yield. Furthermore, the combination of the Pelotas growing environment and a nitrogen dose of 200 kg ha-1 resulted in optimized growth and yield of barley seeds.</span></span></p> 2023-10-16T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Revista Thema https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3267 Universos semânticos sobre competências para promoção da saúde atribuídos por formandos de pós-graduação 2023-06-22T14:26:34+00:00 Maria Rosilene Cândido Moreira rosilene.moreira@ufca.edu.br Leilane Andrade Albuquerque Alencar leilane_alencar@hotmail.com José Ferreira Lima Júnior jose.lima@professor.ufcg.edu.br Milena Silva Costa milena.costa@ufca.edu.br Evanira Rodrigues Maia evanira.maia@ufca.edu.br Estelita Lima Cândido estelita.lima@ufca.edu.br <p style="margin-top: 0.25cm; margin-bottom: 0.25cm;" align="justify"><span style="font-size: small;">A pós-graduação em Saúde Coletiva inve<span style="color: #000000;">ste na força de trabalho do SUS, visando contribuir para a promoção da saúde da população. Objetivou-se descrever os significados atribuídos por pós-graduandos sobre Competências em Promoção da Saúde. Estudo de natureza descritiva com abordagem quantitativa, com 34 estudantes dos cursos de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva (RMSC) e Mestrado Profissional em Saúde da Família (MPSF) no Ceará. Utilizou-se a Técnica de Associação Livre de Palavras com o termo indutor “Competências para Promoção da Saúde”. Análises prototípica (AP) e de similitude (AS) das evocações foram discutidas à luz da matriz de Competências Essenciais para Promoção da Saúde no contexto brasileiro (CompEPS). Os termos ‘</span><span style="color: #000000;">c</span><span style="color: #000000;">onhecimento’ e ‘habilidade’ foram evidenciados com elevada frequência na AP, compondo o núcleo central de ambos os cursos e, na AS, os termos “cuidado”, “promoção” e “prevenção” foram destaque no MPSF, enquanto “humanização” e “ética” destacaram-se na RMSC. Assim, os significados atribuídos pelos pós-graduandos ora ampliaram ora se distanciaram da CompEPS, implicando compreensões dissonantes e requerendo melhorias na f</span>ormação pós-graduada.</span></p> 2023-11-24T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Revista Thema