https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/issue/feedRevista Thema2025-01-31T10:59:13+00:00Glaucius Décio Duarteglauciusduarte@ifsul.edu.brOpen Journal Systems<h2>Qualis Periódicos/CAPES - A2</h2> <p>CLASSIFICAÇÕES DE PERIÓDICOS QUADRIÊNIO 2017/2020 - (disponível em: <a href="https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/veiculoPublicacaoQualis/listaConsultaGeralPeriodicos.jsf" target="_blank" rel="noopener">clique aqui</a>; acesso em: 21 out. 2023)<br /><br /></p> <p>A <strong>Revista Thema</strong> (ISSN Eletrônico <strong>2177-2894</strong>) é um periódico trimestral multidisciplinar focado nas áreas de Ensino e de Educação, editado pelo <strong>Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense</strong> (<strong>IFSul</strong>). A gestão editorial desta revista é automatizada por meio do <em>Open Journal Systems</em> (OJS), aplicativo computacional de gerenciamento e publicação de revistas eletrônicas desenvolvido pelo <em>Public Knowledge Project</em> (PKP), da <em>University of British Columbia</em>. A submissão de artigos é contínua e feita exclusivamente por meio deste site. Para avaliação dos artigos submetidos será adotado o processo <em>Blind Review</em> (avaliação cega).</p>https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3987Limbo racial e seus desdobramentos2024-10-28T16:36:14+00:00Ederson de Oliveira Cabraledercabral@feevale.brDaniel Contedanielconte@feevale.brBarbara Paiva10150049@restinga.ifrs.edu.br<p style="margin-top: 0.25cm; margin-bottom: 0.25cm;" align="justify"><span style="color: #374151;"><span style="font-size: small;"><span style="color: #000000;">O artigo aborda a violência simbólica e seus efeitos na construção da identidade étnica, valendo-se da personagem Federico, no romance </span><span style="color: #000000;"><em>Marrom e Amarelo</em></span><span style="color: #000000;">, de Paulo Scott. Destaca-se a importância da literatura na reflexão sobre temas raciais e na ressignificação da identidade étnica. Autores negros contemporâneos buscam espaço para suas narrativas, trazendo visibilidade a experiências não apenas subalternizadas, como também trágicas e traumáticas. A crítica literária desempenha papel fundamental nesse processo, uma vez que realça narrativas que fogem de estereótipos e evidencia como o racismo produz não apenas desigualdades materiais, mas também marcas psicológicas profundas. O método de pesquisa aplicado é qualitativo, utilizando leitura cerrada e análise heurística. Embasado na abordagem pós-colonial, o presente artigo objetiva identificar cenas que evidenciam a violência simbólica na obra, além de compreender seus efeitos na identidade de Federico. A análise pretende demonstrar como a literatura oferece uma percepção aprofundada dos afetos e conflitos vivenciados por sujeitos negros na sociedade brasileira.</span></span></span></p>2025-01-31T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Revista Themahttps://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3576Consciência fonológica2024-09-09T11:24:07+00:00Rafaela Bisognin Dias191492@upf.brLuiz Marcelo Darrozldarroz@upf.brCleci Teresinha Werner da Rosacwerner@upf.br<p>O texto apresenta os resultados de uma pesquisa que buscou investigar de que forma os jogos de linguagem podem contribuir para a apropriação de habilidades fonológicas em crianças pequenas. Para tanto, elaborou-se uma sequência didática a partir das concepções de Soares e Morais e realizou-se um estudo de natureza qualitativa e do tipo pesquisa participante em uma turma de estudantes com faixa etária de 4 e 5 anos. Os dados foram obtidos por meio de uma avaliação diagnóstica, da aplicação de uma sequência didática, bem como através dos registros contidos no diário de bordo da pesquisadora e dos vídeos com as gravações dos encontros. A análise dos dados foi empreendida com base nos pressupostos da Análise de Conteúdo, e as categorias de análise, definidas a priori, denominaram-se consciência lexical e consciência silábica. Os resultados indicam que os jogos de linguagem organizados segundo os pressupostos de Soares e Morais favorecem o desenvolvimento das habilidades fonológicas, pois enquanto brincam as crianças também refletem sobre as palavras e, assim, potencializam o processo de alfabetização.</p>2025-01-31T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Revista Themahttps://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3135Atividades experimentais investigativas2024-02-26T12:52:57+00:00Daiane Rattmann Magalhães Pirezdaianepirez2016@gmail.comRafaele Rodrigues de Araujoaraujo.r.rafa@gmail.com<p class="western" style="margin-top: 0.25cm; margin-bottom: 0.25cm; border: none; padding: 0cm;" align="justify"><span style="font-size: small;">Neste estudo, objetivamos compreender como emergem as possibilidades no ensinar, a partir de atividades experimentais, na perspectiva interdisciplinar. Para isso, as sujeitas de pesquisa constituem-se por professoras com formação na área de Educação em Ciências que atuam na Educação Básica da cidade do Rio Grande/RS. O corpus da pesquisa foi composto pelo registro de memórias e de uma entrevista semiestruturada, sendo analisado por intermédio da Análise Textual Discursiva. A seleção das professoras ocorreu a partir de duas etapas: participação no II Curso Online de formação de professores sobre Feiras e Mostras Científicas e encontros do projeto de extensão “Feira das Ciências: Integrando Saberes no Cordão Litorâneo”. Nessa perspectiva, da problematização do estudo e da análise, propomos como argumento central que as possibilidades no ensinar, mediante atividades experimentais na perspectiva interdisciplinar, surgem de atividades investigativas por meio de temas propostos pelos estudantes. Sendo assim, os temas sugeridos por eles desafiam os professores a buscarem conhecimentos que vão além da sua área de formação. </span></p>2025-01-31T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Revista Themahttps://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3587Aplicação foliar de bioestimulante derivado de Ascophyllum nodosum afeta o cultivo de Cucurbita pepo2024-08-27T22:56:01+00:00Venâncio Wendell Ramos Martinsvenanciowrm@gmail.comVinícius Wendell Ramos Martinsviniciuswendellagro@gmail.comLucas Marquezam Nascimentomznlucas@outlook.comEduardo Pradi Vendruscoloagrovendruscolo@gmail.comTassila Aparecida do Nascimento de Araujotassila.araujo2014@gmail.com<p style="font-weight: normal; margin-bottom: 0.25cm;" align="justify"><span style="font-family: Tahoma, sans-serif;"><span style="font-size: small;"><em>Partindo da hipótese de que a aplicação de um bioestimulante derivado de <span lang="la-VA">Ascophyllum nodosum</span> pode ter efeito benéfico no desenvolvimento e produção de abóbora, o presente estudo teve como objetivo avaliar os efeitos de sua aplicação, como pulverização foliar, nas características de crescimento e produção de Cucurbita pepo L. Os tratamentos foram compostos por cinco doses de bioestimulantes derivados de <span lang="la-VA">Ascophyllum nodosum</span> (0,0 mL ha<sup>-1</sup>; 150 mL ha<sup>-1</sup>; 200 mL ha<sup>-1</sup>; 250 mL ha<sup>-1</sup>; 300 mL ha<sup>-1</sup>) e aplicados como pulverização foliar. Verificamos que houve efeito positivo do aumento das doses nas características de diâmetro do fruto, comprimento do fruto, massa fresca do fruto, diâmetro e altura da planta, com aumento de 9,41%, 8,80%, 30,44%, 16,83% e 15,21%, respectivamente. Assim, concluímos que a aplicação de doses crescentes de bioestimulante derivado de <span lang="la-VA">Ascophyllum nodosum</span>, até 300 mL ha<sup>-1</sup>, aumenta o desenvolvimento dos frutos e o crescimento das plantas de <span lang="la-VA">Cucu</span><span lang="la-VA">r</span><span lang="la-VA">bita peppo</span> L.</em></span></span></p>2025-01-31T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Revista Themahttps://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3553Produção de sentidos sobre saúde mental por usuários da Atenção Básica2024-05-27T14:14:45+00:00Arlane Ferreira de Moraes alanne22@hotmail.com.brJuliana Catarine Barbosa da Silvajuliana.catarine@upe.br<p style="margin-bottom: 0.25cm;" align="justify"><span style="font-size: small;">O estudo trata de uma pesquisa qualitativa na perspectiva do construcionismo social realizada em uma cidade do interior do agreste de Pernambuco. Teve como objetivo compreender e analisar a produção de sentidos sobre a saúde mental por usuárias da Atenção Básica. A amostra foi composta por dez mulheres, usuárias dos serviços de saúde mental. Os resultados e discussão são apresentados em três linhas de análise, que compreendem: 1) Produção de sentidos sobre saúde mental; 2) Os atendimentos em saúde mental nas Unidades Básicas de Saúde; e 3) Atuação da psicologia e ações no território. Os resultados evidenciam que a produção sobre o atendimento em saúde mental na Atenção Básica se configura a partir da medicalização e atribuição das demandas aos especialistas, enquanto estratégias centrais de cuidado. Além disso, mostram também, possibilidades de fragmentação e falta de articulação da rede, bem como, a necessidade de escuta e validação sobre as histórias de vida, potencialidades e fragilidades dos (as) usuários (as) nos espaços da Atenção Básica.</span></p>2025-01-31T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Revista Thema