Os estudos decoloniais e as interfaces entre extensão e pesquisa na formação de pesquisadores
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V22.2023.427-450.3232Palavras-chave:
extensão universitária, formação do pesquisador, perspectiva decolonial, análise de conteúdoResumo
Usualmente a extensão universitária se manifesta como prestação de serviços de caráter assistencial ou mercantil, reproduzindo, assim, a visão de mundo do colonizador. No entanto, ela deveria ser sinônimo de aproximação entre a universidade e a sociedade, de democratização dos saberes, de transformação social e de retroalimentação nas mudanças das universidades. Desta forma, foi elaborado um curso de extensão a partir da interação de três grupos de pesquisas que estão interligados pelos estudos decoloniais, com o escopo de auxiliar na formação dos seus respectivos organizadores e de possibilitar o reconhecimento e a compreensão dos cursistas dos principais conceitos e temas decoloniais, contextualizando, assim, com suas práticas e atribuindo estas informações às suas atividades profissionais. Foram realizadas entrevistas com os organizadores, tomando como pilar a Análise de Conteúdo, demonstrando que embora tenha sido um grande desafio, foi um momento ímpar de aprendizagem, de trocas e de aproximação com grandes pesquisadores desta temática.
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