Os estudos decoloniais e as interfaces entre extensão e pesquisa na formação de pesquisadores

Autores

  • Fabiana de Freitas Poso Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, Rio de Janeiro/RJ - Brasil
  • Bruno Andrade Pinto Monteiro Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, Macaé/RJ - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V22.2023.427-450.3232

Palavras-chave:

extensão universitária, formação do pesquisador, perspectiva decolonial, análise de conteúdo

Resumo

Usualmente a extensão universitária se manifesta como prestação de serviços de caráter assistencial ou mercantil, reproduzindo, assim, a visão de mundo do colonizador. No entanto, ela deveria ser sinônimo de aproximação entre a universidade e a sociedade, de democratização dos saberes, de transformação social e de retroalimentação nas mudanças das universidades. Desta forma, foi elaborado um curso de extensão a partir da interação de três grupos de pesquisas que estão interligados pelos estudos decoloniais, com o escopo de auxiliar na formação dos seus respectivos organizadores e de possibilitar o reconhecimento e a compreensão dos cursistas dos principais conceitos e temas decoloniais, contextualizando, assim, com suas práticas e atribuindo estas informações às suas atividades profissionais. Foram realizadas entrevistas com os organizadores, tomando como pilar a Análise de Conteúdo, demonstrando que embora tenha sido um grande desafio, foi um momento ímpar de aprendizagem, de trocas e de aproximação com grandes pesquisadores desta temática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiana de Freitas Poso, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, Rio de Janeiro/RJ - Brasil

Doutora e mestra em Educação em Ciências e Saúde pelo Instituto Nutes / UFRJ. Especialista na Docência Básica pelo Colégio Pedro II. Licenciada em Ciências Biológicas pela UFRRJ. É colaboradora do laboratório de Linguagens e Mediações da UFRJ e possui como linha de pesquisa a formação profissional e docente nas Ciências e na Saúde. É professora da SEEDUC desde 2006 e SME desde 2007.

Bruno Andrade Pinto Monteiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, Macaé/RJ - Brasil

Doutor em Educação em Ciências e Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (NUTES/UFRJ) com estágio doutoral sanduíche na Universidade de Aveiro (Ua/PT). Mestre em Tecnologia Educacional nas Ciências da Saúde (NUTES/ UFRJ). Licenciado em Química (UFRJ) e em Física (UNIS). Técnico em Química. Professor Associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/Macaé). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Saúde (NUTES/UFRJ). Professor do Mestrado Profissional em Ensino de Química (PEQUI/UFRJ). Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Linguagens no Ensino de Ciências (LINEC-UFRJ/Macaé). Pesquisador do Grupo de Estudos em Educação Ambiental desde el Sur (GEASUR/UNIRIO). Pesquisador da Rede Internacional de Estudos Decoloniais na Educação Científica e Tecnológica (RIEDECT). Pesquisas no campo da Educação e Divulgação em Ciências, com ênfase nas temáticas de formação de professores, decolonialidade, direitos humanos, interculturalidade, educação ambiental, mídias, espaços escolares, não escolares e virtuais de educação.

Downloads

Publicado

2023-08-01

Como Citar

POSO, F. de F.; MONTEIRO, B. A. P. Os estudos decoloniais e as interfaces entre extensão e pesquisa na formação de pesquisadores. Revista Thema, Pelotas, v. 22, n. 2, p. 427–450, 2023. DOI: 10.15536/thema.V22.2023.427-450.3232. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3232. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)