Reflexões acerca da articulação entre o trabalho e a educação profissional e tecnológica no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V16.2019.435-446.1427Keywords:
Educação profissional e tecnológica, formação, trabalho.Abstract
A Educação Profissional e Tecnológica relaciona-se diretamente ao trabalho. Este, enquanto produtor do ser humano, torna-se a categoria central do materialismo histórico- dialético defendido por Karl Marx. O objetivo deste artigo, que é parte de pesquisa de mestrado em andamento na Universidade Federal do Piauí, é refletir sobre a formação via EPT, constituída sob os pressupostos de uma formação tecnicista ou de formação integral do estudante/trabalhador. Para entender esse processo formativo, parte-se do questionamento: qual a relação entre as perspectivas de formação e concepção de trabalho tem mediado à formação de trabalhadores no Brasil? Propõe-se explicar a problemática apresentada pelas categorias trabalho e educação que estão ancoradas concepção da pedagogia histórico-crítica e nos pressupostos do materialismo histórico dialético. Para tanto, essa análise ancora-se, sobretudo, nos trabalhos de Marx; Saviani e Duarte; Frigotto, Ciavatta e Ramos; Manacorda; Santos; entre outros autores que discutem a temática em epígrafe, além de legislações e documentos oficiais, a exemplo da Lei 9394/1996 e do Decreto 5154/2004. Ao final, constatou-se que embora a formação via Educação Profissional e Tecnológica no Brasil tenha alcançado saltos qualitativos durante o percurso histórico, ainda prevalece uma formação técnica que necessita avançar no âmbito da formação crítica e emancipatória.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.