Programa de Educação Tutorial nos Institutos Federais

um estudo do perfil e atuação de grupos PET

Autores

  • Willian Axl Espindola Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS, Campus Porto Alegre/RS – Brasil
  • Laíse da Silva Durante Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS, Campus Porto Alegre/RS - Brasil
  • Aline Farias de Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS, Campus Porto Alegre/RS - Brasil
  • Celson Roberto Canto Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS, Campus Porto Alegre/RS - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V22.2023.788-806.3297

Palavras-chave:

formação do estudante, autonomia, ensino

Resumo

Os Institutos Federais (IF) são instituições de educação superior, básica e profissional, atuando nas cinco regiões do País. Vinculados a algumas dessas unidades, atuam 36 grupos do Programa de Educação Tutorial (PET), que visa proporcionar aos discentes o desenvolvimento da capacidade de realizar atividades extracurriculares, focando no princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Apesar da sua longevidade nas demais instituições de ensino superior, pouco se conhece sobre o perfil dos grupos PET nos IF. Assim, o objetivo deste estudo foi conhecer as especificidades de grupos atuantes nessas instituições, traçando o seu perfil e sua forma de atuação. O presente estudo é de natureza quanti- qualitativa e exploratória, cuja metodologia consistiu na coleta de dados através de um questionário online enviado aos grupos selecionados. A partir dos resultados foi possível evidenciar lacunas que os grupos apresentam, principalmente em relação a pouca proximidade com cursos de outros níveis nas instituições e o limitado apoio institucional dado para o seu funcionamento. Apesar disto, o Programa tem estimulado o protagonismo e a autonomia dos estudantes, contribuindo de modo muito satisfatório para o ingresso e vivência dos discentes no mundo do trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Willian Axl Espindola, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS, Campus Porto Alegre/RS – Brasil

Graduado no Curso Superior de Licenciatura em Ciências da Natureza: Biologia e Química e estudante no Curso Técnico em Química no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS - Campus de Porto Alegre), participou no Grupo PET Conexões - Gestão Ambiental, fui representante discente da Comissão de Avaliação e Gestão de Projetos de Pesquisa e Inovação (CAGPPI), é representante discente dos Colegiados no Técnico em Química. Foi membro discente do Comitê Local de Acompanhamento e Avaliação do Programa de Educação Tutorial (CLAA - PET) do IFRS e foi representante discente do Colegiado na Licenciatura em Ciências da Natureza.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2138471949760502

Laíse da Silva Durante, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS, Campus Porto Alegre/RS - Brasil

Bacharel em Ciências Biológicas (PUCRS), Mestre em Biologia Celular e do Desenvolvimento (UFSC). Graduação em andamento em Licenciatura em Ciências da Natureza: Biologia e Química (IFRS Campus Porto Alegre) e Especialização em andamento em Educação: Integração de Saberes (IFRS Campus Canoas). Atualmente faz parte da Residência Pedagógica, e é Editora de Comunicação na Revista Scientia Prima. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (IFRS), do Programa de Educação Tutorial - Conexões Gestão Ambiental (IFRS), monitora no Clube de Ciências do Colégio Farroupilha e no projeto Mergulho na Ciência da USP. Foi selecionada para participar da 3° edição do Mulheres na Ciência e Inovação realizado pelo Museu do Amanhã e o British Council, com patrocínio da SHELL.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7618063740375571

Aline Farias de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS, Campus Porto Alegre/RS - Brasil

Meu nome é Aline Farias de Oliveira, tenho 24 anos e sou estudante do Instituto Federal do Rio Grande do Sul do campus de Porto Alegre, estou cursando o curso de Licenciatura em Ciências da Natureza. Conclui o meu ciclo como Bolsista do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) , participei como bolsista desde Março de 2015 á julho de 2017. Onde Apresentei trabalhos em eventos: na 17ª Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão IFRS Campus Porto Alegre no ano de 2016 18ª Mostra de Pesquisa , Ensino e Extensão do IFRS Campus Porto Alegre no ano de 2017 3ª SEMEPT ( Seminário de Educação Profissional e Tecnológica) no ano de 2016 VII Mostra Científica / Mulheres na Ciência - IFRS Campus Restinga no ano de 2017. Bolsista no PIBID nas escolas: Júlio de Castilhos e EEEF Estado do Rio Grande do Sul. Em agosto e dezembro de 2015 eu fui Bolsista do PET ( Programa de Educação Tutorial ).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0412266295502266

Celson Roberto Canto Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS, Campus Porto Alegre/RS - Brasil

Possui graduação em Biologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1994), mestrado em Ecologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999) e doutorado em Biologia Animal pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). É professor da Área de Ciências Ambientais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Porto Alegre. Tem experiência na área da Conservação da Biodiversidade, atuando nos seguintes temas: gestão do uso público em unidades de conservação, monitoramento de impactos ambientais e educação ambiental.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0403780115544325

Downloads

Publicado

2023-12-21

Como Citar

ESPINDOLA, W. A.; DURANTE, L. da S.; OLIVEIRA, A. F. de; SILVA, C. R. C. Programa de Educação Tutorial nos Institutos Federais: um estudo do perfil e atuação de grupos PET. Revista Thema, Pelotas, v. 22, n. 3, p. 788–806, 2023. DOI: 10.15536/thema.V22.2023.788-806.3297. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3297. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.