Programa de Educação Tutorial nos Institutos Federais
um estudo do perfil e atuação de grupos PET
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V22.2023.788-806.3297Palavras-chave:
formação do estudante, autonomia, ensinoResumo
Os Institutos Federais (IF) são instituições de educação superior, básica e profissional, atuando nas cinco regiões do País. Vinculados a algumas dessas unidades, atuam 36 grupos do Programa de Educação Tutorial (PET), que visa proporcionar aos discentes o desenvolvimento da capacidade de realizar atividades extracurriculares, focando no princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Apesar da sua longevidade nas demais instituições de ensino superior, pouco se conhece sobre o perfil dos grupos PET nos IF. Assim, o objetivo deste estudo foi conhecer as especificidades de grupos atuantes nessas instituições, traçando o seu perfil e sua forma de atuação. O presente estudo é de natureza quanti- qualitativa e exploratória, cuja metodologia consistiu na coleta de dados através de um questionário online enviado aos grupos selecionados. A partir dos resultados foi possível evidenciar lacunas que os grupos apresentam, principalmente em relação a pouca proximidade com cursos de outros níveis nas instituições e o limitado apoio institucional dado para o seu funcionamento. Apesar disto, o Programa tem estimulado o protagonismo e a autonomia dos estudantes, contribuindo de modo muito satisfatório para o ingresso e vivência dos discentes no mundo do trabalho.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.