Tutorial Education Program in the Federal Institutes

a study on the profile and performance of PET groups

Authors

  • Willian Axl Espindola Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS, Campus Porto Alegre/RS – Brasil
  • Laíse da Silva Durante Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS, Campus Porto Alegre/RS - Brasil
  • Aline Farias de Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS, Campus Porto Alegre/RS - Brasil
  • Celson Roberto Canto Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS, Campus Porto Alegre/RS - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V22.2023.788-806.3297

Keywords:

student formation, autonomy, teaching

Abstract

The Federal Institutes (FI) in Brazil are institutions of higher, basic and professional education, operating in the five regions of the country. There are 36 groups connected to some of these units working on the Tutorial Education Program (TEP), which aims to provide students with the development of the ability to perform extracurricular activities, focusing on the principle of inseparability between teaching, research and extension. Despite its longevity in other higher education institutions, little is known about the profile of TEP groups in FI. Thus, the aim of this study is to investigate the specificities of active groups in these institutions, outlining their profile and their performance. This is a quantitative, qualitative and exploratory study, which methodology consisted of collecting data through an online questionnaire sent to the selected groups. The results show gaps in the groups, mainly in relation to the lack proximity with courses at other levels in the institutions and the limited institutional support given to their operation. Despite this, the program has been stimulating the students protagonism and autonomy, contributing in a very satisfactory way for their introduction in the world of work.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Willian Axl Espindola, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS, Campus Porto Alegre/RS – Brasil

Graduado no Curso Superior de Licenciatura em Ciências da Natureza: Biologia e Química e estudante no Curso Técnico em Química no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS - Campus de Porto Alegre), participou no Grupo PET Conexões - Gestão Ambiental, fui representante discente da Comissão de Avaliação e Gestão de Projetos de Pesquisa e Inovação (CAGPPI), é representante discente dos Colegiados no Técnico em Química. Foi membro discente do Comitê Local de Acompanhamento e Avaliação do Programa de Educação Tutorial (CLAA - PET) do IFRS e foi representante discente do Colegiado na Licenciatura em Ciências da Natureza.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2138471949760502

Laíse da Silva Durante, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS, Campus Porto Alegre/RS - Brasil

Bacharel em Ciências Biológicas (PUCRS), Mestre em Biologia Celular e do Desenvolvimento (UFSC). Graduação em andamento em Licenciatura em Ciências da Natureza: Biologia e Química (IFRS Campus Porto Alegre) e Especialização em andamento em Educação: Integração de Saberes (IFRS Campus Canoas). Atualmente faz parte da Residência Pedagógica, e é Editora de Comunicação na Revista Scientia Prima. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (IFRS), do Programa de Educação Tutorial - Conexões Gestão Ambiental (IFRS), monitora no Clube de Ciências do Colégio Farroupilha e no projeto Mergulho na Ciência da USP. Foi selecionada para participar da 3° edição do Mulheres na Ciência e Inovação realizado pelo Museu do Amanhã e o British Council, com patrocínio da SHELL.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7618063740375571

Aline Farias de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS, Campus Porto Alegre/RS - Brasil

Meu nome é Aline Farias de Oliveira, tenho 24 anos e sou estudante do Instituto Federal do Rio Grande do Sul do campus de Porto Alegre, estou cursando o curso de Licenciatura em Ciências da Natureza. Conclui o meu ciclo como Bolsista do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) , participei como bolsista desde Março de 2015 á julho de 2017. Onde Apresentei trabalhos em eventos: na 17ª Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão IFRS Campus Porto Alegre no ano de 2016 18ª Mostra de Pesquisa , Ensino e Extensão do IFRS Campus Porto Alegre no ano de 2017 3ª SEMEPT ( Seminário de Educação Profissional e Tecnológica) no ano de 2016 VII Mostra Científica / Mulheres na Ciência - IFRS Campus Restinga no ano de 2017. Bolsista no PIBID nas escolas: Júlio de Castilhos e EEEF Estado do Rio Grande do Sul. Em agosto e dezembro de 2015 eu fui Bolsista do PET ( Programa de Educação Tutorial ).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0412266295502266

Celson Roberto Canto Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS, Campus Porto Alegre/RS - Brasil

Possui graduação em Biologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1994), mestrado em Ecologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999) e doutorado em Biologia Animal pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). É professor da Área de Ciências Ambientais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Porto Alegre. Tem experiência na área da Conservação da Biodiversidade, atuando nos seguintes temas: gestão do uso público em unidades de conservação, monitoramento de impactos ambientais e educação ambiental.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0403780115544325

Published

2023-12-21

How to Cite

ESPINDOLA, W. A.; DURANTE, L. da S.; OLIVEIRA, A. F. de; SILVA, C. R. C. Tutorial Education Program in the Federal Institutes: a study on the profile and performance of PET groups. Revista Thema, Pelotas, v. 22, n. 3, p. 788–806, 2023. DOI: 10.15536/thema.V22.2023.788-806.3297. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3297. Acesso em: 22 nov. 2024.

Issue

Section

Ciências Humanas

Similar Articles

You may also start an advanced similarity search for this article.