A Educação a Distância na Rede Federal e sua implementação no Instituto Federal Goiano
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V22.2023.185-196.2040Palavras-chave:
Educação a Distância, Rede Federal, políticas públicas, Instituto Federal GoianoResumo
No processo de implantação da Educação a Distância (EaD) no Instituto Federal Goiano (IF Goiano), algumas iniciativas têm se mostrado relevantes, por exemplo, a adesão a determinadas políticas de governo, tais como à Universidade Aberta do Brasil (UAB) e à Rede e-Tec Brasil, e à implementação de 20% da carga horária dos cursos presenciais técnicos integrados ao Ensino Médio e Superior na modalidade a distância. Essas ações configuram-se como estratégias não apenas para garantir o êxito dos alunos, mas também como meio para coibir a evasão. Para compreender as iniciativas do IF Goiano, o artigo traça um breve histórico da EaD no país e das políticas públicas para a modalidade destinadas à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Para o processo investigativo, foi feita uma pesquisa bibliográfica e documental que privilegiou as legislações em vigor ou já revogadas e outros documentos, além de autores de referência. Nesse processo foram constatados muitos avanços, mas também alguns problemas na implantação da EaD no IF Goiano, sobretudo em decorrência da maneira como as políticas são definidas pelo governo, o que tem levado a instituição a focar em ações próprias.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.