Distance Education in the Federal Network and its Implementation at the Goiano Federal Institute

Authors

  • Joseany Rodrigues Cruz Instituto Federal Goiano - IF Goiano, Goiânia/GO - Brasil
  • Daniela da Costa Britto Pereira Lima Instituto Federal Goiano - IF Goiano, Goiânia/GO - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V22.2023.185-196.2040

Keywords:

distance education, federal network, public policy, Goiano Federal Institute

Abstract

In the process of implementing Distance Education (EaD) at the Goiano Federal Institute (IF Goiano), some initiatives have been shown to be relevant, as for example, adherence to certain government policies, such as the Open University of Brazil (UAB) and the e-Tec Brazil Network (Rede e-Tec Brasil), and the implementation of 20% of in-person classes at technical courses integrated to high school and at Higher Education in the distance learning modality. These actions are characterized as strategies not only to ensure the students’ success, but also as a means to curb dropout. In order to understand the initiatives of the IF Goiano, the article outlines a brief history of distance education in the country and describes public policies for the modality aimed at the Federal Network of Professional, Scientific and Technological Education. For the investigative process, a bibliographic and documental research was carried out emphasizing either current or revoked legislation and other documents, in addition to reference authors. In the process, many advances were observed, but also some problems were identified in the implementation of distance education at IF Goiano, mainly due to the way in which policies are defined by the government, which has led the institution to focus on its own actions.

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Author Biographies

Joseany Rodrigues Cruz, Instituto Federal Goiano - IF Goiano, Goiânia/GO - Brasil

É doutora em Educação pela Universidade Federal de Goiás. Possui mestrado em Linguística e Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e licenciatura em Letras e graduação em Jornalismo pela mesma universidade. É professora efetiva no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal Goiano, membro da Rede de Pesquisa UniRede sobre qualidade e regulamentação no contexto da educação aberta, flexível ou a distância no Brasil e América Latina, membro do Grupo de Estudos em Tecnologias e Educação a Distância (GEaD/UFG/DGP-CNPq) e membro do Grupo de Trabalho de Institucionalização da EAD (FDE/Conif). Tem vasta experiência em Educação a Distância, atuando, desde 2014, no planejamento, criação, produção e validação de conteúdos educacionais voltados à Educação a Distância em diversas instituições de ensino. Já atuou na PUC Minas como produtora, repórter, apresentadora, editora, chefe de redação e editora-chefe na TV universitária. Na Universidade, foi também coordenadora de estágio de alunos dos cursos de jornalismo e letras, coordenadora de projetos de extensão para jovens carentes premiados pelo Festival de Cinema de Gramado e de vídeos educacionais. Foi também responsável por reportagens produzidas por estudantes para o Canal Futura da Rede Globo.

Daniela da Costa Britto Pereira Lima, Instituto Federal Goiano - IF Goiano, Goiânia/GO - Brasil

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás (1995), especialização em Avaliação Educacional pela Universidade Católica de Goiás (2001), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2005)/Bolsa PAPED-MEC, doutorado em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013)/Bolsa Fapeg-Goiás e Pós-Doutorado em Educação pela UFMT (2019)/Bolsa Capes/Fapeg. Professora Associada da Universidade Federal de Goiás no Curso de Pedagogia e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFG (2022-atual). Editora Chefe da Revista Em Rede. Membro do conselho editorial da Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - RBPAE, membro do Conselho Editorial da Revista Revelli (UEG), da Revista Exitus (UFOPA) e da Revista Série-Estudos da UCDB. Líder do Grupo de Pesquisa em Tecnologias e Educação a Distância (GEaD/UFG/DGP-CNPq). Foi consultora e elaboradora de dois Produtos Técnicos para o Conselho Nacional de Educação (CNE) e UNESCO sobre as Políticas Públicas de Educação Superior a Distância no Brasil, entre 2002 e 2012, seu processo de expansão, regulamentação, regulação e avaliação, incluindo análises da modalidade na Formação de Professores a distância e a respeito de possíveis indicadores de qualidade para seu desenvolvimento no país (2014). Coordenou a rede de pesquisa EaD Centro_oeste CNPq (2015-2019) e hoje coordena a Rede de Pesquisa EaD - Internacional Com apoio da Unirede (2019-2024). Foi vice-coordenadora (2019-2022) e hoje atual coordenadora da regional Centro-Oeste do GT-16 (Educação e Comunicação) da Anped (2023 - atual). Trabalhou no processo de implementação da UAB na UFG, como bolsista UAB no CIAR, nas seguintes frentes de trabalho: elaboração de material didático; designer pedagógico e instrucional; elaboração de cursos e materiais; tutoria, orientação acadêmica, coordenação de disciplina; e coordenadora do curso de Formação de Autores para EaD. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Políticas Públicas e Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas, educação a distância, tecnologias e formação de professores para a educação infantil e para a educação superior.

Published

2023-04-19

How to Cite

CRUZ, J. R.; LIMA, D. da C. B. P. Distance Education in the Federal Network and its Implementation at the Goiano Federal Institute. Revista Thema, Pelotas, v. 22, n. 1, p. 185–196, 2023. DOI: 10.15536/thema.V22.2023.185-196.2040. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/2040. Acesso em: 22 jul. 2024.

Issue

Section

Ciências Humanas