Abordagem Design Thinking no contexto educacional
estado do conhecimento na perspectiva da inclusão e acessibilidade de recursos educacionais
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V23.2024.390-404.3484Palavras-chave:
Design Thinking, Acessibilidade, Recursos educacionais, Inclusão, Estado do ConhecimentoResumo
A perspectiva da educação inclusiva, amparada por dispositivos legais, assegura que todos os estudantes, independentemente de qualquer condição, devem ser acolhidos e matriculados em instituições regulares de ensino, as quais devem se adaptar para atender às suas necessidades educacionais específicas (NEE). Diante disso, a acessibilidade de recursos educacionais torna-se aspecto fundamental nos processos de ensino e de aprendizagem. Para atender esta demanda, a abordagem Design Thinking (DT) surge como uma perspectiva que pode amparar o desenvolvimento de recursos educacionais que viabilizem a inclusão. Sendo assim, este estudo, de abordagem qualitativa e caráter exploratório, teve o objetivo de realizar uma revisão do estado do conhecimento a fim de mapear as produções científicas sobre a abordagem Design Thinking inserida em contextos de acessibilidade e inclusão. Para isso, foram elencadas cinco questões norteadoras que balizaram a construção de discussões atualizadas sobre a temática. Os resultados apontaram que o Design Thinking se apresenta como uma proposição emergente a ser explorada e pesquisada do ponto de vista da acessibilidade de recursos educacionais inclusivos.
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