Do Insular ao Peninsular

processos educativos mediados pelas tecnologias da informação e comunicação, à luz do pensamento complexo

Autores

  • Igor Radtke Bederode Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul, Pelotas/RS - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V22.2023.530-552.3204

Resumo

Este artigo é recorte de uma tese de Doutorado cuja indagação principal foi: “Como utilizar as tecnologias da informação e comunicação, à luz do pensamento complexo, na produção de práticas de ensino que potencializem a aprendizagem dos alunos da educação profissional e tecnológica, e, quais as reverberações oriundas deste movimento no conhecimento e no fazer docente?”. O estudo realizado trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de objetivo exploratório, apoiada, em termos de procedimentos técnicos, por uma pesquisa-ação, com fundamento no pensamento complexo. Através de uma racionalidade aberta e complexa, foi possível delinear, com base no pensamento complexo, elementos teórico-metodológicos para produção de práticas de ensino mediadas pelas tecnologias da informação e comunicação (TIC), como forma de potencializar a aprendizagem dos alunos, e, numa lógica recursiva, própria do pensamento complexo, promover a análise das reverberações oriundas deste processo de pensar e concretizar práticas de ensino mediadas pelas TIC no conhecimento e no fazer docente, uma vez que os movimentos da pesquisa-ação realizada viabilizaram uma verdadeira formação docente entre pares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Igor Radtke Bederode, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul, Pelotas/RS - Brasil

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas (2021), Mestre em Educação e Tecnologia pelo Programa de Mestrado Profissional em Educação e Tecnologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (2016), Especialista em Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho pelo Centro Universitário de Araras Dr. Edmundo Ulson (2012), Graduado em Tecnologia em Automação Industrial pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas (2005), em Direito pela Universidade Federal de Pelotas (2008) e em Formação Pedagógica para Graduados Não Licenciados pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (2022), Técnico em Eletromecânica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas (2001). Atua como professor de Ensino Básico Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense. Desde 2022, atua como docente no PPGEDU - IFSUL - Campus Pelotas. É um dos líderes do Grupo TEDCOM - Tecnologias Educacionais na Conectividade e Mobilidade do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense - IFSUL.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2655869001469463

Downloads

Publicado

2023-09-05

Como Citar

BEDERODE, I. R. Do Insular ao Peninsular: processos educativos mediados pelas tecnologias da informação e comunicação, à luz do pensamento complexo. Revista Thema, Pelotas, v. 22, n. 2, p. 530–552, 2023. DOI: 10.15536/thema.V22.2023.530-552.3204. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3204. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas