Design Thinking in the educational context

state of knowledge from the perspective of inclusion and accessibility of educational resources

Authors

  • Lisiane Corrêa Gomes Silveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul, Campus Pelotas/RS - Brasil
  • Igor Radtke Bederode Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul, Campus Pelotas/RS - Brasil
  • Luis Otoni Meireles Ribeiro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul, Campus Pelotas/RS - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V23.2024.390-404.3484

Keywords:

Design Thinking, Accessibility, Educational resources, Inclusion, State of Knowledge

Abstract

The perspective of inclusive education, supported by legal provisions, ensures that all students, regardless of any condition, must be welcomed and enrolled in regular educational institutions, which must adapt to meet their specific educational needs. Therefore, educational resource accessibility becomes a fundamental aspect of teaching and learning processes. To meet this demand, the Design Thinking (DT) approach emerges as a possible perspective to support the development of educational resources that enable inclusion. Thus, this study comprises a qualitative approach and exploratory nature, aiming to review the state of knowledge to map scientific productions on the Design Thinking approach within contexts of accessibility and inclusion. Five guiding questions supported and guided the construction of updated discussions on this topic. The results showed that Design Thinking presents itself as an emerging proposition to be explored and researched from the point of view of the accessibility of inclusive educational resources.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Lisiane Corrêa Gomes Silveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul, Campus Pelotas/RS - Brasil

Doutoranda em Educação e Tecnologia pelo Programa de Pós-graduação do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) - Câmpus Pelotas. Mestre em Educação e Tecnologia pelo Instituto Federal Sul-rio-grandense - IFSul. Membro do Grupo de Pesquisa - TEDCOM - Tecnologias Educacionais na Conectividade e Mobilidade. Especialista em Gráfica Digital pela UFPel (2012), possui graduação em Artes Visuais - modalidade Licenciatura pela mesma universidade (2008). Possui curso técnico em Programação Visual (2008) pelo IFSul. Trabalhou junto a Universidade Aberta do Brasil situada no Instituto Federal Sul-rio-grandense, atuando na criação e desenvolvimento de materiais didáticos para educação a distância. Pertenceu a Coordenadoria de Produção e Tecnologia Educacional (CPTE) do IFSul, desempenhando a função de gestora da Equipe de Design, sendo responsável pela supervisão e execução de materiais didáticos para educação a distância de programas da Universidade Aberta do Brasil e da Rede e-Tec Brasil. Atualmente é Programadora Visual do quadro efetivo do Instituto Federal Sul-rio-grandense, lotada na Coordenadoria de Comunicação Social do Gabinete do Reitor.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2684189521658737

Igor Radtke Bederode, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul, Campus Pelotas/RS - Brasil

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas (2021), Mestre em Educação e Tecnologia pelo Programa de Mestrado Profissional em Educação e Tecnologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (2016), Especialista em Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho pelo Centro Universitário de Araras Dr. Edmundo Ulson (2012), Graduado em Tecnologia em Automação Industrial pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas (2005), em Direito pela Universidade Federal de Pelotas (2008) e em Formação Pedagógica para Graduados Não Licenciados pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (2022), Técnico em Eletromecânica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas (2001). Atua como professor de Ensino Básico Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense. Desde 2022, atua como docente no PPGEDU - IFSUL - Campus Pelotas. É um dos líderes do Grupo TEDCOM - Tecnologias Educacionais na Conectividade e Mobilidade do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense - IFSUL.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2655869001469463

Luis Otoni Meireles Ribeiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul, Campus Pelotas/RS - Brasil

Pós-doutor em Educação (UFSC), Doutor em Informática na Educação (UFRGS), Mestre em Tecnologia (UTFPR), Especialista em Educação Continuada e a Distância (UNB), Especialista em Controle de Processos (CEFET-MG). Profissional que atua na Educação Profissional de nível técnico e tecnológico desde 1988 no IFSul - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (antigo CEFET-RS). Chefiou e implantou o Departamento de Educação a Distância do IFSul. Integrou a equipe que auxiliou a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológia SETEC/MEC na elaboração do catálogo nacional de Cursos Superiores de Tecnologia e do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos. Implantou e coordenou o Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes para a Educação Profissional no CEFET-RS. Participou da implantação do Núcleo de Educação a Distância do CEFET-RS, tendo atuado em diversas ações de capacitação de docentes pra EAD junto a UNIREDE, ADIFERS, MEC/SETEC. Professor do Programa de Pós-graduação em Educação PPGEDU/IFSul (Doutorado e Mestrado). É líder do Grupo de Pesquisa - TEDCOM - Tecnologias Educacionais na Conectividade e Mobilidade.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5778704270592010

Published

2024-06-19

How to Cite

SILVEIRA, L. C. G.; BEDERODE, I. R.; RIBEIRO, L. O. M. Design Thinking in the educational context: state of knowledge from the perspective of inclusion and accessibility of educational resources. Revista Thema, Pelotas, v. 23, n. 2, p. 390–404, 2024. DOI: 10.15536/thema.V23.2024.390-404.3484. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3484. Acesso em: 22 nov. 2024.

Issue

Section

Ciências Humanas

Most read articles by the same author(s)