Educação Física Escolar e a efetivação da Base Nacional Comum Curricular
a perspectiva dos professores
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V22.2023.692-711.2175Palavras-chave:
disciplina educativa, elaboração curricular, ensino de Educação Física, BNCCResumo
Com o objetivo de compreender o movimento realizado, os enfrentamentos promovidos e as soluções encaminhadas pelos professores de Educação Física (EF) no desenvolvimento curricular da disciplina, tomando como base a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), foi desenvolvida uma pesquisa-ação da qual participaram quatro professores que atuam em escolas públicas. Os dados foram produzidos mediante questionário, diário de campo e entrevista, e analisados com base na análise textual discursiva. Os resultados mostram que os planejamentos e as avaliações poderiam ser mais bem organizados, alinhando as propostas docentes, pois a BNCC não determina a ordem de estudo dos conteúdos, tampouco explicita como deve ocorrer a avaliação; falta acompanhamento da coordenação pedagógica das escolas; há fragilidade na compreensão e diferentes interpretações acerca da responsabilidade da EF; e há hegemonia dos esportes como conteúdo da EF, fator relacionado ao aspecto cultural/motivacional dos estudantes. Conclui-se que, com base em estudos e debates coletivos, se torna possível aprofundar a compreensão da BNCC e, por meio do estabelecimento de uma relação crítica, aperfeiçoar seus propósitos práticos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.


