Physical Education in School and the enforcement of the National Common Curricular Base

eachers' perspective

Authors

  • Marciane Franck Prefeitura Municipal de Santa Rosa/RS – Brasil
  • Paulo Evaldo Fensterseifer Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – Unijuí. Ijuí, RS, Brasil.
  • Ivan Carlos Bagnara Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS - Campus Erechim

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V22.2023.692-711.2175

Keywords:

educational discipline, curriculum development, Physical Education teaching, NBCC

Abstract

This study aims to analyze the movements, confrontations, and solutions aimed at Physical Education (PE) teachers in the subject curricular development, supported by the assumptions of the National Base Common Curricular (NBCC). Therefore, four teachers who work in a public school participated in an action-research, which the following instruments: a questionnaire, field diary, and interview. Data analysis was based on the discursive textual analysis method. The results indicate that the plans and the assessments could have a better organization, aligning teaching proposals, because the NBCC does not determine the order of the studied content, nor explicitly how the assessments should occur; lack of monitoring of the pedagogical coordinating of the school; there is fragility in understanding and different interpretations about the responsibility of PE; and, the hegemon of the sports as content in PE, which is a factor related to the cultural/motivational aspects of the students. The research that through continuous study and collective discussions, it is possible to deepen understanding of the NBCCs, and, establish a critical relationship, to improve its practical purposes.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Marciane Franck, Prefeitura Municipal de Santa Rosa/RS – Brasil

Possui graduação em Educação Física pela Universidade de Cruz Alta (2009). Pós-graduada em Metodologia do Ensino da Educação Física pela Faculdade Facinter (Uninter) EAD em 2012, Pós-graduada em Gestão de Organização Pública em Saúde EAD pela UFSM (2014), Pós-graduada em Gestão Educacional EAD pela UFSM (2016), Mestrado em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ) em 2020, atualmente aluna ingressante do programa de doutorado em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em Setembro de 2022. Trabalhou como estagiária na Secretaria de Esporte e Lazer em Santa Rosa RS e também trabalhou no Programa Segundo Tempo do Ministério do Esporte. Atualmente atua na condição de professora supervisora do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Unijuí. Atualmente está trabalhando 40h na rede municipal de ensino do Município de Santa Rosa/RS atuando com aulas, projetos, reuniões e grupos de estudo, visando principalmente os seguintes temas: professor, aluno, escola, educação física. prática pedagógica e sociedade. Atuando em uma Escola da área Rural e outra da área Urbana.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9500239991362202

 

Paulo Evaldo Fensterseifer, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – Unijuí. Ijuí, RS, Brasil.

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (1985), graduação em Filosofia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ (1989), Especialização em Filosofia Politica (1990-UNIJUÌ) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp (1999). Professor do Programa de Pós Graduação em Educação nas Ciências (Mestrado e Doutorado), UNIJUÍ. Professor do Mestrado Profissional em Educação Física (PROEF). Desenvolve pesquisa na área da Educação e Educação Física com ênfase na relação Educação, escola republicana, linguagem, politica e corpo. Membro da Rede de pesquisa interinstitucional que estuda as situações de abandono docente na área da Educação Física.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0895374096983586 

Ivan Carlos Bagnara, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS - Campus Erechim

Doutor em Educação nas Ciências; Mestre em Educação; Especialista em Ciência do Movimento Humano; Graduado em Educação Física; Graduado em Pedagogia (Segunda Licenciatura). Estágio de pós-doutoramento em Educação nas Ciências. Professor EBTT (Dedicação Exclusiva) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS - Campus Erechim. Professor permanente do Programa de Pós-graduação Profissional em Educação - Mestrado Profissional - da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS - Campus Erechim. Membro do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) atuando principalmente no GTT Formação Profissional e Mundo do Trabalho e no GTT Escola. Membro da REIIPEFE - Rede Internacional de Investigação Pedagógica em Educação Física Escolar. Integrante do grupo de pesquisa Paidotribas - Educação, Corpo e Cultura. Membro do grupo de estudos e pesquisas em Educação Física dos/nos Institutos Federais (GEPEFIF). Tem experiência na área de Educação Física Escolar e Educação, com ênfase nos temas ligados aos Desafios Políticos, Curriculares e Didáticos da Educação e da Educação Física, Formação de Professores e Docência na Educação Básica e na Educação Profissional e Tecnológica.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5940122108426330

Published

2023-11-23

How to Cite

FRANCK, M.; FENSTERSEIFER, P. E.; BAGNARA, I. C. Physical Education in School and the enforcement of the National Common Curricular Base: eachers’ perspective. Revista Thema, Pelotas, v. 22, n. 3, p. 692–711, 2023. DOI: 10.15536/thema.V22.2023.692-711.2175. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/2175. Acesso em: 22 nov. 2024.

Issue

Section

Ciências Humanas