Evasão na Educação Profissional e Tecnológica

motivações de estudantes evadidos ingressantes no semestre inicial da Pandemia no Curso Técnico em Edificações, forma subsequente, do Câmpus Pelotas do Instituto Federal Sul-rio-grandense

Autores

  • Jair Jonko Araujo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul, Pelotas/RS - Brasil
  • Zaira Peres Corrêa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul, Pelotas/RS - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V22.2023.512-529.3255

Palavras-chave:

evasão, Educação Profissional e Tecnológica, curso subsequente

Resumo

O artigo apresenta resultados de pesquisa que objetivaram identificar as motivações que levaram os estudantes que ingressaram no semestre anterior à pandemia, no curso de Técnicos de Edificações, forma subsequente, do Câmpus Pelotas do Instituto Federal Sul-rio-grandense, a evadirem. A evasão é assumida como um fato complexo, que compreende um conjunto de fatores institucionais e individuais e, considerando esses fatores, um questionário foi aplicado por meio de contato telefônico a estudantes evadidos do referido curso. Responderam à pesquisa nove estudantes de uma população alvo de dezoito sujeitos. Evidenciou-se que a necessidade de trabalhar, a falta de flexibilidade nos horários para cursar as matérias, a escola ser distante da casa e/ou do trabalho, a mudança de bairro ou cidade, a possibilidade de fazer um curso superior, o não considerar o curso atrativo e/ou o não ter interesse e afinidade ou gosto pela área/profissão foram as principais motivações para evasão. A pesquisa não evidencia efeitos diretos da pandemia como motivação para a evasão, todavia, alterações do processo educacional podem ter afetado a percepção dos estudantes sobre seu processo de evasão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jair Jonko Araujo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul, Pelotas/RS - Brasil

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pelotas, na linha de pesquisa currículo, profissionalização e trabalho docente. Mestre em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Bacharel em Informática pela Universidade Federal de Pelotas (2001). Licenciado no Curso Superior de Formação de Professores de Disciplinas Especializadas no Ensino de 2º Grau pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1991). Exerce cargo de professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul). Como professor do IFSul trabalha principalmente com os temas políticas educacionais, currículo, formação de professores e automação industrial. Áreas de interesse políticas educacionais, currículo, trabalho docente e formação de professores, em especial da educação profissional e tecnológica.

Zaira Peres Corrêa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul, Pelotas/RS - Brasil

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Católica de Pelotas(1997). Tem experiência na área de Engenharia Civil.

Downloads

Publicado

2023-08-31

Como Citar

ARAUJO, J. J.; CORRÊA, Z. P. Evasão na Educação Profissional e Tecnológica: motivações de estudantes evadidos ingressantes no semestre inicial da Pandemia no Curso Técnico em Edificações, forma subsequente, do Câmpus Pelotas do Instituto Federal Sul-rio-grandense. Revista Thema, Pelotas, v. 22, n. 2, p. 512–529, 2023. DOI: 10.15536/thema.V22.2023.512-529.3255. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3255. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas