Inclusão na Educação Profissional e Tecnológica
as experiências de um estudante surdo no curso Técnico em Mecânica
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V22.2023.463-484.3311Palavras-chave:
inclusão, educação de surdos, Ensino Profissional e Tecnológico, pesquisa narrativaResumo
Apesar do crescente avanço verificado nos últimos anos, poucas são as pesquisas sobre inclusão escolar realizadas a partir das narrativas dos sujeitos. Nessa perspectiva, o presente artigo, baseado em um trabalho de conclusão de curso de uma Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados, apresenta uma investigação com um estudante surdo de um curso técnico subsequente em Mecânica, em uma instituição federal de ensino. Utilizando a pesquisa narrativa, buscou-se analisar as experiências deste estudante, com o propósito de identificar e discutir aspectos positivos e eventuais lacunas na política de inclusão adotada no curso e na instituição. As narrativas foram compiladas em três grandes grupos: ensino remoto, metodologias/avaliações e instituição de ensino. A análise destas narrativas evidenciou que, embora existam alguns pontos de atenção a serem considerados, o estudante possui um sentimento de pertencimento à instituição, reconhecendo os esforços realizados para materializar o processo de inclusão.
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