Inclusão na Educação Profissional e Tecnológica

as experiências de um estudante surdo no curso Técnico em Mecânica

Autores

  • Vinícius Spanhol Bordignon Pontifícia Universidade Católica - PUCRS, Porto Alegre/RS - Brasil
  • Leonardo Cardozo Vieira Escola de Ensino Fundamental Castro Alves, Pelotas/RS – Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V22.2023.463-484.3311

Palavras-chave:

inclusão, educação de surdos, Ensino Profissional e Tecnológico, pesquisa narrativa

Resumo

Apesar do crescente avanço verificado nos últimos anos, poucas são as pesquisas sobre inclusão escolar realizadas a partir das narrativas dos sujeitos. Nessa perspectiva, o presente artigo, baseado em um trabalho de conclusão de curso de uma Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados, apresenta uma investigação com um estudante surdo de um curso técnico subsequente em Mecânica, em uma instituição federal de ensino. Utilizando a pesquisa narrativa, buscou-se analisar as experiências deste estudante, com o propósito de identificar e discutir aspectos positivos e eventuais lacunas na política de inclusão adotada no curso e na instituição. As narrativas foram compiladas em três grandes grupos: ensino remoto, metodologias/avaliações e instituição de ensino. A análise destas narrativas evidenciou que, embora existam alguns pontos de atenção a serem considerados, o estudante possui um sentimento de pertencimento à instituição, reconhecendo os esforços realizados para materializar o processo de inclusão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vinícius Spanhol Bordignon, Pontifícia Universidade Católica - PUCRS, Porto Alegre/RS - Brasil

Bacharel em Engenharia Mecânica pela Universidade de Passo Fundo (UPF - 2016), Mestre em Processos de Fabricação pelo Programa de Pós Graduação em Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PROMEC/UFRGS - 2019) e Graduado em Licenciatura em Educação Profissional e Tecnológica - Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSUL - 2022). Possui conhecimento em: Orçamentação de Obras Públicas; Sistemas de Climatização, Ventilação e Exaustão; Elevadores e Plataformas Elevatórias; Pesquisa e Desenvolvimento; Inovação; Rotas Tecnológicas; Planejamento de Processos; Processos de Fabricação; Linguagem de Programação Visual Basic e Elaboração de Documentação Técnica. Atualmente, é Engenheiro Mecânico da Divisão de Orçamentos e Custos da Secretaria de Obras Públicas do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e Doutorando em Educação em Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências e Matemática da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PPGEDUCEM/PUCRS - 2022).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2614222346403517 

Leonardo Cardozo Vieira, Escola de Ensino Fundamental Castro Alves, Pelotas/RS – Brasil.

Mestre em Ensino pelo Instituto Federal Sul-rio-grandense, é graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas pela UFPEL e em Pedagogia pela UNICESUMAR, Especialista em Psicopedagogia e Supervisão Escolar pela UCAM e em Coordenação Pedagógica pela UFGRS. Tem experiência com a Educação Básica, como professor de Ciências e Biologia e em gestão escolar: direção de escola de Ensino Fundamental, Coordenação Pedagógica da Alfabetização e Letramento, Coordenação Pedagógica dos Anos Finais do Ensino Fundamental e Orientação Educacional (de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio), também como Psicopedagogo Institucional, e com Cursos Preparatórios: Biologia para Pré Enem, e Legislação para Concursos do magistério. Foi Secretário Municipal da Educação de Arroio Grande, foi professor substituto da Universidade Federal de Pelotas, em Estágios Supervisionados dos Cursos de Licenciatura e da Universidade Federal do Pampa nos cursos de Licenciatura e Orientador Educacional da Escola SESI de Ensino Médio de Pelotas. É doutorando em Educação em Ciências na FURG e participante do Grupo de Pesquisa Sexualidade na Escola.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7463264378331591

Downloads

Publicado

2023-08-15

Como Citar

BORDIGNON, V. S.; VIEIRA, L. C. Inclusão na Educação Profissional e Tecnológica: as experiências de um estudante surdo no curso Técnico em Mecânica. Revista Thema, Pelotas, v. 22, n. 2, p. 463–484, 2023. DOI: 10.15536/thema.V22.2023.463-484.3311. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3311. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas