Inclusion in Professional and Technological Education

the experiences of a deaf student in the Technical Course in Mechanics

Authors

  • Vinícius Spanhol Bordignon Pontifícia Universidade Católica - PUCRS, Porto Alegre/RS - Brasil
  • Leonardo Cardozo Vieira Escola de Ensino Fundamental Castro Alves, Pelotas/RS – Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V22.2023.463-484.3311

Keywords:

inclusion, deaf education, Professional and Technological Education, narrative research

Abstract

Despite the increasing progress seen in recent years, few studies on school inclusion have been carried out, based on the subjects' narratives. In this perspective, this article, based on a final paper of a Pedagogical Formation Course for Non-Licensed Undergraduates, presents an investigation with a deaf student of a subsequent technical course in Mechanics, in a federal educational institution. Using narrative research, this student’s experiences were analyzed, with the purpose of identifying and discussing positive aspects and eventual gaps in the inclusion policy adopted by the course and by the institution. The narratives were compiled into three major groups: remote teaching, methodologies/evaluations, and educational institution. The analysis of these narratives showed that, although there are some points of attention to be considered, the student shows a sense of institutional belonging , recognizing the efforts made to materialize the inclusion process.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Vinícius Spanhol Bordignon, Pontifícia Universidade Católica - PUCRS, Porto Alegre/RS - Brasil

Bacharel em Engenharia Mecânica pela Universidade de Passo Fundo (UPF - 2016), Mestre em Processos de Fabricação pelo Programa de Pós Graduação em Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PROMEC/UFRGS - 2019) e Graduado em Licenciatura em Educação Profissional e Tecnológica - Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSUL - 2022). Possui conhecimento em: Orçamentação de Obras Públicas; Sistemas de Climatização, Ventilação e Exaustão; Elevadores e Plataformas Elevatórias; Pesquisa e Desenvolvimento; Inovação; Rotas Tecnológicas; Planejamento de Processos; Processos de Fabricação; Linguagem de Programação Visual Basic e Elaboração de Documentação Técnica. Atualmente, é Engenheiro Mecânico da Divisão de Orçamentos e Custos da Secretaria de Obras Públicas do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e Doutorando em Educação em Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências e Matemática da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PPGEDUCEM/PUCRS - 2022).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2614222346403517 

Leonardo Cardozo Vieira, Escola de Ensino Fundamental Castro Alves, Pelotas/RS – Brasil.

Mestre em Ensino pelo Instituto Federal Sul-rio-grandense, é graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas pela UFPEL e em Pedagogia pela UNICESUMAR, Especialista em Psicopedagogia e Supervisão Escolar pela UCAM e em Coordenação Pedagógica pela UFGRS. Tem experiência com a Educação Básica, como professor de Ciências e Biologia e em gestão escolar: direção de escola de Ensino Fundamental, Coordenação Pedagógica da Alfabetização e Letramento, Coordenação Pedagógica dos Anos Finais do Ensino Fundamental e Orientação Educacional (de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio), também como Psicopedagogo Institucional, e com Cursos Preparatórios: Biologia para Pré Enem, e Legislação para Concursos do magistério. Foi Secretário Municipal da Educação de Arroio Grande, foi professor substituto da Universidade Federal de Pelotas, em Estágios Supervisionados dos Cursos de Licenciatura e da Universidade Federal do Pampa nos cursos de Licenciatura e Orientador Educacional da Escola SESI de Ensino Médio de Pelotas. É doutorando em Educação em Ciências na FURG e participante do Grupo de Pesquisa Sexualidade na Escola.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7463264378331591

Published

2023-08-15

How to Cite

BORDIGNON, V. S.; VIEIRA, L. C. Inclusion in Professional and Technological Education: the experiences of a deaf student in the Technical Course in Mechanics. Revista Thema, Pelotas, v. 22, n. 2, p. 463–484, 2023. DOI: 10.15536/thema.V22.2023.463-484.3311. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3311. Acesso em: 22 nov. 2024.

Issue

Section

Ciências Humanas