Progressão parcial na modalidade semipresencial como possibilidade de minimizar os índices de evasão e reprovação no IFSul

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.9.2025.4193

Palavras-chave:

Recuperação Paralela, Recuperação Parcial, Ensino Semipresencial, Plano de Intervenção Pedagógica, Metodologias Ativas

Resumo

A investigação desenvolvida neste trabalho se alinha à busca por informações que contribuam para um delineamento consistente do processo de oferecimento da Progressão Parcial (PP), concebida como alternativa relevante para minimizar os elevados índices de evasão e reprovação no Instituto Federal Sul-rio-grandense – Câmpus Pelotas. O estudo apresenta uma descrição do funcionamento atual da PP, destacando suas fragilidades e potencialidades. Com base na legislação educacional vigente e na análise das práticas docentes, propõe-se uma ressignificação da PP, orientada à promoção de aprendizagens que viabilizem a recuperação dos conhecimentos ainda não consolidados pelos estudantes. O estudo busca, ainda, oferecer subsídios para a regulamentação da Progressão Parcial, com foco na introdução de práticas pedagógicas pautadas em metodologias ativas, integradas à Modalidade Semipresencial e à customização da Plataforma AVA-Institucional. De forma complementar, o estudo contempla a Recuperação Paralela (RP), entendida como prática de suporte preventivo, capaz de reduzir o número de estudantes em reavaliação, em Progressão Parcial, em situação de reprovação ou em evasão. O produto final resultante deste trabalho consiste na elaboração de um guia de referência como produto educacional, o qual oferece diretrizes para a implementação da Progressão Parcial e da Recuperação Paralela no contexto do IFSul – Câmpus Pelotas. Essa proposta contempla estratégias pedagógicas ajustadas à realidade do ensino semipresencial, por meio da utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) institucional e de tecnologias educacionais, com o objetivo de qualificar a formação docente, otimizar os processos de ensino-aprendizagem na Educação Básica e contribuir para a permanência e o êxito acadêmico dos estudantes.

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Biografia do Autor

João Francisco de Castro Collares, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia Sul-rio-Grandense - IFSul

Mestre em Ciências e Tecnologias na Educação pelo Instituto Federal Sul-rio-grandense – Câmpus Pelotas – Visconde da Graça e Docente do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), Câmpus Pelotas

Fernando Brod, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia Sul-rio-Grandense - IFSul

Doutor em Educação em Ciências e Professor permanente do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Tecnologias na Educação (PPGCITED) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, Câmpus Pelotas - Visconde da Graça (IFSul/CaVG)

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Publicado

2025-08-07

Como Citar

Collares, J. F. de C., & Brod, F. (2025). Progressão parcial na modalidade semipresencial como possibilidade de minimizar os índices de evasão e reprovação no IFSul. Revista Educar Mais, 9, 1–12. https://doi.org/10.15536/reducarmais.9.2025.4193

Edição

Seção

Experiências Pedagógicas/Produtos Educacionais