Sequência Didática para Potencializar Aprendizagens em Controle de Processos: Um Relato de Experiência no Curso Técnico em Automação Industrial
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.9.2025.4190Palavras-chave:
Aprendizagem significativa, Ensino técnico, Simulação computacionalResumo
Este artigo apresenta um relato de experiência sobre a elaboração e aplicação de uma sequência didática voltada ao ensino de Controladores PID na disciplina de Controle de Processos do Curso Técnico em Automação Industrial. A proposta, fundamentada na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel e nas metodologias ativas, utiliza o software SciLab® como ferramenta de simulação para promover aprendizagens significativas. A sequência foi estruturada como uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), explorando situações do cotidiano dos estudantes, como o controle de velocidade de automóveis, para estabelecer conexões com os conceitos técnicos. A análise qualitativa dos dados, coletados por meio de observações, produções dos alunos e questionários, indicou indícios de motivação, engajamento e aprendizagem. Os resultados apontam a eficácia da abordagem no ensino técnico e sugerem o potencial da proposta para ser replicada e aprimorada em outros contextos educacionais.
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