Sequência Didática para Potencializar Aprendizagens em Controle de Processos: Um Relato de Experiência no Curso Técnico em Automação Industrial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.9.2025.4190

Palavras-chave:

Aprendizagem significativa, Ensino técnico, Simulação computacional

Resumo

Este artigo apresenta um relato de experiência sobre a elaboração e aplicação de uma sequência didática voltada ao ensino de Controladores PID na disciplina de Controle de Processos do Curso Técnico em Automação Industrial. A proposta, fundamentada na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel e nas metodologias ativas, utiliza o software SciLab® como ferramenta de simulação para promover aprendizagens significativas. A sequência foi estruturada como uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), explorando situações do cotidiano dos estudantes, como o controle de velocidade de automóveis, para estabelecer conexões com os conceitos técnicos. A análise qualitativa dos dados, coletados por meio de observações, produções dos alunos e questionários, indicou indícios de motivação, engajamento e aprendizagem. Os resultados apontam a eficácia da abordagem no ensino técnico e sugerem o potencial da proposta para ser replicada e aprimorada em outros contextos educacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Prediger, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia Sul-rio-Grandense - IFSul

Graduado em Engenharia Elétrica pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense - campus Pelotas, especialização em Pós-Graduação em Metodologia de Ensino de Matemática pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci, mestre em Ensino de  Ciências e Tecnologias na Educação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - Campus Pelotas Visconde da Graça. É professor do ensino básico técnico e tecnológico do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense campus Camaquã.

Fernando Brod, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia Sul-rio-Grandense - IFSul

Doutor em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Mestre em Educação em Ciências (FURG), Especialista em Planejamento e Administração em Informática pela Universidade Católica de Pelotas - UCPEL, Especialista em Educação a Distância com habilitação em Tecnologias Educacionais pelo Instituto Federal do Paraná - IFPR, Graduado em Tecnologia em Processamento de Dados (UCPEL) com Aperfeiçoamento em Formação Pedagógica de Docentes pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense IFSul. Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no IFSul, lotado no Campus Visconde da Graça - CAVG. Professor e pesquisador na educação profissional a distância. Líder do Grupo de Pesquisa em Tecnologias na Educação. Desenvolve e orienta projetos de pesquisa em aprendizagem ativa e significativa, com ênfase no Ensino Híbrido e Metodologias Ativas apoiadas por tecnologias digitais.

Maria Isabel Moreira, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia Sul-rio-Grandense - IFSul

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Católica de Pelotas (2004), mestrado em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2006) e doutorado em Ciência da Computação pela Universidade do Rio Grande do Sul (2017). Atualmente é professora efetiva de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal Sul-rio-grandense, Campus Pelotas - Visconde de Graça (CAVG).

Referências

AUSUBEL, D. P. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Plátano, 2000.

AUSUBEL, D. P. The psychology of meaningful verbal learning. New York: Grune & Stratton, 1963.

BACICH, L.; MORAN, J. M.; TREVISANI, F. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2017.

BREGANON, E. R. et al. A importância das atividades práticas nos cursos de Engenharia e Tecnologia. Revista Ensino em Re-Vista, v. 28, n. 1, 2021.

CAMPBELL, S. L.; CHANCELIER, J. P.; NICOLET, J. Modeling and simulation in Scilab/Scicos. Springer Science & Business Media, 2006.

IF SUL-RIO-GRANDENSE. Matriz curricular do Curso Técnico em Automação Industrial – Câmpus Camaquã. Camaquã: IFSul, 2015.

MOREIRA, M. A. Aprendizagem significativa: da teoria à prática. 2. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2011.

MOREIRA, M. A. Aprendizagem significativa: um conceito subjacente. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 27, n. 2, p. 525-541, ago. 2010.

MOREIRA, M. A. Teoria da aprendizagem significativa: fundamentos e aplicações. São Paulo: Centauro, 2012.

MORAN, J. M. Metodologias ativas para uma educação inovadora. In: BACICH, L.; MORAN, J. M. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2017.

SALES, P. A. O uso de automóveis no ensino de Física e Matemática. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Tecnologia, v. 4, n. 3, p. 78-95, 2011.

SMETANA, L. K.; BELL, R. L. Computer simulations to support science instruction and learning: A critical review of the literature. International Journal of Science Education, v. 34, n. 9, p. 1337-1370, 2012.

UFRGS. Laboratório de Automação e Controle - SCILAB. Disponível em: https://www.ufrgs.br/lac/scilab/. Acesso em: [data de acesso].

YIN, R. K. Pesquisa qualitativa do início ao fim. Porto Alegre: Penso, 2016.

Downloads

Publicado

2025-07-19

Como Citar

Prediger, R., Brod, F. ., & Moreira, M. I. (2025). Sequência Didática para Potencializar Aprendizagens em Controle de Processos: Um Relato de Experiência no Curso Técnico em Automação Industrial. Revista Educar Mais, 9, 1–15. https://doi.org/10.15536/reducarmais.9.2025.4190

Edição

Seção

Experiências Pedagógicas/Produtos Educacionais