Secuencia Didáctica para Potenciar el Aprendizaje en Control de Procesos: Un Relato de Experiencia en el Curso Técnico en Automatización Industrial

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.9.2025.4190

Palabras clave:

Aprendizaje significativo, Enseñanza técnica, Simulación computacional

Resumen

Este artículo presenta un informe de experiencia sobre la elaboración y aplicación de una secuencia didáctica orientada a la enseñanza de controladores PID en la asignatura de Control de Procesos del Curso Técnico en Automatización Industrial. La propuesta, basada en la Teoría del Aprendizaje Significativo de Ausubel y en metodologías activas, utiliza el software SciLab® como herramienta de simulación para promover aprendizajes significativos. La secuencia se estructuró como una Unidad de Enseñanza Potencialmente Significativa (UEPS), explorando situaciones cotidianas de los estudiantes, como el control de velocidad de automóviles, para establecer conexiones con conceptos técnicos. Los datos cualitativos, recolectados mediante observaciones, producciones de los alumnos y cuestionarios, indicaron signos de motivación, compromiso y aprendizaje. Los resultados sugieren la eficacia del enfoque en la enseñanza técnica y su potencial de replicación y mejora en otros contextos educativos.

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Biografía del autor/a

Ricardo Prediger, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia Sul-rio-Grandense - IFSul

Graduado em Engenharia Elétrica pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense - campus Pelotas, especialização em Pós-Graduação em Metodologia de Ensino de Matemática pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci, mestre em Ensino de  Ciências e Tecnologias na Educação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - Campus Pelotas Visconde da Graça. É professor do ensino básico técnico e tecnológico do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense campus Camaquã.

Fernando Brod, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia Sul-rio-Grandense - IFSul

Doutor em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Mestre em Educação em Ciências (FURG), Especialista em Planejamento e Administração em Informática pela Universidade Católica de Pelotas - UCPEL, Especialista em Educação a Distância com habilitação em Tecnologias Educacionais pelo Instituto Federal do Paraná - IFPR, Graduado em Tecnologia em Processamento de Dados (UCPEL) com Aperfeiçoamento em Formação Pedagógica de Docentes pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense IFSul. Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no IFSul, lotado no Campus Visconde da Graça - CAVG. Professor e pesquisador na educação profissional a distância. Líder do Grupo de Pesquisa em Tecnologias na Educação. Desenvolve e orienta projetos de pesquisa em aprendizagem ativa e significativa, com ênfase no Ensino Híbrido e Metodologias Ativas apoiadas por tecnologias digitais.

Maria Isabel Moreira, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia Sul-rio-Grandense - IFSul

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Católica de Pelotas (2004), mestrado em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2006) e doutorado em Ciência da Computação pela Universidade do Rio Grande do Sul (2017). Atualmente é professora efetiva de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal Sul-rio-grandense, Campus Pelotas - Visconde de Graça (CAVG).

Citas

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Publicado

2025-07-19

Cómo citar

Prediger, R., Brod, F. ., & Moreira, M. I. (2025). Secuencia Didáctica para Potenciar el Aprendizaje en Control de Procesos: Un Relato de Experiencia en el Curso Técnico en Automatización Industrial. Educar Mais, 9, 1–15. https://doi.org/10.15536/reducarmais.9.2025.4190

Número

Sección

Experiencias Pedagógicas