Sequência didática no ensino de lançamento oblíquo com auxílio de simulador da plataforma PhET

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2806

Palavras-chave:

Formação docente, Simulações, Movimento de projéteis

Resumo

O movimento oblíquo acontece a partir do lançamento de um objeto, em que os parâmetros iniciais são velocidade e ângulo em relação à horizontal. Prevendo a discussão desse conteúdo na educação básica, foi proposta uma sequência didática com discentes integrantes do PIBID, de forma que um simulador da plataforma PhET teve o papel de recurso auxiliar no desenvolvimento das atividades. A análise prévia, realizada no simulador, buscava analisar o número de tentativas realizadas para atingir o alvo a partir do lançamento de um objeto. Este alvo foi atingido após várias tentativas, sendo que nenhum discente relacionou o objetivo ao alcance dado por equações. O movimento foi discutido física e matematicamente, e a análise posterior solicitou o alcance de um foguete a partir de valores dados para velocidade e ângulo. Os resultados mostraram que todos os discentes chegaram ao valor de alcance, em que se avaliam os avanços de aprendizagem. Esses fatos colocam a sequência didática como metodologia capaz de agregar conhecimentos e as simulações como agentes potencializadores no processo educativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Otávio Paulino Lavor, Universidade Federal Rural do Semi-árido - UFERSA

Possui graduação em Bacharelado em Física pela Universidade Estadual do Ceará (2011), graduação em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (2011), graduação em Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Metodista de São Paulo (2010), mestrado em Física pela Universidade Federal do Ceará (2013) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2015). Atualmente é professor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Tem experiência na área de Física e Matemática, com ênfase em Equações Diferenciais, Física Matemática e Telecomunicações, atuando principalmente nos seguintes temas: equações diferencias especiais e aplicações, antenas de microfita, ensino de física e de matemática.

Elrismar Auxiliadora Gomes Oliveira, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Professora adjunta da Universidade Federal do Amazonas no Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente desde 2009. Orientadora no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades - PPGECH. Possui especialização em Ensino de Física pela Universidade Federal de Ouro Preto (2000). Cursou mestrado em Ensino de Ciências pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2008) e doutorado em Ensino de Ciências (ênfase em Física) pela Universidade de São Paulo - USP (2017). Foi professora de Ciências Naturais e Física na rede particular e pública de Minas Gerais entre 1990 e 2009. Realiza pesquisas na área de Ensino de Ciências, com ênfase em Ensino de Física e Astronomia, abordando principalmente temas relacionados com processos de ensino-aprendizagem de conceitos, interdisciplinaridade, diversidade, alfabetização científica e suas implicações na qualidade dos materiais didáticos e em práticas da sala de aula.

Referências

DOLZ, J.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, B; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas: Mercado das Letras, 2004. p. 95-128.

DOMINGOS, Rafael Brock; TEIXEIRA, Ricardo Roberto Plaza. Simulações de fenômenos da natureza no ensino de Física. RCT - Revista de Ciência e Tecnologia, v. 8, p. 1-15, 2022. Disponível em: https://revista.ufrr.br/rct/article/view/7201. Acesso em: 28 mar. 2022.

LAVOR, Otávio Paulino; OLIVEIRA, Elrismar Auxiliadora Gomes. Grandezas proporcionais: sequência didática na formação inicial de professores. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, v. 10, n. 1, e22014, 2022. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/13476. Acesso em: 28 mar. 2022.

MOREIRA, Marco Antonio. Desafios no ensino da física. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 43, e20200451, 2021. Supl. 1. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbef/a/xpwKp5WfMJsfCRNFCxFhqLy/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 28 mar. 2022.

MOURA, Patrícia de Souza; RAMOS, Maria do Socorro Ferreira; LAVOR, Otávio Paulino. Investigando o ensino de trigonometria através da interdisciplinaridade com um simulador da plataforma PhET. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, v. 8, n. 3, p. 573-591, 2020. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/10784. Acesso em: 26 mar. 2022.

OLIVEIRA, Cícera Janete Alves de; LAVOR, Otávio Paulino. Sequência didática para o ensino e aprendizagem de juros compostos com o software Geogebra. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 9, n. 25, p. 96–110, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/7400. Acesso em: 28 mar. 2022.

RAMOS, Maria do Socorro Ferreira; MOURA, Patricia de Souza; LAVOR, Otávio Paulino. Educação financeira: Sequência didática com o aplicativo “Minhas Economias”. Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática, v. 4, n. 1, p. 1-19, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/32047. Acesso em: 28 mar. 2022.

UGALDE, Maria Cecília Pereira; ROWEDER, Charlys. Sequência didática: uma proposta metodológica de ensino-aprendizagem. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, v. 6, e99220, 2020. Edição especial. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/992. Acesso em: 30 mar. 2022.

ZAMORA, Walder Sánchez. La simulación Phet en el aprendizaje de las ciencias naturales y las matemáticas. Revista Académica Arjé, v. 4, n. 1, p. 81-95, 2021. Disponível em: https://revistas.utn.ac.cr/index.php/arje/article/view/350. Acesso em: 28 mar. 2022.

Downloads

Publicado

2022-05-18

Como Citar

Lavor, O. P. ., & Gomes Oliveira, E. A. (2022). Sequência didática no ensino de lançamento oblíquo com auxílio de simulador da plataforma PhET. Revista Educar Mais, 6, 515–522. https://doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2806

Edição

Seção

Artigos