Sequência didática no ensino de lançamento oblíquo com auxílio de simulador da plataforma PhET
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2806Palavras-chave:
Formação docente, Simulações, Movimento de projéteisResumo
O movimento oblíquo acontece a partir do lançamento de um objeto, em que os parâmetros iniciais são velocidade e ângulo em relação à horizontal. Prevendo a discussão desse conteúdo na educação básica, foi proposta uma sequência didática com discentes integrantes do PIBID, de forma que um simulador da plataforma PhET teve o papel de recurso auxiliar no desenvolvimento das atividades. A análise prévia, realizada no simulador, buscava analisar o número de tentativas realizadas para atingir o alvo a partir do lançamento de um objeto. Este alvo foi atingido após várias tentativas, sendo que nenhum discente relacionou o objetivo ao alcance dado por equações. O movimento foi discutido física e matematicamente, e a análise posterior solicitou o alcance de um foguete a partir de valores dados para velocidade e ângulo. Os resultados mostraram que todos os discentes chegaram ao valor de alcance, em que se avaliam os avanços de aprendizagem. Esses fatos colocam a sequência didática como metodologia capaz de agregar conhecimentos e as simulações como agentes potencializadores no processo educativo.
Downloads
Referências
DOLZ, J.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, B; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas: Mercado das Letras, 2004. p. 95-128.
DOMINGOS, Rafael Brock; TEIXEIRA, Ricardo Roberto Plaza. Simulações de fenômenos da natureza no ensino de Física. RCT - Revista de Ciência e Tecnologia, v. 8, p. 1-15, 2022. Disponível em: https://revista.ufrr.br/rct/article/view/7201. Acesso em: 28 mar. 2022.
LAVOR, Otávio Paulino; OLIVEIRA, Elrismar Auxiliadora Gomes. Grandezas proporcionais: sequência didática na formação inicial de professores. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, v. 10, n. 1, e22014, 2022. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/13476. Acesso em: 28 mar. 2022.
MOREIRA, Marco Antonio. Desafios no ensino da física. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 43, e20200451, 2021. Supl. 1. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbef/a/xpwKp5WfMJsfCRNFCxFhqLy/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 28 mar. 2022.
MOURA, Patrícia de Souza; RAMOS, Maria do Socorro Ferreira; LAVOR, Otávio Paulino. Investigando o ensino de trigonometria através da interdisciplinaridade com um simulador da plataforma PhET. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, v. 8, n. 3, p. 573-591, 2020. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/10784. Acesso em: 26 mar. 2022.
OLIVEIRA, Cícera Janete Alves de; LAVOR, Otávio Paulino. Sequência didática para o ensino e aprendizagem de juros compostos com o software Geogebra. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 9, n. 25, p. 96–110, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/7400. Acesso em: 28 mar. 2022.
RAMOS, Maria do Socorro Ferreira; MOURA, Patricia de Souza; LAVOR, Otávio Paulino. Educação financeira: Sequência didática com o aplicativo “Minhas Economias”. Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática, v. 4, n. 1, p. 1-19, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/32047. Acesso em: 28 mar. 2022.
UGALDE, Maria Cecília Pereira; ROWEDER, Charlys. Sequência didática: uma proposta metodológica de ensino-aprendizagem. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, v. 6, e99220, 2020. Edição especial. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/992. Acesso em: 30 mar. 2022.
ZAMORA, Walder Sánchez. La simulación Phet en el aprendizaje de las ciencias naturales y las matemáticas. Revista Académica Arjé, v. 4, n. 1, p. 81-95, 2021. Disponível em: https://revistas.utn.ac.cr/index.php/arje/article/view/350. Acesso em: 28 mar. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Otávio Paulino Lavor, Elrismar Auxiliadora Gomes Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Educar Mais, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Educar Mais é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.