Construindo pirâmides através do ciclo interativo na formação inicial de professores
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2964Palavras-chave:
Construções geométricas, Interação, Pirâmide de QuéopsResumo
Discutir conteúdos de matemática e o seu ensino é contribuir para o advento de novas estratégias metodológicas com a finalidade de tornar o processo educacional mais eficiente. No contexto dos cursos de licenciatura, a discussão neste ambiente formativo oportuniza que o egresso tenha melhores habilidades e competências para planejar e executar aulas reflexivas na construção do conhecimento. Neste sentido, foi proposta uma oficina sobre a construção de pirâmides em uma turma de prática de ensino em uma universidade localizada no interior do estado do Amazonas. O percurso metodológico adotado na intervenção é o ciclo interativo que integra etapas estruturadas interativamente para fomentar a aprendizagem. A turma, de dezesseis discentes, foi dividida em quatro grupos e as fases tiveram a apresentação da pirâmide de Quéops, retas perpendiculares, medianas, triângulo equilátero e tetraedro regular. Nas etapas avaliativas, foi solicitada a construção de uma pirâmide oblíqua e essa atividade permitiu discutir a relação de seu volume com o cubo. Uma pirâmide reta de base quadrada também foi construída pelos futuros docentes, em que o sólido levou à rediscussão sobre a pirâmide de Quéops, que tem formato similar, fechando o ciclo de atividades previsto para a intervenção. Os resultados mostram que os alunos foram capazes de acompanhar a construção dos poliedros e quando imersos em atividade de mesma natureza, estão aptos a aplicar os conhecimentos adquiridos a outros formatos de pirâmides. Com o ciclo interativo concluído, pode-se compreender esta metodologia como percurso apropriado à execução de tarefas promotoras de aprendizagem.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Flabruna Mendes de; SOUSA, Ana Cláudia Gouveia de; SANTOS, Christian Eduardo Aragão dos. Conhecimentos compartilhados por professores e futuros professores na elaboração e análise colaborativa de situações aditivas. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 8, n. 23, p. 1028–1043, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5110. Acesso em: 22 abr. 2022.
ARINOS, Cleide Ribeiro Mota; SILVA, Camila de Oliveria da. Possibilidades didáticas com construções geométricas para os anos finais do ensino fundamental: um estudo com o teorema de Pitágoras. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 8, n. 23, p. 269–285, 2021. DOI: 10.30938/bocehm.v8i23.5101. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5101. Acesso em: 23 abr. 2022.
CRUZ, Roseildo Nunes da; CARBO, Leandro; VILELA, Marcos Vinicius Ferreira. Formação de Professores no IFMT: um Estudo Sobre o Histórico, Perfil do Egresso e a Organização Curricular de Licenciaturas em Ciências da Natureza – Habilitação em Biologia. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, v. 22, n. 3, p.346-354, 2021. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsskroton.com.br/article/view/8335. Acesso em: 22 abr. 2022.
FERREIRA, Cezar Augusto; SILVA, Marta Maria da; CEDRO, Wellington Lima. Professores de matemática em formação inicial elaborando uma situação desencadeadora de aprendizagem no Clube de Matemática. Revemop, v. 3, p. e202121, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/4840/3819. Acesso em: 22 abr. 2022.
GALERA, Sandra Iris Naveiro; OLIVEIRA, Paulo César. Pontos notáveis do triângulo: um estudo através da resolução de problemas. Revista Ensin@ UFMS, v. 2, n. Esp., p. 119-142, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/anacptl/article/view/14467. Acesso em: 23 abr. 2022.
GONÇALVES, Bruna Maria Vieira; CARDOSO, Mikaelle Barboza; MORAES, Jane Bezerra de. Uma sequência didática para o ensino do teorema de pitágoras a partir de construções geométricas. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 8, n. 22, p. 102–116, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/3935. Acesso em: 23 abr. 2022.
NASCIMENTO, Francisco Jeovane do; CASTRO, Eliziane Rocha; LEITE, Luciana Rodrigues; LIMA, Maria Socorro Lucena. O diálogo como experiência constituinte na formação inicial do professor de Matemática. Práxis Educativa, v. 16, p. 1-14, 2021. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/16556/209209214218. Acesso em: 22 abr. 2022.
LECRER, Ohanna Peres Varela Garcia; PAZUCH, Vinícius. Reflexão sobre o processo de elaboração de tarefas de geometria espacial em um movimento formativo de professores. REMATEC, v. 16, n. 37, p. 97-122, 2021. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/280/261. Acesso em: 18 abr. 2022.
LAVOR, Otávio Paulino. Ciclo interativo: novas possibilidades de ensino. Educação & Linguagem, v.7, n. 1, p. 55 – 61, 2020. Disponível em: https://www.fvj.br/revista/wp-content/uploads/2020/06/4_REdLi_2020.1.pdf. Acesso em: 18 abr. 2022.
LAVOR, Otávio Paulino; OLIVEIRA, Elrismar Auxiliadora Gomes. Grandezas proporcionais: sequência didática na formação inicial de professores. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, v. 10, n. 1, p. e22014, 2022. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/13476. Acesso em: 22 abr. 2022.
SILVA, José Augusto Lopes da. Concepções e práticas de professores do município de Moju/Pará a respeito do ensino de geometria e construções geométricas. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, v. 8, n. 1, p. e2003, 2022. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/4987. Acesso em: 23 abr. 2022.
SOUSA, Erika Eduarda Araújo; SANTOS, Kelly Karina. Resolução geométrica de equações do segundo grau: métodos que fazem uso de régua e compasso. RCT - Revista de Ciência e Tecnologia, v. 7, p. 1-21, 2021. ISSN 2447-7028. Disponível em: https://revista.ufrr.br/rct/article/view/6599. Acesso em: 23 abr. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Otávio Paulino Lavor, Maria Cristiane Magalhães Brandão, Elrismar Auxiliadora Gomes Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Educar Mais, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Educar Mais é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.