Construindo pirâmides através do ciclo interativo na formação inicial de professores
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2964Palavras-chave:
Construções geométricas, Interação, Pirâmide de QuéopsResumo
Discutir conteúdos de matemática e o seu ensino é contribuir para o advento de novas estratégias metodológicas com a finalidade de tornar o processo educacional mais eficiente. No contexto dos cursos de licenciatura, a discussão neste ambiente formativo oportuniza que o egresso tenha melhores habilidades e competências para planejar e executar aulas reflexivas na construção do conhecimento. Neste sentido, foi proposta uma oficina sobre a construção de pirâmides em uma turma de prática de ensino em uma universidade localizada no interior do estado do Amazonas. O percurso metodológico adotado na intervenção é o ciclo interativo que integra etapas estruturadas interativamente para fomentar a aprendizagem. A turma, de dezesseis discentes, foi dividida em quatro grupos e as fases tiveram a apresentação da pirâmide de Quéops, retas perpendiculares, medianas, triângulo equilátero e tetraedro regular. Nas etapas avaliativas, foi solicitada a construção de uma pirâmide oblíqua e essa atividade permitiu discutir a relação de seu volume com o cubo. Uma pirâmide reta de base quadrada também foi construída pelos futuros docentes, em que o sólido levou à rediscussão sobre a pirâmide de Quéops, que tem formato similar, fechando o ciclo de atividades previsto para a intervenção. Os resultados mostram que os alunos foram capazes de acompanhar a construção dos poliedros e quando imersos em atividade de mesma natureza, estão aptos a aplicar os conhecimentos adquiridos a outros formatos de pirâmides. Com o ciclo interativo concluído, pode-se compreender esta metodologia como percurso apropriado à execução de tarefas promotoras de aprendizagem.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Flabruna Mendes de; SOUSA, Ana Cláudia Gouveia de; SANTOS, Christian Eduardo Aragão dos. Conhecimentos compartilhados por professores e futuros professores na elaboração e análise colaborativa de situações aditivas. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 8, n. 23, p. 1028–1043, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5110. Acesso em: 22 abr. 2022.
ARINOS, Cleide Ribeiro Mota; SILVA, Camila de Oliveria da. Possibilidades didáticas com construções geométricas para os anos finais do ensino fundamental: um estudo com o teorema de Pitágoras. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 8, n. 23, p. 269–285, 2021. DOI: 10.30938/bocehm.v8i23.5101. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5101. Acesso em: 23 abr. 2022.
CRUZ, Roseildo Nunes da; CARBO, Leandro; VILELA, Marcos Vinicius Ferreira. Formação de Professores no IFMT: um Estudo Sobre o Histórico, Perfil do Egresso e a Organização Curricular de Licenciaturas em Ciências da Natureza – Habilitação em Biologia. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, v. 22, n. 3, p.346-354, 2021. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsskroton.com.br/article/view/8335. Acesso em: 22 abr. 2022.
FERREIRA, Cezar Augusto; SILVA, Marta Maria da; CEDRO, Wellington Lima. Professores de matemática em formação inicial elaborando uma situação desencadeadora de aprendizagem no Clube de Matemática. Revemop, v. 3, p. e202121, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/4840/3819. Acesso em: 22 abr. 2022.
GALERA, Sandra Iris Naveiro; OLIVEIRA, Paulo César. Pontos notáveis do triângulo: um estudo através da resolução de problemas. Revista Ensin@ UFMS, v. 2, n. Esp., p. 119-142, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/anacptl/article/view/14467. Acesso em: 23 abr. 2022.
GONÇALVES, Bruna Maria Vieira; CARDOSO, Mikaelle Barboza; MORAES, Jane Bezerra de. Uma sequência didática para o ensino do teorema de pitágoras a partir de construções geométricas. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 8, n. 22, p. 102–116, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/3935. Acesso em: 23 abr. 2022.
NASCIMENTO, Francisco Jeovane do; CASTRO, Eliziane Rocha; LEITE, Luciana Rodrigues; LIMA, Maria Socorro Lucena. O diálogo como experiência constituinte na formação inicial do professor de Matemática. Práxis Educativa, v. 16, p. 1-14, 2021. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/16556/209209214218. Acesso em: 22 abr. 2022.
LECRER, Ohanna Peres Varela Garcia; PAZUCH, Vinícius. Reflexão sobre o processo de elaboração de tarefas de geometria espacial em um movimento formativo de professores. REMATEC, v. 16, n. 37, p. 97-122, 2021. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/280/261. Acesso em: 18 abr. 2022.
LAVOR, Otávio Paulino. Ciclo interativo: novas possibilidades de ensino. Educação & Linguagem, v.7, n. 1, p. 55 – 61, 2020. Disponível em: https://www.fvj.br/revista/wp-content/uploads/2020/06/4_REdLi_2020.1.pdf. Acesso em: 18 abr. 2022.
LAVOR, Otávio Paulino; OLIVEIRA, Elrismar Auxiliadora Gomes. Grandezas proporcionais: sequência didática na formação inicial de professores. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, v. 10, n. 1, p. e22014, 2022. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/13476. Acesso em: 22 abr. 2022.
SILVA, José Augusto Lopes da. Concepções e práticas de professores do município de Moju/Pará a respeito do ensino de geometria e construções geométricas. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, v. 8, n. 1, p. e2003, 2022. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/4987. Acesso em: 23 abr. 2022.
SOUSA, Erika Eduarda Araújo; SANTOS, Kelly Karina. Resolução geométrica de equações do segundo grau: métodos que fazem uso de régua e compasso. RCT - Revista de Ciência e Tecnologia, v. 7, p. 1-21, 2021. ISSN 2447-7028. Disponível em: https://revista.ufrr.br/rct/article/view/6599. Acesso em: 23 abr. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Otávio Paulino Lavor, Maria Cristiane Magalhães Brandão, Elrismar Auxiliadora Gomes Oliveira
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Educar Mais, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Educar Mais é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.