Panorama da Engenharia Didática em teses disponíveis no catálogo da capes: um olhar para a geometria (2001- 2019)
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2796Palavras-chave:
Abordagens metodológicas, Didática da Matemática, Engenharia Didática, Mapeamento, TesesResumo
Esta investigação objetiva mapear teses que utilizaram a Engenharia Didática como abordagem metodológica e que possuem como foco de estudo o campo da Geometria. Para tanto, utilizam-se princípios da pesquisa qualitativa bibliográfica do tipo mapeamento, o catálogo de teses e dissertações da Capes como repositório de busca, e “engenharia didática” como palavra-chave. Assim, identificou-se 588 trabalhos, sendo 69 de doutorado, compreendidos entre 1996 e 2021. Desses, 64 pertencem às grandes áreas Multidisciplinar e Ciências Humanas, sendo que 15 focam no campo da Geometria e estão compreendidos entre 2001 e 2019: dois nos primeiros anos 2000 e os demais na primeira década (2011-2019). A maioria das pesquisas busca abordar conceitos/conteúdos da Geometria euclidiana plana e da analítica, mas também são identificados da Geometria: espacial, sintética, linear, analítica plana, analítica vetorial e o nível em que foram desenvolvidas com mais frequência foi o Ensino Superior na Formação Inicial.
Downloads
Referências
ALMOULOUD, S. A.; SILVA, M. J. F. Engenharia didática: evolução e diversidade. Revemat: Revista Eletrônica de Educação Matemática, Florianópolis, v. 7, n. 2, p. 22- 52, 2012.
ALMOULOUD, S. A.; COUTINHO, C. de Q. S. Engenharia Didática: características e seus usos em trabalhos apresentados no GT-19 / ANPEd. Revemat: Revista Eletrônica de Educação Matemática, Florianópolis, v. 3, n. 1, p. 62- 77, 2008.
ARTIGUE, M. Ingeniería Didáctica en Educación matemática. Bogotá: Grupo Editorial Iberoamérica, pp. 33-59; 97-137, 1995.
ARTIGUE, M. Perspectives on design research: the case of didactical engineering. Angelika BiknerAhsbahs; Christine Knipping; Norma Presmeg. Approaches to qualitative research in mathematics education, Springer, pp.467-496, 2014. ff10.1007/978-94-017-9181-6_17ff. ffhal-02368164f.
ALMEIDA, G. dos A. Uma (re)contrução praxeológica no estudo de conteúdos da Geometria com alunos da Licenciatura da Matemática. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências) - Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, 2018. 200 f.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Tradução Luis Antero Reto, Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016.
BENITO, R. N. Construção de um percurso de estudo e pesquisa para formação de professores: o ensino de cônicas. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019. 220 f.
BIANCHINI, B. L.; MACHADO, S. D. A. A engenharia didática em pesquisas publicadas nos últimos dez anos da revista educação matemática pesquisa. Educ. Matem. Pesq., São Paulo, v.21, n.5, p.618-635, 2019.
BIEMBENGUT, M. S. Mapeamento na Pesquisa Educacional. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna, 2008.
BRASIL, M. E. C. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
CAPES. Sobre a CAPES: perguntas frequentes. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/perguntas-frequentes/sobre-a-cap. Acesso em: 12 maio. 2022.
FERREIRA, M. B. C. Uma organização didática em quadrilátero que aproxime o aluno de licenciatura das demonstrações geométricas. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016. 342 f.
GRAVINA, M. A. Os Ambientes de Geometria Dinâmica e o Pensamento Hipotético-Dedutivo. Tese (Doutorado em Informática na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2001. 274 f.
JUCA, A. de M. Construções geométricas no ambiente virtual de ensino telemeios com mediação na sequência Fedathi. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2011. 301 f.
LOPES, T. B.; PALMA, R. C. D. da; FRANCO DE SÁ, P. Engenharia didática como metodologia de pesquisa nos projetos publicados no EBRAPEM (2014-2016). Educ. Matem. Pesq., São Paulo, v.20, n.1, p.159-181, 2018.
MENONCINI, L. O jogo das operações semióticas na aprendizagem da integral definida no cálculo de área. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2018. 228 f.
MOURA, L. K. J. de. Visualização dinâmica no ensino de Geometria. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática - UFMT - UFPA – UEA) - Universidade Federal de Mato Grosso, Belém, 2018. 265 f.
NUNES, J. M. V. A prática da argumentação como método de ensino: o caso dos conceitos de área e perímetro de figuras planas. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011. 219 f.
PAIS, L. C. Didática da Matemática: uma análise da influência francesa. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.
PARANHOS, M. de M. Parametrização e movimentação de curvas e superfícies para uso em modelação matemática. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015. 147 f.
PASA, B. C. A noção de infinitésimo no esboço de curvas no ensino médio: por uma abordagem de interpretação global de propriedades figurais. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2017. 311 f.
SALAZAR, J. V. F. Gênese instrumental na interação com Cabri 3D: um estudo de transformações geométricas no espaço. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009. 317 f.
SANTOS, C. F. R. dos. A robótica educacional como recurso de mobilização e explicitação de invariantes operatórios na resolução de problemas. Tese (Doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2018. 206 f.
SILVA, S. F. da. Ensino e aprendizagem das superfícies quádricas no ensino superior: uma análise baseada na teoria dos registros de representações semióticas com o uso do GeoGebra. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2018. 555 f.
SILVA, A. L. da. Uma engenharia didática para aprendizagem de Geometria analítica no ensino médio. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2019. 245 f.
SOUZA, R. N. S. de. Desconstrução dimensional das formas: gesto intelectual necessário à aprendizagem de Geometria. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2018. 269 f.
TREVISAN, E. P. Um estudo sobre a articulação entre validações empíricas e teóricas no ensino de Geometria com professores da rede pública. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática - UFMT - UFPA – UEA) - Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2016. 257 f.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Juliana Gabriele Kiefer, Paola Aquino dos Santos, Eleni Bisognin
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Educar Mais, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Educar Mais é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.