Empréstimo bancário: uma proposta de ensino à luz da Pesquisa Baseada em Design

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2364

Palavras-chave:

Empréstimo bancário, Educação Financeira, Sequência de atividades, PBD

Resumo

O estudo utiliza a abordagem da Pesquisa Baseada em Design (PBD) e tem por objetivo investigar as potencialidades de uma sequência de atividades que explora o Regime de Capitalização Composta para Empréstimos. Foi aplicada na disciplina de Matemática Financeira com estudantes do curso de Bacharelado em Administração. O trabalho foi estruturado de acordo com as fases da PBD propostas por Reeves (2000), quais sejam: análise do problema educativo; elaboração do artefato pedagógico; intervenção; e, avaliação e reflexão para um redesign do processo. Na primeira fase foi realizada a análise do Projeto Pedagógico do curso de Administração, das Diretrizes da lei 9.394/96 e também dos trabalhos que tratam do ensino de Matemática Financeira; na segunda fase ocorreu a elaboração do artefato pedagógico; na terceira fase, a sequência foi aplicada e na quarta fase foram analisados o artefato e a proposta como um todo vislumbrando o redesign. Pode-se observar que as atividades propostas contribuíram para reflexão dos estudantes sobre a Educação Financeira a partir das aplicações do conteúdo em situações reais da vida cotidiana.

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Biografia do Autor

Denise Ritter, Universidade Franciscana

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática - UFN. Doutoranda em Ensino de Ciências e Matemática - UFN.

Josiele Maria Fusiger, Universidade Fransciscana

Mestre em Ensino de Física e Matemática - UFN. Doutoranda em Ensino de Ciências e Matemática - UFN.

Patricia Cristiane da Cunha Xavier, Universidade Fransciscana

Mestre em Engenharia de Produção - UFSM. Doutoranda em Ensino de Ciências e Matemática – UFN. https://orcid.org/0000-0002-7259-1271

Aline Grohe Schirmer Pigatto, Universidade Fransciscana

Mestre em Zootecnia - UFSM. Doutora em Botânica - UFRGS. Professora no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática - UFN.

Eleni Bisognin, Universidade Fransciscana

Mestre em Matemática - UFRJ. Doutora em Matemática - UFRJ. Professora no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática - UFN. https://orcid.org/0000-0003-3266-6336

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Publicado

2021-04-03

Como Citar

Ritter, D., Fusiger, J. M. ., da Cunha Xavier, P. C. ., Grohe Schirmer Pigatto, A. ., & Bisognin, E. . (2021). Empréstimo bancário: uma proposta de ensino à luz da Pesquisa Baseada em Design. Revista Educar Mais, 5(3), 461–473. https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2364

Edição

Seção

Artigos