Empréstimo bancário: uma proposta de ensino à luz da Pesquisa Baseada em Design
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2364Palavras-chave:
Empréstimo bancário, Educação Financeira, Sequência de atividades, PBDResumo
O estudo utiliza a abordagem da Pesquisa Baseada em Design (PBD) e tem por objetivo investigar as potencialidades de uma sequência de atividades que explora o Regime de Capitalização Composta para Empréstimos. Foi aplicada na disciplina de Matemática Financeira com estudantes do curso de Bacharelado em Administração. O trabalho foi estruturado de acordo com as fases da PBD propostas por Reeves (2000), quais sejam: análise do problema educativo; elaboração do artefato pedagógico; intervenção; e, avaliação e reflexão para um redesign do processo. Na primeira fase foi realizada a análise do Projeto Pedagógico do curso de Administração, das Diretrizes da lei 9.394/96 e também dos trabalhos que tratam do ensino de Matemática Financeira; na segunda fase ocorreu a elaboração do artefato pedagógico; na terceira fase, a sequência foi aplicada e na quarta fase foram analisados o artefato e a proposta como um todo vislumbrando o redesign. Pode-se observar que as atividades propostas contribuíram para reflexão dos estudantes sobre a Educação Financeira a partir das aplicações do conteúdo em situações reais da vida cotidiana.
Downloads
Referências
AKKER, Jan van den. Principles and Methods of Development Research. In: AKKER, Jan van den; BRANCH, Robert Maribe; GUSTAFSON, Kent; NIEVEEN, Nienke; PLOMP, Tjeerd. Design Approaches and Tools in Education and Training. Netherlands: Kluwer Academic Publishers, p. 1-14, 1999.
BRASIL. LEI Nº 9.394, de 20 de Dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em 02 set. 2019.
BROWN, Ann Lesley. Design experiments: theoretical and methodological challenges in creating complex interventions in classroom settings. The Journal of the Learning Sciences, Madison, v.2, n.2, p.141-178, 1992.
DESIGN-BASED RESEARCH COLLECTIVE (DBRC). Design-based research: an emerging paradigm for educational inquiry. Educational Researcher, v. 32, n. 1, p. 5-8, 2003.
GRAVEMEIJER, Koeno; EERDE, Dolly van. Design research as a means for building a knowledge base for teachers and teaching in mathematics education. The Elementary School Journal, v. 109, n.5, p. 510-524, 2009.
HERMINIO, Paulo Henrique. Matemática Financeira - um enfoque da Resolução de Problemas como Metodologia de Ensino e Aprendizagem. 2008. 244f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática) - Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2008.
KELLY, Anthony. Design research in education: yes, but is it methodological? The Journal of the Learning Science, v.13, n.1, p.115-128, 2004.
LEME, Nelson Dias. O ensino-aprendizagem de Matemática Financeira utilizando ferramentas computacionais: uma abordagem construcionista. 2007. 198 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO SUPERIOR DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO. XXXXXXXXXXXX
ROSETTI JÚNIOR, Hélio; SCHIMIGUEL, Juliano. Educação Matemática Financeira: conhecimentos financeiros para a cidadania e inclusão. Revista Científica Internacional: Inter Science Place, ano 2, n. 9, p. 113, out/nov., 2009.
RAMOS, Paula. Ambiente Virtual Vivências: análise do processo de desenvolvimento na perspectiva da pesquisa baseada em design. Rio de Janeiro: UFRJ/ NUTES, 2010. 240 f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Saúde, Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.
REEVES, Thomas C. Enhancing the worth of instructional technology research trough “Design Experiments” and other developmental research strategies. In: Annual meeting of the American Educational Research Association (AERA), 10, 2000, New Orleans, LA. Anais... New Orleans, LA: American Educational Research Association, 2000. p. 1-15.
SILVA, Amarildo Melchiades da; RUTGERS, Arthur Belford Powell. Um programa de Educação Financeira para a Matemática escolar da Educação Básica. In: ENEM, XI, 2013, Curitiba. Anais… Curitiba: 2013, p. 1-17.
STEFFE, Lesly P.; THOMPSON, Patrick. W. Teaching Experiment Methodology: Underlying Principles and Essential Elements. In: LESH, Richard; KELLY, Anthony E. (Ed.). Research design in mathematics and science education. Hillsdale, NJ: Erlbaum, 2000, p. 267-307.
VIEIRA, Leandro Carvalho. A Matemática Financeira no ensino médio e sua articulação com a cidadania. 2010. 91f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) - Universidade Severino Sombra, Vassouras, 2010.
WANG, Feng.; HANNAFIN, Michael J. Design-based research and technology-enhanced learning environments. ETR&D, v. 53, n. 4, p. 5-23, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Denise Ritter, Josiele Maria Fusiger, Patricia Cristiane da Cunha Xavier, Aline Grohe Schirmer Pigatto, Eleni Bisognin
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Educar Mais, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Educar Mais é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.