Panorama of Didactic Engineering in thesis available in the capes catalogue: a look at geometry (2001- 2019)

Authors

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2796

Keywords:

Methodological approaches, Didactics of Mathematics, Didactic Engineering, Mapping, Theses

Abstract

This investigation aims to map theses that used Didactic Engineering as a methodological approach and that have as focus of study the field of geometry. For this, the principles of qualitative bibliographic research of the type mapping are used, the catalog of theses and dissertations of Capes as a repository of search and "didactic engineering" as a keyword. Thus, 588 studies were identified, 69 from doctorate understoods between 1996 to 2021. Of these, 64 belong to the major multidisciplinary and humanities areas,15 focus on the field of geometry between 2001 and 2019: two in the early 2000s and the others in the decade (2011-2019). Most research seeks to address concepts/contents of flat Euclidean geometry and analytical, but are also identified of geometry: spatial, synthetic, linear, analytical planar, vector analysis and the level at which they developed most frequently was Higher Education in the Initial Formation.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Juliana Gabriele Kiefer, Universidade Franciscana - UFN

Possui graduação em Matemática - Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) (2017), pós-graduação latu sensu em Metodologia do Ensino de Matemática pela Faculdade de Educação São Luís (2018) e Mestrado em Educação Matemática e Ensino de Física pela UFSM (2020). Doutoranda (2022) em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Franciscana (UFN).

Paola Aquino dos Santos, Universidade Franciscana - UFN

Doutoranda em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Franciscana (UFN), com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (CAPES). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Franciscana (2021), é Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Pampa (2017) e possui graduação em Bacharelado em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal do Pampa (2015).

Eleni Bisognin, Universidade Franciscana - UFN

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Santa Maria, Mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Doutorado em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro . É professora titular aposentada da Universidade Federal de Santa Maria e atualmente é professora do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Franciscana de Santa Maria, RS.

References

ALMOULOUD, S. A.; SILVA, M. J. F. Engenharia didática: evolução e diversidade. Revemat: Revista Eletrônica de Educação Matemática, Florianópolis, v. 7, n. 2, p. 22- 52, 2012.

ALMOULOUD, S. A.; COUTINHO, C. de Q. S. Engenharia Didática: características e seus usos em trabalhos apresentados no GT-19 / ANPEd. Revemat: Revista Eletrônica de Educação Matemática, Florianópolis, v. 3, n. 1, p. 62- 77, 2008.

ARTIGUE, M. Ingeniería Didáctica en Educación matemática. Bogotá: Grupo Editorial Iberoamérica, pp. 33-59; 97-137, 1995.

ARTIGUE, M. Perspectives on design research: the case of didactical engineering. Angelika BiknerAhsbahs; Christine Knipping; Norma Presmeg. Approaches to qualitative research in mathematics education, Springer, pp.467-496, 2014. ff10.1007/978-94-017-9181-6_17ff. ffhal-02368164f.

ALMEIDA, G. dos A. Uma (re)contrução praxeológica no estudo de conteúdos da Geometria com alunos da Licenciatura da Matemática. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências) - Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, 2018. 200 f.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Tradução Luis Antero Reto, Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016.

BENITO, R. N. Construção de um percurso de estudo e pesquisa para formação de professores: o ensino de cônicas. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019. 220 f.

BIANCHINI, B. L.; MACHADO, S. D. A. A engenharia didática em pesquisas publicadas nos últimos dez anos da revista educação matemática pesquisa. Educ. Matem. Pesq., São Paulo, v.21, n.5, p.618-635, 2019.

BIEMBENGUT, M. S. Mapeamento na Pesquisa Educacional. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna, 2008.

BRASIL, M. E. C. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

CAPES. Sobre a CAPES: perguntas frequentes. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/perguntas-frequentes/sobre-a-cap. Acesso em: 12 maio. 2022.

FERREIRA, M. B. C. Uma organização didática em quadrilátero que aproxime o aluno de licenciatura das demonstrações geométricas. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016. 342 f.

GRAVINA, M. A. Os Ambientes de Geometria Dinâmica e o Pensamento Hipotético-Dedutivo. Tese (Doutorado em Informática na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2001. 274 f.

JUCA, A. de M. Construções geométricas no ambiente virtual de ensino telemeios com mediação na sequência Fedathi. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2011. 301 f.

LOPES, T. B.; PALMA, R. C. D. da; FRANCO DE SÁ, P. Engenharia didática como metodologia de pesquisa nos projetos publicados no EBRAPEM (2014-2016). Educ. Matem. Pesq., São Paulo, v.20, n.1, p.159-181, 2018.

MENONCINI, L. O jogo das operações semióticas na aprendizagem da integral definida no cálculo de área. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2018. 228 f.

MOURA, L. K. J. de. Visualização dinâmica no ensino de Geometria. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática - UFMT - UFPA – UEA) - Universidade Federal de Mato Grosso, Belém, 2018. 265 f.

NUNES, J. M. V. A prática da argumentação como método de ensino: o caso dos conceitos de área e perímetro de figuras planas. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011. 219 f.

PAIS, L. C. Didática da Matemática: uma análise da influência francesa. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.

PARANHOS, M. de M. Parametrização e movimentação de curvas e superfícies para uso em modelação matemática. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015. 147 f.

PASA, B. C. A noção de infinitésimo no esboço de curvas no ensino médio: por uma abordagem de interpretação global de propriedades figurais. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2017. 311 f.

SALAZAR, J. V. F. Gênese instrumental na interação com Cabri 3D: um estudo de transformações geométricas no espaço. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009. 317 f.

SANTOS, C. F. R. dos. A robótica educacional como recurso de mobilização e explicitação de invariantes operatórios na resolução de problemas. Tese (Doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2018. 206 f.

SILVA, S. F. da. Ensino e aprendizagem das superfícies quádricas no ensino superior: uma análise baseada na teoria dos registros de representações semióticas com o uso do GeoGebra. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2018. 555 f.

SILVA, A. L. da. Uma engenharia didática para aprendizagem de Geometria analítica no ensino médio. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2019. 245 f.

SOUZA, R. N. S. de. Desconstrução dimensional das formas: gesto intelectual necessário à aprendizagem de Geometria. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2018. 269 f.

TREVISAN, E. P. Um estudo sobre a articulação entre validações empíricas e teóricas no ensino de Geometria com professores da rede pública. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática - UFMT - UFPA – UEA) - Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2016. 257 f.

Published

2022-06-01

How to Cite

Gabriele Kiefer, J., Aquino dos Santos, P. ., & Bisognin, E. (2022). Panorama of Didactic Engineering in thesis available in the capes catalogue: a look at geometry (2001- 2019). Educar Mais, 6, 543–559. https://doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2796