O exame nacional de desempenho dos estudantes e as possibilidades de articulações entre conhecimentos
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2860Palavras-chave:
Avaliação do Ensino Superior, Formação de Professores de Matemática, Teoria dos Campos ConceituaisResumo
Neste artigo apresentam-se resultados de uma pesquisa que buscou analisar, à luz da Teoria dos Campos Conceituais, como questões discursivas de provas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), aplicadas a alunos de licenciatura em Matemática, possibilitaram articulações entre conhecimentos específicos e conhecimentos pedagógicos. Utilizou-se de uma abordagem qualitativa numa pesquisa do tipo documental sobre questões discursivas e respostas padrão do ENADE. Apresentam-se resultados de análises sobre duas questões que viabilizaram identificar possibilidades de explorar articulações entre conceitos que fazem parte dos campos conceituais que integram conhecimentos específicos e conhecimentos pedagógicos. Verificou-se, por meio do estudo, uma discreta intenção de verificar competências, nos professores de Matemática em formação inicial, para estabelecer articulações entre os conhecimentos e identifica-se a necessidade de intensificar essa prática como forma de contribuir para qualificar o processo avaliativo que tem seus propósitos voltados para o aperfeiçoamento da aprendizagem e dos cursos.
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