The national examination of student performance tests and the possibilities of articulations between knowledge

Authors

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2860

Keywords:

Higher Education Assessment, Mathematics Teacher Training, Conceptual Field Theory

Abstract

This article presents partial results of a research that sought to analyze, according to the Conceptual FielTheory, such as discursive questions from the National Examination of Student Performance tests (ENADE), applied to undergraduate students in Mathematics, allowed articulations between specific knowledge and pedagogical knowledge. A qualitative approach was used in a documentary type research on discursive questions and standard answers published by the National Institute of Educational Studies and Research Anísio Teixeira (INEP). Results of analyzes are presented on two questions that made it possible to identify possibilities to explore articulations between concepts that are part of the conceptual fields that integrate specific knowledge and pedagogical knowledge. Through the study, a discreet intention to verify competences, in Mathematics teachers in initial training, to establish articulations between the knowledge and the need to intensify this practice as a way of contributing to qualify the purposes of the evaluation that aims to improve learning and courses.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Karla Jaqueline Souza Tatsch, Universidade Franciscana - UFN

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Faculdade Imaculada Conceição, Mestrado em Ensino de Matemática pelo Centro Universitário Franciscano e Doutorado em Ensino de Matemática pela Universidade Franciscana. É professora de Matemática, em regime parcial, na Universidade Franciscana e na rede estadual do estado do Rio Grande do Sul.

Eleni Bisognin, Universidade Franciscana - UFN

He holds a degree in Mathematics from the Federal University of Santa Maria, a Master's in Mathematics from the Federal University of Rio de Janeiro and a PhD in Mathematics from the Federal University of Rio de Janeiro. She is a retired full professor at the Federal University of Santa Maria and is currently a professor at the Postgraduate Program in Science and Mathematics Teaching at the Franciscan University of Santa Maria, RS.

Silvia Maria de Aguiar Isaia, Universidade Franciscana - UFN

Possui Licenciatura em Filosofia (1973), mestrado em Filosofia (1981) pela Universidade Federal de Santa Maria e doutorado em Educação (1992) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professora adjunta do Centro Universitário Franciscano, atuando no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - PPGECIMAT (mestrado profissional, mestrado acadêmico e doutorado), pesquisador Produtividade em Pesquisa do CNPq, Nível 2. É também professora titular aposentada da Universidade Federal de Santa Maria, atuando, como voluntária, no Programa de Pós-Graduação em Educação (mestrado e doutorado), coordenadora da Rede Sul-brasileira de Pesquisadores em Educação Superior, coordenadora do Grupo de Pesquisa Trajetórias de Formação do CNPq. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Psicologia Educacional, Psicologia Cognitiva, Teorias de Aprendizagem, Psicologia do Desenvolvimento Humano, atuando principalmente nos seguintes temas: construção da docência, formação de professores, trajetórias de formação, desenvolvimento profissional docente, aprendizagem docente, aprendizagem discente, aprendizagem no ensino de ciências e matemática, tanto na Educação Básica quanto Superior.

References

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. INEP. Educação Superior. Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. ENADE. Brasília: 2015. [online]. Disponível em: < http://portal.inep.gov.br/web/guest/enade>. Acesso em 16 dez 2017.

_____. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. INEP. Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. ENADE. Provas e Gabaritos. 2017a. Matemática - Licenciatura. Prova. Diretoria de Avaliação da Educação Superior. Ministério da Educação. Brasília, DF. [online]. Disponível em: < http://download.inep.gov.br/educacao_superior/enade/provas/2017/35_MATEMATICA_LICENCIATURA_BAIXA.pdf>. Acesso em: 12 jan. 2018.

_____. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. INEP. Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. ENADE. Provas e Gabaritos. 2017b. Matemática - Licenciatura. Resposta Padrão. Diretoria de Avaliação da Educação Superior. Ministério da Educação. Brasília, DF. [online]. Disponível em: <http://download.inep.gov.br/educacao_superior/enade/padrao_resposta/2017/Pad_Resp_Matematica_Licenciatura.pdf>. Acesso em: 12 jan. 2018.

_____. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. INEP. Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. ENADE. Provas e Gabaritos. Atualizada em 2 mar. 2020. [online]. Disponível em: http://inep.gov.br/educacao-superior/enade/provas-e-gabaritos. Acesso em 24 fev 2021.

_____. Lei nº. 10.861, de 14 de abril de 2004. Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES, e dá outras providências. Ministério da Educação. Secretaria do Ensino Superior. Diário Oficial [da República Federativa do Brasil], Brasília, DF, MEC, 2004, n. 72, p. 3-4. [online]. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/lei/l10.861.htm> Acesso em 10 abr. 2021.

_____. Resolução CNE/CP N. 2 de 20 dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Diário Oficial da União. DOU de 10 fev. 2020. Seção 1. P. 87-90. Brasília, DF: 2019. [online]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2019-pdf/135951-rcp002-19/file. Acesso em 14 maio 2021.

GEOGEBRA. Software de Matemática Dinâmica. [online]. Disponível em: geogebra.org. Acesso em 20 maio 2021.

GIL, A.C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

MAY, T. Pesquisa Documental: escavações e evidências. In: MAY, Tim. Pesquisa Social: questões, métodos e processos. Porto Alegre: Artmed, 2004.

MARCELO GARCIA, C. Formação de professores para uma mudança educativa. Porto, Portugal: Porto Editora Ltda., 1999.

PÉREZ GÓMEZ, Á. I. A aprendizagem escolar: da Didática operatória à reconstrução da cultura na sala de aula. In: SACRISTÁN, José Gimeno; PÉREZ GÓMEZ, Ángel I. Compreender e transformar o ensino. Trad. Ernani F. da Fonseca Rosa. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 1988.

VERGNAUD, G. A criança, a matemática e a realidade: problemas do ensino da matemática na escola elementar. Edição revisada. Trad. Maria Lucia Faria Moro. Curitiba: Ed da UFPR, 2014.

_____. (2012). A Matemática além dos números. Revista Pátio. Grupo A Educação. n. 13. Entrevista. [online]. Disponível em: <http://www.pucrs.br/ciencias/viali/tic_literatura/entrevistas/A%20matematica%20alem%20dos%20numeros.pdf>. Acesso em 12 abr. 2018.

_____. A trama dos campos conceituais na construção dos conhecimentos. Revista do GEMPA. n. 4. Porto Alegre, 1996, pp.10-19.

_____. La théorie des champs conceptuels. Recherches en Didactique des Mathématiques. V. 10. n. 23: La PenséeSauvage, éditions, 1990, pp.133-170.

_____. Multiplicative structures. In Hiebert, H. and Behr, M. (Eds.). Research Agenda in Mathematics Education. Number Concepts and Operations in the Middle rades. Hillsdale, N.J.: Lawrence Erlbaum, 1988. pp. 141-161.

_____. Teoria dos Campos Conceituais. In: Nasser, L. (Ed.) Anais...1. Seminário Internacional de Educação Matemática do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: 1993, pp. 1-26.

VERGNAUD, G. & MOREIRA M.A. O que é aprender? O iceberg da conceitualização. Teoria dos Campos Conceituais - TCC. Coleção Campos Conceituais, v.2. Organizadora Esther Pillar Grossi. Porto Alegre: GEEMPA, 2017.

Published

2022-06-17

How to Cite

Tatsch, K. J. S., Bisognin, E. ., & Isaia, S. M. de A. (2022). The national examination of student performance tests and the possibilities of articulations between knowledge. Educar Mais, 6, 621–636. https://doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2860