O exame nacional de desempenho dos estudantes e as possibilidades de articulações entre conhecimentos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2860

Palavras-chave:

Avaliação do Ensino Superior, Formação de Professores de Matemática, Teoria dos Campos Conceituais

Resumo

Neste artigo apresentam-se resultados de uma pesquisa que buscou analisar, à luz da Teoria dos Campos Conceituais, como questões discursivas de provas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), aplicadas a alunos de licenciatura em Matemática, possibilitaram articulações entre conhecimentos específicos e conhecimentos pedagógicos. Utilizou-se de uma abordagem qualitativa numa pesquisa do tipo documental sobre questões discursivas e respostas padrão do ENADE. Apresentam-se resultados de análises sobre duas questões que viabilizaram identificar possibilidades de explorar articulações entre conceitos que fazem parte dos campos conceituais que integram conhecimentos específicos e conhecimentos pedagógicos. Verificou-se, por meio do estudo, uma discreta intenção de verificar competências, nos professores de Matemática em formação inicial, para estabelecer articulações entre os conhecimentos e identifica-se a necessidade de intensificar essa prática como forma de contribuir para qualificar o processo avaliativo que tem seus propósitos voltados para o aperfeiçoamento da aprendizagem e dos cursos.

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Biografia do Autor

Karla Jaqueline Souza Tatsch, Universidade Franciscana - UFN

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Faculdade Imaculada Conceição, Mestrado em Ensino de Matemática pelo Centro Universitário Franciscano e Doutorado em Ensino de Matemática pela Universidade Franciscana. É professora de Matemática, em regime parcial, na Universidade Franciscana e na rede estadual do estado do Rio Grande do Sul.

Eleni Bisognin, Universidade Franciscana - UFN

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Santa Maria, Mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Doutorado em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro . É professora titular aposentada da Universidade Federal de Santa Maria e atualmente é professora do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Franciscana de Santa Maria, RS.

Silvia Maria de Aguiar Isaia, Universidade Franciscana - UFN

Possui Licenciatura em Filosofia (1973), mestrado em Filosofia (1981) pela Universidade Federal de Santa Maria e doutorado em Educação (1992) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professora adjunta do Centro Universitário Franciscano, atuando no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - PPGECIMAT (mestrado profissional, mestrado acadêmico e doutorado), pesquisador Produtividade em Pesquisa do CNPq, Nível 2. É também professora titular aposentada da Universidade Federal de Santa Maria, atuando, como voluntária, no Programa de Pós-Graduação em Educação (mestrado e doutorado), coordenadora da Rede Sul-brasileira de Pesquisadores em Educação Superior, coordenadora do Grupo de Pesquisa Trajetórias de Formação do CNPq. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Psicologia Educacional, Psicologia Cognitiva, Teorias de Aprendizagem, Psicologia do Desenvolvimento Humano, atuando principalmente nos seguintes temas: construção da docência, formação de professores, trajetórias de formação, desenvolvimento profissional docente, aprendizagem docente, aprendizagem discente, aprendizagem no ensino de ciências e matemática, tanto na Educação Básica quanto Superior.

Referências

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Publicado

2022-06-17

Como Citar

Tatsch, K. J. S., Bisognin, E. ., & Isaia, S. M. de A. (2022). O exame nacional de desempenho dos estudantes e as possibilidades de articulações entre conhecimentos . Revista Educar Mais, 6, 621–636. https://doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2860

Edição

Seção

Artigos