Panorama da Engenharia Didática em teses disponíveis no catálogo da capes: um olhar para a geometria (2001- 2019)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2796

Palavras-chave:

Abordagens metodológicas, Didática da Matemática, Engenharia Didática, Mapeamento, Teses

Resumo

Esta investigação objetiva mapear teses que utilizaram a Engenharia Didática como abordagem metodológica e que possuem como foco de estudo o campo da Geometria. Para tanto, utilizam-se princípios da pesquisa qualitativa bibliográfica do tipo mapeamento, o catálogo de teses e dissertações da Capes como repositório de busca, e “engenharia didática” como palavra-chave. Assim, identificou-se 588 trabalhos, sendo 69 de doutorado, compreendidos entre 1996 e 2021. Desses, 64 pertencem às grandes áreas Multidisciplinar e Ciências Humanas, sendo que 15 focam no campo da Geometria e estão compreendidos entre 2001 e 2019: dois nos primeiros anos 2000 e os demais na primeira década (2011-2019). A maioria das pesquisas busca abordar conceitos/conteúdos da Geometria euclidiana plana e da analítica, mas também são identificados da Geometria: espacial, sintética, linear, analítica plana, analítica vetorial e o nível em que foram desenvolvidas com mais frequência foi o Ensino Superior na Formação Inicial.

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Biografia do Autor

Juliana Gabriele Kiefer, Universidade Franciscana - UFN

Possui graduação em Matemática - Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) (2017), pós-graduação latu sensu em Metodologia do Ensino de Matemática pela Faculdade de Educação São Luís (2018) e Mestrado em Educação Matemática e Ensino de Física pela UFSM (2020). Doutoranda (2022) em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Franciscana (UFN).

Paola Aquino dos Santos, Universidade Franciscana - UFN

Doutoranda em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Franciscana (UFN), com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (CAPES). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Franciscana (2021), é Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Pampa (2017) e possui graduação em Bacharelado em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal do Pampa (2015).

Eleni Bisognin, Universidade Franciscana - UFN

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Santa Maria, Mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Doutorado em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro . É professora titular aposentada da Universidade Federal de Santa Maria e atualmente é professora do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Franciscana de Santa Maria, RS.

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Publicado

2022-06-01

Como Citar

Gabriele Kiefer, J., Aquino dos Santos, P. ., & Bisognin, E. (2022). Panorama da Engenharia Didática em teses disponíveis no catálogo da capes: um olhar para a geometria (2001- 2019). Revista Educar Mais, 6, 543–559. https://doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2796

Edição

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Artigos