Concepções das crianças da pré-escola em relação a fenômenos astronômicos

Autores

  • Laura Menezes Eskasinki Dummer Universidade Federal do Pampa
  • Guilherme Frederico Marranghello Universidade Federal do Pampa
  • Márcia Maria Lucchese Universidade Federal do Pampa

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.4.2020.1924

Palavras-chave:

Dia e noite, Fases da Lua, Estações do ano, Astronomia, Educação Infantil

Resumo

Este artigo tem como objetivo investigar a percepção espaço-temporal de crianças da pré-escola, através do trabalho de sala de aula relacionado aos fenômenos de dia/noite, fases da Lua e estações do ano. Para tanto, foram aplicados três cronogramas de entrevista, um para cada fenômeno, atividades de observação e registro do Sol e da Lua ao longo de seis meses e uma visita ao planetário. A metodologia de investigação utilizada foi mista, quanti e qualitativa, utilizando a fenomenografia como método de pesquisa e, como instrumentos para a coleta dos dados, foram utilizados registros audiovisuais das entrevistas, desenhos das crianças e anotações do diário de bordo da professora acerca das observações. A análise do diário e das entrevistas foi feita através da análise textual discursiva enquanto a análise dos desenhos dos alunos fez uso da teoria de Piaget sobre as fases do desenho infantil. Os resultados indicaram que o ensino da Astronomia deve ser cuidadosamente ajustado à faixa etária da Educação Infantil, se mostrando de suma importância, uma vez que as crianças já trazem consigo uma bagagem sobre estes fenômenos, associada à suas vivências diárias.

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Biografia do Autor

Laura Menezes Eskasinki Dummer, Universidade Federal do Pampa

Pedagogia, Mestrado em Ensino

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Publicado

2020-09-11

Como Citar

Menezes Eskasinki Dummer, L., Frederico Marranghello, G., & Lucchese, M. M. (2020). Concepções das crianças da pré-escola em relação a fenômenos astronômicos. Revista Educar Mais, 4(3), 553–576. https://doi.org/10.15536/reducarmais.4.2020.1924

Edição

Seção

Artigos