Astroquímica: promovendo a alfabetização científica através da contextualização
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.8.2024.3883Palavras-chave:
Alfabetização Científica, Aprendizagem Significativa, AstroquímicaResumo
Este trabalho tem como objetivo principal promover a alfabetização científica por meio do ensino de Química contextualizado na Astronomia, com o intuito de despertar o interesse dos alunos do ensino médio pela ciência. A Astronomia é uma ciência que pode exigir um conhecimento interdisciplinar, que desperta curiosidade e interesse e, ao inseri-la no ensino médio, visando a promoção da alfabetização científica, pode complementar o aprendizado e contribuir para a formação de cidadãos mais críticos e conscientes da importância da ciência na sociedade. Para atingir nosso objetivo foi produzido um livro digital que vem ao encontro do trabalho no qual busca apresentar tópicos relacionados a Química e a Astronomia para os alunos do ensino médio de forma integrada, contextualizada e fundamentada na Aprendizagem Significativa, permitindo assim uma compreensão mais ampla e significativa dos conceitos científicos. Os dados da pesquisa foram coletados através de Mapas Conceituais, Diários de Bordo e questionários, e posteriormente analisados utilizando a Análise de Conteúdo de Bardin. Essa metodologia permitiu identificar que os alunos apresentaram uma maior compreensão sobre as relações entre as ciências Química e Astronomia.
Downloads
Referências
AUSUBEL, David P. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa, 2003. Disponível em: https://www.uel.br/pos/ecb/pages/arquivos/Ausubel_2000_Aquisicao%20e%20retencao%20de%20conhecimentos.pdf Acesso em 22 de abril de 2024.
BRITO, B. W. D. C. S.; BRITO, L. T. S.; SALES, E. D. S. Ensino por investigação: uma abordagem didática no ensino de ciências e biologia. Revista Vivências em Ensino de Ciências, v. 2, n. 1, p. 54–60, 2018 Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/vivencias/article/view/238687 Acesso em 22 de abril de 2024.
CRUZ, V.L.G.; SOUSA, P.B.; SOUSA, L.M.; PASSOS, A.G.F.; LEAL, R.C. Extração do DNA da banana: aliando teoria e prática no ensino de ácidos nucleicos em Bioquímica. 10° Simpósio Brasileiro de Educação Química, Teresina - Pi, p. 1-1, 2012. Disponível em: https://www.abq.org.br/simpequi/2012/trabalhos/219-13358.html Acesso em 22 de abril de 2024.
DOS SANTOS, Fernanda Marsaro. Análise de conteúdo: a visão de Laurence Bardin. 2012.
DUQUE, Cleiciane Antunes; AGUIAR, Caroline Klesse; SILVA, Karinna Andressa; OLIVEIRA, Jean Carlos Soares; MORETTI, Roberta Lima. O sistema solar em escala: uma proposta pedagógica crítica para o ensino de ciências. CONEDU, 2016. p. 1-6. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2016/TRABALHO_EV056_MD4_SA18_ID6285_17082016193637.pdf. Acesso em 22 de abril de 2024.
FREITAS, Leandro Carlos Lima; COSTA, Wendel Lisboa; SITKO, Camila Maria; CHAGAS, Maria Liduína. RPG educacional para o ensino de Química, Física e Astronomia: a aventura estelar. Research, Society and Development, [s. l.], v. 10, ed. 11, p. 1 - 11, 2021. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/19670/17674. Acesso em 12 junho de 2024.
GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de Pesquisa. 1. ed. rev. Porto Alegre: UFRGS, 2009. 120 p. ISBN 978-85-386-0071-8. Disponível em: https://www.ufrgs.br/cursopgdr/downloadsSerie/derad005.pdf Acesso em 22 de abril de 2024.
GIORDAN, Marcelo. O papel da experimentação no ensino de ciências. Química nova na escola, v. 10, n. 10, p. 43-49, 1999. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc10/pesquisa.pdf Acesso em 22 de abril de 2024.
GOUW, Ana Maria Santos; BIZZO, Nelio Marco Vincenzo. A percepção dos jovens brasileiros sobre suas aulas de Ciências1. Educar em Revista, p. 277-292, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/R4rQtvkHhpZgLkhtbKVrR6J/?format=pdf Acesso em 22 de abril de 2024.
GUEDES, Sharon; MARRANGHELLO, Guilherme; KIMURA, Rafael. Aprendizagem Baseada em Equipes E Jogos Educacionais: Integrando a Física e a Química Através Da Astronomia. Revista ENCITEC. 10. 115. 10.31512/encitec.v10i3.3518, 2020, Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/346883885_APRENDIZAGEM_BASEADA_EM_EQUIPES_E_JOGOS_EDUCACIONAIS_INTEGRANDO_A_FISICA_E_A_QUIMICA_ATRAVES_DA_ASTRONOMIA Acesso em 10 de junho de 2024.
IDiverSE resourses. Disponível em: https://idiverse.eu/idiverse-resourses/ Acesso em 22 de abril de 2024.
Learning resources - science museum group. Disponível em: https://learning.sciencemuseumgroup.org.uk/learning-resources/ Acesso em 22 de abril de 2024.
MOREIRA, Marco Antonio. Aprendizagem Significativa Crítica. Disponível em: http://moreira.if.ufrgs.br/apsigcritport.pdf Acesso em 22 de abril de 2024.
MOREIRA, M. A. Unidades de Enseñanza Potencialmente Significativas – UEPS. Aprendizagem Significativa em Revista / Meaningful Learning Review, Porto Alegre, v. 1, n. 2, p.43-63. 2011. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/~moreira/UEPSport.pdf Acesso em 22 de abril de 2024.
MOREIRA, Marco Antonio. Mapas conceituais e aprendizagem significativa (concept maps and meaningful learning). Aprendizagem significativa, organizadores prévios, mapas conceituais, diagramas V e Unidades de ensino potencialmente significativas, v. 41, 2012. Disponível em: http://www.if.ufrgs.br/~moreira/mapasport.pdf. Acesso em 22 de abril de 2024.
MOREIRA, Marco Antonio. Pesquisa básica em educação em ciências: uma visão pessoal. Revista Chilena de Educación Científica, v. 3, n. 1, p. 10-17, 2004. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/~moreira/Pesquisa.pdf Acesso em 22 de abril de 2024.
NOVAK, Joseph D.; CAÑAS, Alberto J. A teoria subjacente aos mapas conceituais e como elaborá-los e usá-los. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/1298/944 Acesso em 22 de abril de 2024.
OLIVEIRA, Elane Santos de. Um olhar diferente para o universo: uso do planetário para o ensino de astroquímica. 2022. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Astronomia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022. Disponível em: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4547 . Acesso em 2 de maio de 2024.
PASTANA, V.G.S; TOLOSA, F.E.; SOUZA, J.P.I. Evolução Estelar: Uma Sequência Didática Envolvendo Astroquímica no 9° ano do Ensino Fundamental. In: 19° SIMPEQUI, 2022, S/l. IMPEQUI - 19° SIMPEQUI [...]. [S. l.: s. n.], 2022. Tema: Astroquímica, p. 1-1. Disponível em: https://www.abq.org.br/simpequi/2022/trabalhos/90/24277-22903.html. Acesso em 3 jun. 2024.
POZO, Juan Ignacio et al. A Solução de Problemas: aprender a resolver, resolver para aprender. Porto Alegre: ArtMed, 1998. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/6831/mod_resource/content/4/pozo-cap%201%20.pdf Acesso em 22 de abril de 2024.
SALCIDES, Patricia Ferreira; PRATA, Leonardo de Almeida. PROPOSTA DE UMA AULA INTERDISCIPLINAR DE QUÍMICA E ASTRONOMIA: ESPECTROSCOPIA. I Simpósio Nacional de Educação em Astronomia, Rio de Janeiro, p. 1 - 8, 2011. Disponível em: https://www.sab-astro.org.br/wp-content/uploads/2017/03/SNEA2011_TCP14.pdf. Acesso em 11 de junho de 2024
SASSERON, Lúcia Helena; DE CARVALHO, Anna Maria Pessoa. Alfabetização científica: uma revisão bibliográfica. Investigações em ensino de ciências, v. 16, n. 1, p. 59-77, 2011. Disponível em: http://143.54.40.221/index.php/ienci/article/view/246 Acesso em 22 de abril de 2024.
SOUZA, Nádia; BORUCHOVITCH, Evely (2010). Mapas conceituais: Estratégia de ensino/aprendizagem e ferramenta avaliativa. Educação em Revista, 26(3), 195-218. https://doi.org/10.1590/S0102-46982010000300010 Acesso em 22 de abril de 2024.
TAVARES, Romero. Construindo mapas conceituais. Ciências & cognição, v. 12, 2007. Disponível em: http://www.cienciasecognicao.org/pdf/v12/m347187.pdf Acesso em 22 de abril de 2024.
Vito Technology Inc. (2024). Star Walk [Aplicativo móvel]. Disponível em: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.vitotechnology.StarWalk2Free Acesso em 22 de abril de 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Jefferson Oliveira Pereira, Guilherme Frederico Marranghello
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Educar Mais, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Educar Mais é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.