Astroquímica: promovendo a alfabetização científica através da contextualização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.8.2024.3883

Palavras-chave:

Alfabetização Científica, Aprendizagem Significativa, Astroquímica

Resumo

Este trabalho tem como objetivo principal promover a alfabetização científica por meio do ensino de Química contextualizado na Astronomia, com o intuito de despertar o interesse dos alunos do ensino médio pela ciência. A Astronomia é uma ciência que pode exigir um conhecimento interdisciplinar, que desperta curiosidade e interesse e, ao inseri-la no ensino médio, visando a promoção da alfabetização científica, pode complementar o aprendizado e contribuir para a formação de cidadãos mais críticos e conscientes da importância da ciência na sociedade. Para atingir nosso objetivo foi produzido um livro digital que vem ao encontro do trabalho no qual busca apresentar tópicos relacionados a Química e a Astronomia para os alunos do ensino médio de forma integrada, contextualizada e fundamentada na Aprendizagem Significativa, permitindo assim uma compreensão mais ampla e significativa dos conceitos científicos. Os dados da pesquisa foram coletados através de Mapas Conceituais, Diários de Bordo e questionários, e posteriormente analisados utilizando a Análise de Conteúdo de Bardin. Essa metodologia permitiu identificar que os alunos apresentaram uma maior compreensão sobre as relações entre as ciências Química e Astronomia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jefferson Oliveira Pereira, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Graduado em Química Licenciatura, na Universidade Federal do Pampa Campus Bagé-RS. Participou como bolsista do projeto de extensão Capacitação para o uso de tecnologias da informação e comunicação no ensino. Também atuou como bolsista do planetário da Unipampa Campus Bagé e do programa de Residência Pedagógica. Atualmente mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC) da Unipampa Campus Bagé.

Guilherme Frederico Marranghello, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Possui graduação em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998), mestrado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) e doutorado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Fez pós-doutorado no Observatoire de la Côte d'Azur e no INPE. Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal do Pampa. Possui trabalhos nas áreas de física nuclear, astrofísica, gravitação, ensino de física e ensino de astronomia. Trabalha principalmente com a Divulgação e Popularização da Astronomia coordenando o projeto Astronomia para Todos. 

Referências

AUSUBEL, David P. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa, 2003. Disponível em: https://www.uel.br/pos/ecb/pages/arquivos/Ausubel_2000_Aquisicao%20e%20retencao%20de%20conhecimentos.pdf Acesso em 22 de abril de 2024.

BRITO, B. W. D. C. S.; BRITO, L. T. S.; SALES, E. D. S. Ensino por investigação: uma abordagem didática no ensino de ciências e biologia. Revista Vivências em Ensino de Ciências, v. 2, n. 1, p. 54–60, 2018 Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/vivencias/article/view/238687 Acesso em 22 de abril de 2024.

CRUZ, V.L.G.; SOUSA, P.B.; SOUSA, L.M.; PASSOS, A.G.F.; LEAL, R.C. Extração do DNA da banana: aliando teoria e prática no ensino de ácidos nucleicos em Bioquímica. 10° Simpósio Brasileiro de Educação Química, Teresina - Pi, p. 1-1, 2012. Disponível em: https://www.abq.org.br/simpequi/2012/trabalhos/219-13358.html Acesso em 22 de abril de 2024.

DOS SANTOS, Fernanda Marsaro. Análise de conteúdo: a visão de Laurence Bardin. 2012.

DUQUE, Cleiciane Antunes; AGUIAR, Caroline Klesse; SILVA, Karinna Andressa; OLIVEIRA, Jean Carlos Soares; MORETTI, Roberta Lima. O sistema solar em escala: uma proposta pedagógica crítica para o ensino de ciências. CONEDU, 2016. p. 1-6. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2016/TRABALHO_EV056_MD4_SA18_ID6285_17082016193637.pdf. Acesso em 22 de abril de 2024.

FREITAS, Leandro Carlos Lima; COSTA, Wendel Lisboa; SITKO, Camila Maria; CHAGAS, Maria Liduína. RPG educacional para o ensino de Química, Física e Astronomia: a aventura estelar. Research, Society and Development, [s. l.], v. 10, ed. 11, p. 1 - 11, 2021. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/19670/17674. Acesso em 12 junho de 2024.

GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de Pesquisa. 1. ed. rev. Porto Alegre: UFRGS, 2009. 120 p. ISBN 978-85-386-0071-8. Disponível em: https://www.ufrgs.br/cursopgdr/downloadsSerie/derad005.pdf Acesso em 22 de abril de 2024.

GIORDAN, Marcelo. O papel da experimentação no ensino de ciências. Química nova na escola, v. 10, n. 10, p. 43-49, 1999. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc10/pesquisa.pdf Acesso em 22 de abril de 2024.

GOUW, Ana Maria Santos; BIZZO, Nelio Marco Vincenzo. A percepção dos jovens brasileiros sobre suas aulas de Ciências1. Educar em Revista, p. 277-292, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/R4rQtvkHhpZgLkhtbKVrR6J/?format=pdf Acesso em 22 de abril de 2024.

GUEDES, Sharon; MARRANGHELLO, Guilherme; KIMURA, Rafael. Aprendizagem Baseada em Equipes E Jogos Educacionais: Integrando a Física e a Química Através Da Astronomia. Revista ENCITEC. 10. 115. 10.31512/encitec.v10i3.3518, 2020, Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/346883885_APRENDIZAGEM_BASEADA_EM_EQUIPES_E_JOGOS_EDUCACIONAIS_INTEGRANDO_A_FISICA_E_A_QUIMICA_ATRAVES_DA_ASTRONOMIA Acesso em 10 de junho de 2024.

IDiverSE resourses. Disponível em: https://idiverse.eu/idiverse-resourses/ Acesso em 22 de abril de 2024.

Learning resources - science museum group. Disponível em: https://learning.sciencemuseumgroup.org.uk/learning-resources/ Acesso em 22 de abril de 2024.

MOREIRA, Marco Antonio. Aprendizagem Significativa Crítica. Disponível em: http://moreira.if.ufrgs.br/apsigcritport.pdf Acesso em 22 de abril de 2024.

MOREIRA, M. A. Unidades de Enseñanza Potencialmente Significativas – UEPS. Aprendizagem Significativa em Revista / Meaningful Learning Review, Porto Alegre, v. 1, n. 2, p.43-63. 2011. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/~moreira/UEPSport.pdf Acesso em 22 de abril de 2024.

MOREIRA, Marco Antonio. Mapas conceituais e aprendizagem significativa (concept maps and meaningful learning). Aprendizagem significativa, organizadores prévios, mapas conceituais, diagramas V e Unidades de ensino potencialmente significativas, v. 41, 2012. Disponível em: http://www.if.ufrgs.br/~moreira/mapasport.pdf. Acesso em 22 de abril de 2024.

MOREIRA, Marco Antonio. Pesquisa básica em educação em ciências: uma visão pessoal. Revista Chilena de Educación Científica, v. 3, n. 1, p. 10-17, 2004. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/~moreira/Pesquisa.pdf Acesso em 22 de abril de 2024.

NOVAK, Joseph D.; CAÑAS, Alberto J. A teoria subjacente aos mapas conceituais e como elaborá-los e usá-los. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/1298/944 Acesso em 22 de abril de 2024.

OLIVEIRA, Elane Santos de. Um olhar diferente para o universo: uso do planetário para o ensino de astroquímica. 2022. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Astronomia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022. Disponível em: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4547 . Acesso em 2 de maio de 2024.

PASTANA, V.G.S; TOLOSA, F.E.; SOUZA, J.P.I. Evolução Estelar: Uma Sequência Didática Envolvendo Astroquímica no 9° ano do Ensino Fundamental. In: 19° SIMPEQUI, 2022, S/l. IMPEQUI - 19° SIMPEQUI [...]. [S. l.: s. n.], 2022. Tema: Astroquímica, p. 1-1. Disponível em: https://www.abq.org.br/simpequi/2022/trabalhos/90/24277-22903.html. Acesso em 3 jun. 2024.

POZO, Juan Ignacio et al. A Solução de Problemas: aprender a resolver, resolver para aprender. Porto Alegre: ArtMed, 1998. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/6831/mod_resource/content/4/pozo-cap%201%20.pdf Acesso em 22 de abril de 2024.

SALCIDES, Patricia Ferreira; PRATA, Leonardo de Almeida. PROPOSTA DE UMA AULA INTERDISCIPLINAR DE QUÍMICA E ASTRONOMIA: ESPECTROSCOPIA. I Simpósio Nacional de Educação em Astronomia, Rio de Janeiro, p. 1 - 8, 2011. Disponível em: https://www.sab-astro.org.br/wp-content/uploads/2017/03/SNEA2011_TCP14.pdf. Acesso em 11 de junho de 2024

SASSERON, Lúcia Helena; DE CARVALHO, Anna Maria Pessoa. Alfabetização científica: uma revisão bibliográfica. Investigações em ensino de ciências, v. 16, n. 1, p. 59-77, 2011. Disponível em: http://143.54.40.221/index.php/ienci/article/view/246 Acesso em 22 de abril de 2024.

SOUZA, Nádia; BORUCHOVITCH, Evely (2010). Mapas conceituais: Estratégia de ensino/aprendizagem e ferramenta avaliativa. Educação em Revista, 26(3), 195-218. https://doi.org/10.1590/S0102-46982010000300010 Acesso em 22 de abril de 2024.

TAVARES, Romero. Construindo mapas conceituais. Ciências & cognição, v. 12, 2007. Disponível em: http://www.cienciasecognicao.org/pdf/v12/m347187.pdf Acesso em 22 de abril de 2024.

Vito Technology Inc. (2024). Star Walk [Aplicativo móvel]. Disponível em: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.vitotechnology.StarWalk2Free Acesso em 22 de abril de 2024.

Downloads

Publicado

2024-06-29

Como Citar

Oliveira Pereira, J., & Frederico Marranghello, G. . (2024). Astroquímica: promovendo a alfabetização científica através da contextualização . Revista Educar Mais, 8, 431–451. https://doi.org/10.15536/reducarmais.8.2024.3883

Edição

Seção

Artigos