Análise de 4 sessões apresentadas no planetário da UNIPAMPA: Alfabetização Científica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.4.2020.1886

Palavras-chave:

Educação Científica, Representações da Ciência e Tecnologia, Centros e Museus de Ciência.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo avaliar a possível contribuição de quatro sessões de planetário para o processo de alfabetização científica. Para desenvolver esta análise, adaptamos e utilizamos os indicadores de alfabetização científica, inicialmente utilizados para avaliar exposições. O uso desta ferramenta permite que diferentes aspectos sejam identificados dentro de uma sessão de planetário e, assim, o planetário possa escolher sessões voltadas à alfabetização científica. Das quatro sessões avaliadas, encontramos uma sessão que se destaca com a presença dos indicadores enquanto outra sessão se destaca pela ausência quase completa dos mesmos. Ainda, o Indicador Científico apareceu em todas as sessões enquanto o Indicador Institucional praticamente não apareceu.

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Biografia do Autor

Milena Galvani Rodrigues de Almeida

Licenciada em Ciências Biológicas pela UEPG (2018) e Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da UNIPAMPA.

Guilherme Frederico Marranghello

Professor da Unipampa, Campus Bagé. Diretor do Planetário da Unipampa

Pedro Fernando Teixeira Dorneles

Professor associado da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), campus Bagé. Docente dos cursos de Licenciatura em Física, Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Mestrado Acadêmico em Ensino.

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Publicado

2020-09-08

Como Citar

Galvani Rodrigues de Almeida, M., Frederico Marranghello, G., & Teixeira Dorneles, P. F. (2020). Análise de 4 sessões apresentadas no planetário da UNIPAMPA: Alfabetização Científica. Revista Educar Mais, 4(3), 481–499. https://doi.org/10.15536/reducarmais.4.2020.1886

Edição

Seção

Artigos