Contribuições de Bachelard para a Educação Infantil: sequência de ensino investigativa aplicada a crianças de 2 a 4 anos
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2717Palavras-chave:
Epistemologia Bachelardiana, Obstáculos epistemológicos, Obstáculos pedagógicos, Filosofia do nãoResumo
O exercício da docência em Educação Infantil, na contemporaneidade requer uma postura investigativa relacionada à adoção de novas metodologias, o trabalho apresenta algumas das contribuições de Bachelard para esta perspectiva. Apresenta por objetivo geral refletir sobre as ideias do filósofo Gaston Bachelard, extraindo suas contribuições respectivas à produção do conhecimento, nos primeiros anos da Educação Infantil, considerando a epistemologia, a visão da Ciência e a evolução. O estudo conclui que para uma eficaz alfabetização científica da criança é preciso uma investigação de como se dá a construção do conhecimento científico infantil dentro e fora da escola. Nesta concepção para o eficaz Ensino da Ciência há necessidade de superação de obstáculos epistemológicos, sendo o caminho para esta superação a inserção de variáveis ambientais à dinâmica de ensino (compreendendo, sobretudo as relações destas variáveis com as vertentes de estudo), ou seja, a teoria bachelardiana considera por essência do método investigativo a produção do conhecimento de forma relevante e dentro dessa premissa, contribui valorizando o não e, sobretudo os conhecimentos que a criança traz consigo.
Downloads
Referências
BRASIL, Base Nacional Comum Curricular. Educação é a base. Ministério da Educação. Secretaria Executiva. Secretaria de Educação Básica. Conselho Nacional de Educação. Produção Editorial: Fundação Carlos Alberto Vanzolini. s/d. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf Acesso em 20 out. 2021.
CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. O Ensino de Ciências e a Proposição de Sequências de Ensino Investigativas. Plataforma USP. e-Disciplinas. Moodle da USP. Disciplinas da USP. Ambiente Virtual de Apoio à Graduação e Pós-Graduação. 2012.
CARVALHO, Anna Maria Pessoa de (Org.). O Ensino de Ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning. 2013.
GOI, Maria Elisângela Jappe; SANTOS, Flávia Maria Teixeira dos. Contribuições de Jerome Bruner: aspectos psicológicos relacionados à resolução de problemas na formação de professores de ciências da natureza. Ciências & Cognição; Vol 23(2) 315-332, 2018. Disponível em: http://www.cienciasecognicao.org/revista/index.php/cec/article/view/1477/pdf_124 Acesso em 29 set. 2021.
LIMA, Marcos Antônio Martins; MARINELLI, Marcos. A epistemologia de Gaston Bachelard: uma ruptura com as filosofias do imobilismo. Revista de Ciências Humanas, Florianópolis, volume 45, Número 2, p. 393-406, outubro de 2011. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revistacfh/article/view/2178-4582.2011v45n2p393/22358 Acesso em 15 set. 2021.
EPIFÂNEO MACHADO, Júlio César. Indicadores de aprendizagem da morfodinâmica. (tese de doutorado) Orientadora Sônia Maria Vanzella Castellar, Programa de Pós-graduação Educação Científica, Matemática e tecnológica. Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo - USP, 2019. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48136/tde-03122019-174446/pt-br.php Acesso em 24 set. 2021.
KOEPPE, Cleise Helen Botelho. Formando Espíritos Científicos: epistemologia Bachelardiana aplicada ao ensino de ciências na Educação Básica de Florianópolis – SC. Porto Alegre / RS, 2020, 170f. Tese de doutorado (Doutor em Educação e Ciências) Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências Instituto de Ciência Básicas da Saúde – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre/RS, 2020.
MASSONIR, Neusa Teresinha. Epistemologias do século XX / Neusa Teresinha Massonir – Porto Alegre : UFRGS, Instituto de Física, Programa da Pós- Graduação em Ensino de Física, 2005.
SNYDERS, G. A Alegria na escola. São Paulo: Manole, 1988.
TADIELLO, Rafaela Bressan. Sequência de ensino investigativa e práticas laboratoriais: novos olhares sobre o ensino de ciências. (dissertação de mestrado) Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências. Porto Alegre, 2020. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/210795 Acesso em: 20 out. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Adriana Mello Almeida Martins, Márcia Lucchese
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Educar Mais, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Educar Mais é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.