Contribuições de Bachelard para a Educação Infantil: sequência de ensino investigativa aplicada a crianças de 2 a 4 anos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2717

Palavras-chave:

Epistemologia Bachelardiana, Obstáculos epistemológicos, Obstáculos pedagógicos, Filosofia do não

Resumo

O exercício da docência em Educação Infantil, na contemporaneidade requer uma postura investigativa relacionada à adoção de novas metodologias, o trabalho apresenta algumas das contribuições de Bachelard para esta perspectiva. Apresenta por objetivo geral refletir sobre as ideias do filósofo Gaston Bachelard, extraindo suas contribuições respectivas à produção do conhecimento, nos primeiros anos da Educação Infantil, considerando a epistemologia, a visão da Ciência e a evolução. O estudo conclui que para uma eficaz alfabetização científica da criança é preciso uma investigação de como se dá a construção do conhecimento científico infantil dentro e fora da escola. Nesta concepção para o eficaz Ensino da Ciência há necessidade de superação de obstáculos epistemológicos, sendo o caminho para esta superação a inserção de variáveis ambientais à dinâmica de ensino (compreendendo, sobretudo as relações destas variáveis com as vertentes de estudo), ou seja, a teoria bachelardiana considera por essência do método investigativo a produção do conhecimento de forma relevante e dentro dessa premissa, contribui valorizando o não e, sobretudo os conhecimentos que a criança traz consigo.

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Biografia do Autor

Adriana Mello Almeida Martins, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Licenciada em Língua Portuguesa e Língua Espanhola e Mestranda Ensino de Ciências e Matemática na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Professora da rede municipal de Bagé/RS.

Márcia Lucchese, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Possui graduação em Bacharelado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000), mestrado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002) e doutorado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). Atualmente é professora associada da Universidade Federal do Pampa. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física da Matéria Condensada. Atualmente está atuando na formação de professores na área de ensino de ciências e Coordena o Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências. Trabalha com a identificação de Meninas na Área das Exatas. Possui dois filhos pequenos com direito a duas licenças maternidades.

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Publicado

2022-03-14

Como Citar

Mello Almeida Martins, A., & Lucchese, M. M. (2022). Contribuições de Bachelard para a Educação Infantil: sequência de ensino investigativa aplicada a crianças de 2 a 4 anos. Revista Educar Mais, 6, 247–254. https://doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2717

Edição

Seção

Artigos