Força e movimento: concepções alternativas no Ensino Superior
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.3.2019.173-191.1483Palavras-chave:
Concepções alternativas. Acadêmicos de Engenharia. Força e movimento.Resumo
Quando se trata da disciplina de Física, são evidentes as dificuldades dos estudantes (Pérez, Rosa & Darroz, 2012), que, geralmente, apresentam conceitos construídos por experiências cotidianas em desacordo com a comunidade acadêmica (Carvalho, Vannuchi, Barros, Gonçalves & Rey, 2007). Diante disso, o presente trabalho expõe os resultados de uma investigação, de natureza qualitativa, que visou identificar se estudantes de Engenharia apresentam falhas conceituais relacionadas ao tópico força e movimento. Para a coleta de dados, utilizou-se um instrumento elaborado e validado por Silveira, Moreira e Axt (1989), e a interpretação dos resultados se deu mediante análises estatísticas. Os resultados demonstram que os participantes apresentam concepções alternativas na interpretação de situações que inter-relacionam força e movimento e força resultante e aceleração.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Educar Mais, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Educar Mais é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.