Força e movimento: concepções alternativas no Ensino Superior

Autores

  • Miguel Faccio Licenciado em Física - UPF
  • Luiz Marcelo Darroz UPF
  • Cleci Teresinha Werner da Rosa Doutora em Educação Científica e Tecnológica
  • Wilson Leandro Krummenauer Faculdade de Tecnologia (Ftec)

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.3.2019.173-191.1483

Palavras-chave:

Concepções alternativas. Acadêmicos de Engenharia. Força e movimento.

Resumo

Quando se trata da disciplina de Física, são evidentes as dificuldades dos estudantes (Pérez, Rosa & Darroz, 2012), que, geralmente, apresentam conceitos construídos por experiências cotidianas em desacordo com a comunidade acadêmica (Carvalho, Vannuchi, Barros, Gonçalves & Rey, 2007). Diante disso, o presente trabalho expõe os resultados de uma investigação, de natureza qualitativa, que visou identificar se estudantes de Engenharia apresentam falhas conceituais relacionadas ao tópico força e movimento. Para a coleta de dados, utilizou-se um instrumento elaborado e validado por Silveira, Moreira e Axt (1989), e a interpretação dos resultados se deu mediante análises estatísticas. Os resultados demonstram que os participantes apresentam concepções alternativas na interpretação de situações que inter-relacionam força e movimento e força resultante e aceleração.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Marcelo Darroz, UPF

Doutor em Educação em Ciências (UFRGS). Mestre em Ensino de Física. Especialista em Física. Graduado em MATEMÁTICA LP. Atualmente é professor da Universidade de Passo Fundo e coordenador do curso de Física da Universidade de Passo Fundo. Também é professor de física da Escola Redentorista Instituto Menino Deus e no Colégio Notre Dame Passo Fundo. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de física, astronomia, aprendizagem significativa, formação de professores e ensino de ciências na educação básica.

Cleci Teresinha Werner da Rosa, Doutora em Educação Científica e Tecnológica

Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - UPF

Wilson Leandro Krummenauer, Faculdade de Tecnologia (Ftec)

Doutor em Educação em Ciências

Downloads

Publicado

2019-07-28

Como Citar

Faccio, M., Darroz, L. M., Rosa, C. T. W. da, & Krummenauer, W. L. (2019). Força e movimento: concepções alternativas no Ensino Superior. Revista Educar Mais, 3(2), 173–191. https://doi.org/10.15536/reducarmais.3.2019.173-191.1483

Edição

Seção

Artigos