Motivação extrínseca em relação à aprendizagem Matemática no Ensino Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2602

Palavras-chave:

Dimensão afetiva, incentivo, sentimento

Resumo

A motivação pode ser entendida como um ensejo que influencia o sujeito a adotar determinados comportamentos, e pode ter origem intrínseca ou extrínseca ao sujeito. O presente estudo visa identificar a presença da motivação extrínseca em relação à aprendizagem matemática, constructo que apresenta importância frente a cenários em que o indivíduo não apresenta motivação intrínseca, tendo em vista seu caráter utópico. Participaram da pesquisa 361 estudantes de duas escolas públicas do município de Passo Fundo – RS, que responderam a um questionário baseado em outros já validados. Os resultados permitem identificar a motivação extrínseca, principalmente nas respostas que envolvem a importância das notas e de vantagens em se aprender matemática que não o próprio processo e conhecimento construído.

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Biografia do Autor

Julia Nunes Pacheco, Universidade de Passo Fundo - UPF

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo, RS. Especialista em Linguagens e Tecnologias na Educação, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul). Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade de Passo Fundo.

Cleci Werner da Rosa, Universidade de Passo Fundo - UPF

Graduação em Matemática-com habilitação em Física pela Universidade de Passo Fundo, Mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo, Doutorado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina, Pós-Doutorado pela Universidade de Burgos, Espanha, Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática.

Luiz Marcelo Darroz, Universidade de Passo Fundo - UPF

Graduação em Matemática pela Universidade de Passo Fundo, Graduação em Física pela Universidade Federal de Santa Maria, Mestrado em Ensino de Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Doutor em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática.

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Publicado

2021-09-13

Como Citar

Pacheco, J. N., da Rosa, C. W., & Darroz, L. M. (2021). Motivação extrínseca em relação à aprendizagem Matemática no Ensino Fundamental . Revista Educar Mais, 5(5), 1159–1170. https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2602

Edição

Seção

Artigos