Força e movimento: concepções alternativas no Ensino Superior

Autores/as

  • Miguel Faccio Licenciado em Física - UPF
  • Luiz Marcelo Darroz UPF
  • Cleci Teresinha Werner da Rosa Doutora em Educação Científica e Tecnológica
  • Wilson Leandro Krummenauer Faculdade de Tecnologia (Ftec)

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.3.2019.173-191.1483

Palabras clave:

Concepções alternativas. Acadêmicos de Engenharia. Força e movimento.

Resumen

Quando se trata da disciplina de Física, são evidentes as dificuldades dos estudantes (Pérez, Rosa & Darroz, 2012), que, geralmente, apresentam conceitos construídos por experiências cotidianas em desacordo com a comunidade acadêmica (Carvalho, Vannuchi, Barros, Gonçalves & Rey, 2007). Diante disso, o presente trabalho expõe os resultados de uma investigação, de natureza qualitativa, que visou identificar se estudantes de Engenharia apresentam falhas conceituais relacionadas ao tópico força e movimento. Para a coleta de dados, utilizou-se um instrumento elaborado e validado por Silveira, Moreira e Axt (1989), e a interpretação dos resultados se deu mediante análises estatísticas. Os resultados demonstram que os participantes apresentam concepções alternativas na interpretação de situações que inter-relacionam força e movimento e força resultante e aceleração.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luiz Marcelo Darroz, UPF

Doutor em Educação em Ciências (UFRGS). Mestre em Ensino de Física. Especialista em Física. Graduado em MATEMÁTICA LP. Atualmente é professor da Universidade de Passo Fundo e coordenador do curso de Física da Universidade de Passo Fundo. Também é professor de física da Escola Redentorista Instituto Menino Deus e no Colégio Notre Dame Passo Fundo. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de física, astronomia, aprendizagem significativa, formação de professores e ensino de ciências na educação básica.

Cleci Teresinha Werner da Rosa, Doutora em Educação Científica e Tecnológica

Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - UPF

Wilson Leandro Krummenauer, Faculdade de Tecnologia (Ftec)

Doutor em Educação em Ciências

Publicado

2019-07-28

Cómo citar

Faccio, M., Darroz, L. M., Rosa, C. T. W. da, & Krummenauer, W. L. (2019). Força e movimento: concepções alternativas no Ensino Superior. Educar Mais, 3(2), 173–191. https://doi.org/10.15536/reducarmais.3.2019.173-191.1483

Número

Sección

Artículos