Metacognição e o estudo de Língua Inglesa como língua adicional: uma revisão bibliográfica
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.4.2020.338-355.1881Palavras-chave:
Estratégias metacognitivas, Ensino-aprendizagem, Estado do conhecimento.Resumo
O estudo parte do entendimento da importância do uso de estratégias de aprendizagem associadas ao ensino de língua inglesa, como forma de qualificar a aprendizagem. Dentro dessas estratégias e como recorte do estudo, a investigação se ocupa de analisar as de natureza metacognitivas. Diante desse cenário, tem-se como objetivo mapear teses e dissertações associadas à presença da metacognição como recurso de aprendizagem em língua inglesa de modo a identificar as principais características. A investigação tomou como referência o banco de teses e dissertações da Capes, identificando uma tese e dez dissertações. Tais estudos são listados, descritos e analisados de modo a identificar a existência de um reduzido número de trabalhos na temática; ênfase em pesquisas empíricas de abordagem qualitativa e envolvendo; predomínio do uso de questionários como instrumento de coleta de dados; impossibilidade de identificar focos ou grupos de pesquisa; e, distribuição dos estudos por nove instruções de ensino superior e em dez programas de pós-graduação distintos. Além disso, o estudo identificou que a metacognição tem sido estudada a partir do uso de estratégias de ensino e aprendizagem.
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