Condiciones de acceso a TDIC e internet en las escuelas públicas del estado de RS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.7.2023.3071

Palabras clave:

TDIC, Enseñanza de las ciencias, Formación de profesores, COVID-19, Ciéncias de la Naturaleza

Resumen

El artículo presenta comprensiones sobre las condiciones de acceso a internet y Tecnologías Digitales de Información y Comunicación (TDIC) en la visión de docentes del área de Ciencias Naturales en el Estado de Rio Grande do Sul. A partir de un estudio de diagnóstico, con enfoque cualitativo y cuantitativo, se recogieron las percepciones de 35 profesores de escuelas públicas de RS durante el primer semestre de 2022 con relación a posibles cambios en las condiciones de acceso a TDIC e internet en el contexto escolar / red escolar durante la pandemia. Los resultados indican un incremento en la disponibilidad de acceso a la web y plataformas digitales en la escuela desde el momento de la Pandemia. También se señala que aún existen limitaciones en el contexto educativo, tales como: la falta de calidad de la red wifi; el no acceso de los estudiantes a la plataforma; la no disponibilidad de programas y software para los docentes; falta de formación en la escuela de estudiantes y docentes con un enfoque en el uso adecuado de las TIC en las actividades de enseñanza y aprendizaje.

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Biografía del autor/a

Valmir Heckler, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutor em Educação em Ciências pelo PPG Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Mestre em Ensino de Física pelo IF da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), especialista em Administração de Recursos Humanos, Licenciado em Ciências: Habilitação em Física e Matemática. Possui experiência profissional no Ensino de Ciências na Educação Básica, Ensino Superior, Gestão de Curso de graduação e Pós-graduação. Atua como professor no Programa de Educação em Ciências (PPGEC/FURG) e está coordenador no Programa de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) Polo_21_FURG. Docente da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) na área de Ensino de Física e Educação a Distância. Líder do grupo de pesquisa CIEFI - Comunidade de Indagação em Ensino de Física Interdisciplinar, tem como temáticas principais de Pesquisa: TIC na Educação em Ciências; Educação a Distância (EaD), pesquisa-formação online de professores, Experimentação em Ciências, Indagação online, Projetos investigativos na Escola.

Hebert Elias Lobo Sosa, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Professor visitante na  Universidade Federal do Rio Grande (FURG - Instituto de Educação), no PPGEC - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Química da Vida e Saúde. Possui Doutorado em Educação pela Universidad de Los Andes (ULA - Venezuela), Mestrado em Ciências Aplicadas (Física) pela  Universidad del Zulia (LUZ - Venezuela), Especialização em Ensino da Educação Superior pela Universidade del Zulia (LUZ) e graduação em Engenharia Civil pela Universidad de Los Andes (ULA - Venezuela) . Professor Titular (aposentado) da Universidade de Los Andes (ULA - Venezuela) da área de Física, Departamento de Física e Matemática, Núcleo Universitário "Rafael Rangel" (NURR).

Isabel Rocha Bacelo, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutoranda em Educação em Ciências pelo PPG Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Mestra em Educação em Ciências pelo PPG Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Especialista em Gestão de Polos pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Especialista em Ecologia Urbana pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e técnica em Biocombustíveis pelo IFSul/ CAVG. Atualmente é membro dos grupos de pesquisa Comunidade de Indagação em Ensino de Física Interdisciplinar (CIEFI/FURG) e Rede de Estudos e Pesquisas sobre Interdisciplinaridade na Educação (INTERAÇÃO/FURG). Cursista da Especialização em Ensino de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental - Ciência é 10, pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Atua como professora de Biologia da Escola Estadual de Educação Básica Manoel Vicente do Amaral; professora de Biologia e Ciências na Escola Municipal de Educação Básica Bernardo Arriada no município de Santa Vitória do Palmar/RS.

Adriana Silva de Souza, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Possui graduação em Ciências Licenciatura Plena - habilitação em Biologia pela Universidade Federal do Rio Grande (1998) e graduação em Pedagogia 2ª Licenciatura pelo Centro Universitário Internacional (2019). Professora - PROCERGS - Cia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Biologia Geral e Ciências. Possui Especialização em Ecologia Aquática Costeira (FURG), Especialização em Mídia em Educação (FURG), Especialização em Organização Pedagógica - Supervisão Escolar pelo Centro Universitário Internacional.

Edilson da Silva Torma, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Mestre em Ensino de Física pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), com graduação em Física - Licenciatura . Tem experiência na área de educação em Física, com ênfase em Física. Possui Pós-graduação em Educação Ambiental pela Instituição Barão de Mauá.

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Publicado

2023-01-02

Cómo citar

Heckler, V., Lobo Sosa, H. E. ., Bacelo, I. R. ., Souza, A. S. de ., & Torma, E. da S. (2023). Condiciones de acceso a TDIC e internet en las escuelas públicas del estado de RS. Educar Mais, 7, 82–94. https://doi.org/10.15536/reducarmais.7.2023.3071

Número

Sección

Artículos