Conditions of access to TDIC and the internet in public schools in the state of RS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.7.2023.3071

Keywords:

DICT, Science Teaching, Teacher Formation, Covid-19, Nature Sciences

Abstract

The article presents understandings about the conditions of access to the internet and Digital Information and Communication Technologies (DICT) in the view of teachers in the area of ​​Natural Sciences in the State of Rio Grande do Sul. From a diagnostic study, with a qualitative and quantitative approach, the perceptions of 35 teachers from public schools in RS were collected over the first half of 2022 in relation to possible changes in the conditions of access to DICT and the internet in the school context /school network during the pandemic. The results indicate an increase in the availability of access to the web and digital platforms at school from the moment of the Pandemic. It is also pointed out that there are still limitations in the educational context, such as: the lack of quality of the wifi network; the non-access of students to the platform; the non-availability of programs and software to teachers; lack of training at school for students and teachers with a focus on the proper use of DICT in teaching and learning activities.

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Author Biographies

Valmir Heckler, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutor em Educação em Ciências pelo PPG Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Mestre em Ensino de Física pelo IF da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), especialista em Administração de Recursos Humanos, Licenciado em Ciências: Habilitação em Física e Matemática. Possui experiência profissional no Ensino de Ciências na Educação Básica, Ensino Superior, Gestão de Curso de graduação e Pós-graduação. Atua como professor no Programa de Educação em Ciências (PPGEC/FURG) e está coordenador no Programa de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) Polo_21_FURG. Docente da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) na área de Ensino de Física e Educação a Distância. Líder do grupo de pesquisa CIEFI - Comunidade de Indagação em Ensino de Física Interdisciplinar, tem como temáticas principais de Pesquisa: TIC na Educação em Ciências; Educação a Distância (EaD), pesquisa-formação online de professores, Experimentação em Ciências, Indagação online, Projetos investigativos na Escola.

Hebert Elias Lobo Sosa, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Professor visitante na  Universidade Federal do Rio Grande (FURG - Instituto de Educação), no PPGEC - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Química da Vida e Saúde. Possui Doutorado em Educação pela Universidad de Los Andes (ULA - Venezuela), Mestrado em Ciências Aplicadas (Física) pela  Universidad del Zulia (LUZ - Venezuela), Especialização em Ensino da Educação Superior pela Universidade del Zulia (LUZ) e graduação em Engenharia Civil pela Universidad de Los Andes (ULA - Venezuela) . Professor Titular (aposentado) da Universidade de Los Andes (ULA - Venezuela) da área de Física, Departamento de Física e Matemática, Núcleo Universitário "Rafael Rangel" (NURR).

Isabel Rocha Bacelo, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutoranda em Educação em Ciências pelo PPG Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Mestra em Educação em Ciências pelo PPG Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Especialista em Gestão de Polos pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Especialista em Ecologia Urbana pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e técnica em Biocombustíveis pelo IFSul/ CAVG. Atualmente é membro dos grupos de pesquisa Comunidade de Indagação em Ensino de Física Interdisciplinar (CIEFI/FURG) e Rede de Estudos e Pesquisas sobre Interdisciplinaridade na Educação (INTERAÇÃO/FURG). Cursista da Especialização em Ensino de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental - Ciência é 10, pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Atua como professora de Biologia da Escola Estadual de Educação Básica Manoel Vicente do Amaral; professora de Biologia e Ciências na Escola Municipal de Educação Básica Bernardo Arriada no município de Santa Vitória do Palmar/RS.

Adriana Silva de Souza, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Possui graduação em Ciências Licenciatura Plena - habilitação em Biologia pela Universidade Federal do Rio Grande (1998) e graduação em Pedagogia 2ª Licenciatura pelo Centro Universitário Internacional (2019). Professora - PROCERGS - Cia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Biologia Geral e Ciências. Possui Especialização em Ecologia Aquática Costeira (FURG), Especialização em Mídia em Educação (FURG), Especialização em Organização Pedagógica - Supervisão Escolar pelo Centro Universitário Internacional.

Edilson da Silva Torma, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Mestre em Ensino de Física pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), com graduação em Física - Licenciatura . Tem experiência na área de educação em Física, com ênfase em Física. Possui Pós-graduação em Educação Ambiental pela Instituição Barão de Mauá.

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Published

2023-01-02

How to Cite

Heckler, V., Lobo Sosa, H. E. ., Bacelo, I. R. ., Souza, A. S. de ., & Torma, E. da S. (2023). Conditions of access to TDIC and the internet in public schools in the state of RS. Educar Mais, 7, 82–94. https://doi.org/10.15536/reducarmais.7.2023.3071