Mídias digitais no ensino de Biologia nas comunicações do ENEBIO: interação, diálogo e escuta

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.9.2025.4068

Palavras-chave:

Tecnologias Digitais, Pesquisa Qualitativa, Protagonismo, Interatividade, Biologia

Resumo

O artigo investiga o uso de mídias digitais no ensino de Biologia com base nas comunicações apresentadas nas edições V, VI, VII e VIII do Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO), adotando uma abordagem qualitativa documental fundamentada na Análise Textual Discursiva (ATD). Foram analisados 41 trabalhos, organizados em unidades de significado, resultando em duas categorias finais emergentes: Categoria A – A interação com diálogo e a escuta promovem autonomia e protagonismo dos estudantes, e Categoria B – Comunicação com os registros e produções dos estudantes. O texto foca no recorte da análise emergente da Categoria A. As mídias digitais, como vídeos, músicas, jogos e plataformas interativas, mostraram-se eficazes na promoção de aulas mais dinâmicas, favorecendo a interatividade e a autonomia dos alunos. As evidências destacam que o uso dessas ferramentas pode aproximar os estudantes das atividades e das linguagens dos conteúdos e temáticas do Ensino de Biologia. No entanto, desafios como a falta de infraestrutura adequada e a necessidade de formação docente para o uso eficaz dessas tecnologias também foram ressaltados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lorena Pintanel Espinoza, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Licenciada em Biologia pela Universidade Federal do Rio Grande. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências - PPGEC FURG.

Valmir Heckler, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutor em Educação em Ciências, Mestre em Ensino de Física, Licenciado em Ciências: Habilitação em Física e Matemática. Possui experiência profissional no Ensino de Ciências na Educação Básica e Ensino Superior, atuando em atividades educativas presenciais e online. Atualmente é professor/pesquisador do Programa de Educação em Ciências (PPGEC) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Membro Pesquisador vinculado a Rede de Saberes Articulando Ciência, Criatividade e Imaginação (SACCI). Líder do grupo de pesquisa CIEFI - Comunidade de Indagação em Ensino de Física Interdisciplinar e vice-líder do Grupo de Pesquisa CEAMECIM - Comunidades Aprendentes em Educação Ambiental, Ciências e Matemática. Tem como temáticas principais de Pesquisa: TIC na Educação em Ciências; Educação Online, Pesquisa-formação Online COM Professores, Análise Textual Discursiva (ATD), Experimentação em Ciências, Indagação Dialógica Online, Comunidades de Indagação, Investigação no contexto educativo.

Referências

ANTUNES, Kate Francisca Da Silva. Os Benefícios Do Uso Pedagógico Dos Recursos Audiovisuais Em Sala De Aula, Segundo Os Estudantes Do Centro De Ensino Médio 804 Do Recanto Das Emas. Brasília, 2015. Monografia (Graduação) – Centro De Formação Continuada De Professores, Universidade De Brasília, 2015.

BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. A Pesquisa Qualitativa Olhada Para Além Dos Seus Procedimentos. 1ª Ed. São Paulo, Cortez Editora, 2011, P. 11-28.

CÂMARA DOS DEPUTADOS. Comissão De Educação Aprova Projeto Que Proíbe Uso De Celular Em Escolas. Câmara Notícias, 2024. Disponível Em: Https://Www.Camara.Leg.Br/Noticias/1106874-Comissao-De-Educacao-Aprova-Projeto-Que-Proibe-Uso-De-Celular-Em-Escolas. Acesso Em: 17 Jun. 2024.

CELLARD, André. Análise Documental. In: POUPART, Jean; DESLAURIES, Jeanpierre; GROULX, Lionel-H; LAPERRIÈRE, Anne; MAYER, Robert; PIRES, Álvaro. A Pesquisa Qualitativa: Enfoques Epistemológicos E Metodológicos. Rio De Janeiro, Vozes, 3. Ed., 2012, P. 295-316

COUTINHO, Gustavo Leuzinger. A Era Dos Smartphones: Um Estudo Exploratório Sobre O Uso Dos Smartphones No Brasil. Brasília: Unb, 2014. Monografia, Faculdade De Comunicação, Universidade De Brasília, 2014.

DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ, Michèle; SCHNEUWLY, Bernard. Sequências Didáticas Para O Oral E A Escrita: Apresentação De Um Procedimento. [Online] Disponível Em Https://Edisciplinas.Usp.Br/Pluginfile.Php/5794503/Mod_Resource/Content/1/Dolz%3b%20noverraz%3b%20schneuwly.%20sequ%C3%Aancias%20did%C3%A1ticas%20para%20o%20oral%20e%20para%20a%20escrita%20apresenta%C3%A7%C3%A3o%20de%20um%20procedimento.Pdf . Acesso Em 02 De Outubro De 2024.

FARIA, Márcia Nunes. A Música, Fator Importante Na Aprendizagem. Assis Chateaubriand: Unimeo, 2001. Monografia, União Educacional Do Médio Oeste Paranaense, Centro Técnico-Educacional Superior Do Oeste Paranaense, 2001.

FERNANDES, Jarina Rodrigues. Tecnologias na educação e Currículo integrado: convergências e contribuições. In: ALMEIDA, M.E. B (coord.). Formação de Educadores da Secretaria de Educação do Município de São Bernardo do Campo. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2013. [Online] Disponível Em Http://Catalogo.Educacaonaculturadigital.Mec.Gov.Br/Hypermedia_Files/Live/Nucleo_De_Base2/Medias/Files/Tecnologias-Na-Educacao-Curriculo-Integrado.Pdf . Acesso Em 02 De Outubro De 2024.

SOUZA JUNIOR, Francisco De Assis; FERNANDES, Licia Maria Eleutério. A Importância Da Utilização Da Música Na Escola. Revista Educação Pública, Rio De Janeiro, V. 23, Nº 6, 14 De Fevereiro De 2023. Disponível Em: Https://Educacaopublica.Cecierj.Edu.Br/Artigos/23/4/A-Importancia-Da-Utilizacao-Da-Musica-Na-Escola

FLICK, Uwe. Desenho Da Pesquisa Qualitativa. Porto Alegre, Artmed, 2009.

HAYASHI, Maria Cristina Piumbato Innocentini; GUIMARÃES, Vera Aparecida Lui. A Comunicação Da Ciência Em Eventos Científicos Na Visão De Pesquisadores. Em Questão, Porto Alegre, V.22, N. 3, P. 161-18, Set/Dez, 2016.

HECKLER, Valmir; et al. Condições De Acesso Às TDIC E À Internet Em Escolas Da Rede Pública Do Estado Do Rs. Revista Educa Mais, V. 7, P. 82-94, 2023.

JUNIOR, Eduardo Brandão Lima; OLIVEIRA, Guilherme Saramago De; SANTOS, Adriana Cristina Omena Dos; SCHNEKENBERG, Guilherme Fernando. Análise Documental Como Percurso Metodológico Na Pesquisa Qualitativa, Uberlândia, V.20, N.44, 9. 36-51, Abril, 2021.

KAPP, Alessandra Miguel. Materiais Digitais No Ensino De Biologia: Com A Palavra, Professores E Licenciandos. São Carlos: Ufscar, 2022. Tese, Centro De Ciências Humanas E Educação, Universidade Federal De São Carlos, 2022.

KOCH, Iára Lúcia Capuano; MACHADO, Leticia Rocha. Autoria De Material Digital: Possibilidades De Protagonismo Na Ação Docente. In. TAROUCO, Liane Margarida Rockenbach; ABREU, Cristiane De Souza. Mídias Na Educação: A Pedagogia E A Tecnologia Subjacentes. [Online] Disponível em https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/169597/001051845.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em 02 de Outubro de 2024.

LOPES, Cesar Valmor Machado. As Ciências Naturais Na Escola: Espaço De Integração? In. Filipouski, Ana Mariza Ribeiro; Marchi, Diana Maria. Teorias E Fazeres Na Escola Em Mudança. Porto Alegre, 2005.

MION, Magliani; FALKEMBACH, Gilse Antoninha Morgental. O Uso De Softwares Educacionais No Ensino De Ciências. In. In. TAROUCO, Liane Margarida Rockenbach; ABREU, Cristiane De Souza. Mídias Na Educação: A Pedagogia E A Tecnologia Subjacentes. [Online] Disponível em https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/169597/001051845.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em 02 de Outubro de 2024.

MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria Do Carmo. Análise Textual Discursiva. Ijuí: Unijuí, 2013.

SILVA, Marco. Sala De Aula Interativa A Educação Presencial E À Distância Em Sintonia Com A Era Digital E Com A Cidadania. [Online]. Disponível Em Http://Www.Intercom.Org.Br/Papers/Nacionais/2001/Papers/Np8silva3.Pdf. Acesso Em 02 De Outubro De 2024.

SOUZA JUNIOR, Francisco De Assis; FERNANDES, Licia Maria Eleutério. A Importância Da Utilização Da Música Na Escola. Revista Educação Pública, Rio de Janeiro, v. 23, nº 6, 14 de fevereiro de 2023. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/23/6/a-importancia-da-utilizacao-da-musica-na-escola. Acesso Em 02 de Outubro de 2024.

TAJRA, Sanmya Feitosa. Informática Na Educação: Novas Ferramentas Pedagógicas Para O Professor Na Atualidade. São Paulo: Érica, 2012.

TAROUCO, Liane Margarida Rockenbach; ABREU, Cristiane De Souza; ALVES, Evandro. Mídias Na Educação: A Pedagogia e a Tecnologia Subjacentes. In. TAROUCO, Liane Margarida Rockenbach; ABREU, Cristiane De Souza. Mídias Na Educação: A Pedagogia E A Tecnologia Subjacentes. [Online]. Disponível em https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/169597/001051845.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em 02 de Outubro de 2024.

Downloads

Publicado

2025-01-30

Como Citar

Espinoza, L. P., & Heckler, V. (2025). Mídias digitais no ensino de Biologia nas comunicações do ENEBIO: interação, diálogo e escuta . Revista Educar Mais, 9, 1–19. https://doi.org/10.15536/reducarmais.9.2025.4068

Edição

Seção

Artigos