Mídias digitais no ensino de Biologia nas comunicações do ENEBIO: interação, diálogo e escuta
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.9.2025.4068Palavras-chave:
Tecnologias Digitais, Pesquisa Qualitativa, Protagonismo, Interatividade, BiologiaResumo
O artigo investiga o uso de mídias digitais no ensino de Biologia com base nas comunicações apresentadas nas edições V, VI, VII e VIII do Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO), adotando uma abordagem qualitativa documental fundamentada na Análise Textual Discursiva (ATD). Foram analisados 41 trabalhos, organizados em unidades de significado, resultando em duas categorias finais emergentes: Categoria A – A interação com diálogo e a escuta promovem autonomia e protagonismo dos estudantes, e Categoria B – Comunicação com os registros e produções dos estudantes. O texto foca no recorte da análise emergente da Categoria A. As mídias digitais, como vídeos, músicas, jogos e plataformas interativas, mostraram-se eficazes na promoção de aulas mais dinâmicas, favorecendo a interatividade e a autonomia dos alunos. As evidências destacam que o uso dessas ferramentas pode aproximar os estudantes das atividades e das linguagens dos conteúdos e temáticas do Ensino de Biologia. No entanto, desafios como a falta de infraestrutura adequada e a necessidade de formação docente para o uso eficaz dessas tecnologias também foram ressaltados.
Downloads
Referências
ANTUNES, Kate Francisca Da Silva. Os Benefícios Do Uso Pedagógico Dos Recursos Audiovisuais Em Sala De Aula, Segundo Os Estudantes Do Centro De Ensino Médio 804 Do Recanto Das Emas. Brasília, 2015. Monografia (Graduação) – Centro De Formação Continuada De Professores, Universidade De Brasília, 2015.
BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. A Pesquisa Qualitativa Olhada Para Além Dos Seus Procedimentos. 1ª Ed. São Paulo, Cortez Editora, 2011, P. 11-28.
CÂMARA DOS DEPUTADOS. Comissão De Educação Aprova Projeto Que Proíbe Uso De Celular Em Escolas. Câmara Notícias, 2024. Disponível Em: Https://Www.Camara.Leg.Br/Noticias/1106874-Comissao-De-Educacao-Aprova-Projeto-Que-Proibe-Uso-De-Celular-Em-Escolas. Acesso Em: 17 Jun. 2024.
CELLARD, André. Análise Documental. In: POUPART, Jean; DESLAURIES, Jeanpierre; GROULX, Lionel-H; LAPERRIÈRE, Anne; MAYER, Robert; PIRES, Álvaro. A Pesquisa Qualitativa: Enfoques Epistemológicos E Metodológicos. Rio De Janeiro, Vozes, 3. Ed., 2012, P. 295-316
COUTINHO, Gustavo Leuzinger. A Era Dos Smartphones: Um Estudo Exploratório Sobre O Uso Dos Smartphones No Brasil. Brasília: Unb, 2014. Monografia, Faculdade De Comunicação, Universidade De Brasília, 2014.
DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ, Michèle; SCHNEUWLY, Bernard. Sequências Didáticas Para O Oral E A Escrita: Apresentação De Um Procedimento. [Online] Disponível Em Https://Edisciplinas.Usp.Br/Pluginfile.Php/5794503/Mod_Resource/Content/1/Dolz%3b%20noverraz%3b%20schneuwly.%20sequ%C3%Aancias%20did%C3%A1ticas%20para%20o%20oral%20e%20para%20a%20escrita%20apresenta%C3%A7%C3%A3o%20de%20um%20procedimento.Pdf . Acesso Em 02 De Outubro De 2024.
FARIA, Márcia Nunes. A Música, Fator Importante Na Aprendizagem. Assis Chateaubriand: Unimeo, 2001. Monografia, União Educacional Do Médio Oeste Paranaense, Centro Técnico-Educacional Superior Do Oeste Paranaense, 2001.
FERNANDES, Jarina Rodrigues. Tecnologias na educação e Currículo integrado: convergências e contribuições. In: ALMEIDA, M.E. B (coord.). Formação de Educadores da Secretaria de Educação do Município de São Bernardo do Campo. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2013. [Online] Disponível Em Http://Catalogo.Educacaonaculturadigital.Mec.Gov.Br/Hypermedia_Files/Live/Nucleo_De_Base2/Medias/Files/Tecnologias-Na-Educacao-Curriculo-Integrado.Pdf . Acesso Em 02 De Outubro De 2024.
SOUZA JUNIOR, Francisco De Assis; FERNANDES, Licia Maria Eleutério. A Importância Da Utilização Da Música Na Escola. Revista Educação Pública, Rio De Janeiro, V. 23, Nº 6, 14 De Fevereiro De 2023. Disponível Em: Https://Educacaopublica.Cecierj.Edu.Br/Artigos/23/4/A-Importancia-Da-Utilizacao-Da-Musica-Na-Escola
FLICK, Uwe. Desenho Da Pesquisa Qualitativa. Porto Alegre, Artmed, 2009.
HAYASHI, Maria Cristina Piumbato Innocentini; GUIMARÃES, Vera Aparecida Lui. A Comunicação Da Ciência Em Eventos Científicos Na Visão De Pesquisadores. Em Questão, Porto Alegre, V.22, N. 3, P. 161-18, Set/Dez, 2016.
HECKLER, Valmir; et al. Condições De Acesso Às TDIC E À Internet Em Escolas Da Rede Pública Do Estado Do Rs. Revista Educa Mais, V. 7, P. 82-94, 2023.
JUNIOR, Eduardo Brandão Lima; OLIVEIRA, Guilherme Saramago De; SANTOS, Adriana Cristina Omena Dos; SCHNEKENBERG, Guilherme Fernando. Análise Documental Como Percurso Metodológico Na Pesquisa Qualitativa, Uberlândia, V.20, N.44, 9. 36-51, Abril, 2021.
KAPP, Alessandra Miguel. Materiais Digitais No Ensino De Biologia: Com A Palavra, Professores E Licenciandos. São Carlos: Ufscar, 2022. Tese, Centro De Ciências Humanas E Educação, Universidade Federal De São Carlos, 2022.
KOCH, Iára Lúcia Capuano; MACHADO, Leticia Rocha. Autoria De Material Digital: Possibilidades De Protagonismo Na Ação Docente. In. TAROUCO, Liane Margarida Rockenbach; ABREU, Cristiane De Souza. Mídias Na Educação: A Pedagogia E A Tecnologia Subjacentes. [Online] Disponível em https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/169597/001051845.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em 02 de Outubro de 2024.
LOPES, Cesar Valmor Machado. As Ciências Naturais Na Escola: Espaço De Integração? In. Filipouski, Ana Mariza Ribeiro; Marchi, Diana Maria. Teorias E Fazeres Na Escola Em Mudança. Porto Alegre, 2005.
MION, Magliani; FALKEMBACH, Gilse Antoninha Morgental. O Uso De Softwares Educacionais No Ensino De Ciências. In. In. TAROUCO, Liane Margarida Rockenbach; ABREU, Cristiane De Souza. Mídias Na Educação: A Pedagogia E A Tecnologia Subjacentes. [Online] Disponível em https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/169597/001051845.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em 02 de Outubro de 2024.
MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria Do Carmo. Análise Textual Discursiva. Ijuí: Unijuí, 2013.
SILVA, Marco. Sala De Aula Interativa A Educação Presencial E À Distância Em Sintonia Com A Era Digital E Com A Cidadania. [Online]. Disponível Em Http://Www.Intercom.Org.Br/Papers/Nacionais/2001/Papers/Np8silva3.Pdf. Acesso Em 02 De Outubro De 2024.
SOUZA JUNIOR, Francisco De Assis; FERNANDES, Licia Maria Eleutério. A Importância Da Utilização Da Música Na Escola. Revista Educação Pública, Rio de Janeiro, v. 23, nº 6, 14 de fevereiro de 2023. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/23/6/a-importancia-da-utilizacao-da-musica-na-escola. Acesso Em 02 de Outubro de 2024.
TAJRA, Sanmya Feitosa. Informática Na Educação: Novas Ferramentas Pedagógicas Para O Professor Na Atualidade. São Paulo: Érica, 2012.
TAROUCO, Liane Margarida Rockenbach; ABREU, Cristiane De Souza; ALVES, Evandro. Mídias Na Educação: A Pedagogia e a Tecnologia Subjacentes. In. TAROUCO, Liane Margarida Rockenbach; ABREU, Cristiane De Souza. Mídias Na Educação: A Pedagogia E A Tecnologia Subjacentes. [Online]. Disponível em https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/169597/001051845.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em 02 de Outubro de 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Lorena Pintanel Espinoza, Valmir Heckler
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Educar Mais, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Educar Mais é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.