Concepções de um grupo de professores de ciências de escolas públicas de Pelotas/RS sobre ensino experimental
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.3.2019.69-78.1396Palavras-chave:
Experimentação, Ensino de Ciências.Resumo
Neste trabalho discorremos sobre a investigação realizada no ambiente de escolas públicas localizadas no município de Pelotas/RS, em relação ao ensino experimental. Diversos pesquisadores têm desenvolvido pesquisas que tratam do ensino de ciências e a importância da experimentação neste contexto. Entretanto, em meio aos professores do ensino básico a experimentação parece estar aquém do potencial existente no ambiente escolar. Isso nos estimulou a conhecer o que professores deste nível de ensino, entendiam sobre o ensino experimental como estratégia didática para o estudo das ciências da natureza. Após vivenciarmos o ambiente investigado e levantados dados junto aos professores envolvidos no projeto vimos que existe espaço para ampliarmos as discussões sobre a importância da experimentação em sala de aula, visando romper com protocolos engessados, rígidos utilizados atualmente pelos professores. Para que se torne possível este novo ambiente é necessário que os professores ampliem seus conceitos sobre a experimentação e a diversificação das suas atividades, estimulando a criatividade de seus alunos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Educar Mais, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Educar Mais é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.