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Reestructuración curricular del curso de Formación de Profesores de Física en UFRGS: el proceso de repensar en la formación docente

Autores/as

  • Neusa Teresinha Massoni Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS https://orcid.org/
  • Magale Elisa Bruckmann Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Alan Alves-Brito Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.4.2020.1952

Palabras clave:

Formación inicial, Reestructuración Curricular, Licenciada en Física

Resumen

Este artículo tiene como objetivo presentar el proceso de reestructuración de los planes de estudio del curso de Física en el Instituto de Física de la Universidad Federal de Rio Grande do Sul en cumplimiento de la Resolución CNE / CP 02/2015 del MEC. Los documentos oficiales que generaron los cambios en los planes de estudio se presentan y analizan a lo largo del texto y construimos una línea histórica de los movimientos que resultaron en la reestructuración, además de reflejar los desafíos que se plantearon en el proceso de (re) construcción del plan de estudios en el perspectiva de los diferentes agentes (gerentes, docentes y alumnos). Se espera que la experiencia narrada aquí pueda ser útil para el proceso de reformulación de otros cursos distribuidos en todo Brasil, contribuyendo no solo a cuestionar el papel de la legislación actual, sino, sobre todo, a reflejar las complejas relaciones de poder y los desafíos para la construcción de su propia identidad para el grado.

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Biografía del autor/a

Neusa Teresinha Massoni, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Licenciada em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS (2000), Mestre em Física (ênfase: Ensino de Física) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005) e Doutora em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010) na área de Ensino de Física. Atualmente é Professora Adjunta na Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física do Instituto de Física da UFRGS; editora adjunta da revista Investigações em Ensino de Ciências (UFRGS).

Magale Elisa Bruckmann , Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Licenciada (1987) e Bacharel (1994) em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS, Mestre em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996) e Doutorado em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (não concluído). Atualmente é Professor Assistente, do Instituto de Física, lotada no Departamento de Física, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS e Coordenadora da Comissão de Graduação das Licenciaturas em Física.

Alan Alves-Brito , Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Bacharel em Física pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2002), Mestre (2004) e Doutor (2008) em Ciências (Astrofísica Estelar) pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP. Foi pesquisador visitante em centros de pesquisa em Portugal e Alemanha. Realizou estágios de pós-doutorado (2008-2014) no Chile (PUC) e na Austrália (Swinburne University e Australian National University, onde também atuou como Super Science Fellow). Atualmente é Professor Adjunto no Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde desenvolve atividades de ensino, pesquisa, extensão, divulgação científica e gestão. Tem trabalhado em pesquisa (Programas de Pós-Graduação em Física e em Ensino de Física e no Núcleo de Estudos Africanos, Afro-Brasileiros e Indígenas) da UFRGS em temas voltados para a evolução química de diferentes populações estelares da Via Láctea, educação e divulgação de Astronomia e Física, incluindo questões decoloniais, étnico-raciais, de gênero e suas intersecções nas ciências exatas. Membro da União Astronômica Internacional, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Sociedade Astronômica Brasileira, Sociedade Brasileira de Física e Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as), foi eleito em 2014 Membro Correspondente da Academia de Ciências da Bahia. É diretor do Observatório Astronômico da UFRGS desde 2017. Coordena o PLOAD (Portuguese Language Office of Astronomy for Development) e é representante brasileiro no Office for Education, ambos da União Astronômica Internacional. É membro da diretoria da Sociedade Astronômica Brasileira (2018-2020) e integra os Grupos de Trabalho para Questões de Gênero e Equidade Racial da Sociedade Brasileira de Física. É autor de 2 livros de divulgação em ciências.

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Publicado

2020-09-08

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Cómo citar

Massoni, N. T., Bruckmann , M. E. ., & Alves-Brito , A. . (2020). Reestructuración curricular del curso de Formación de Profesores de Física en UFRGS: el proceso de repensar en la formación docente. Educar Mais, 4(3), 512–541. https://doi.org/10.15536/reducarmais.4.2020.1952

Número

Sección

Artículos