Gaúcho curricular reference for High School 2021: context of production, natural sciences and ethnic-racial issues
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2405Keywords:
“Gaúcho” Curriculum Reference, Area of Natural Sciences, Public Policies, Ethnic-Racial RelationsAbstract
A rápida construção do Referencial Curricular Gaúcho para o Ensino Médio tornou saliente muitos dos contrassensos presentes nas políticas educacionais no Brasil. Neste trabalho discutimos alguns destes contrassensos a partir de um olhar com tripla dimensão: sobre a participação da academia no contexto de produção, sobre a área de Ciências da Natureza no Ensino Médio e sobre as questões étnico-raciais presentes (ou não) nesta mesma área. Nossa análise mostra uma limitada participação da academia decorrente da forma enrijecida de construção do Referencial Curricular Gaúcho, desenvolvido a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Esta forma enrijecida resultou em um tratamento superficial dos conhecimentos a serem trabalhados nas Ciências da Natureza justificado inadequadamente por uma abordagem interdisciplinar. Resultou também em um afastamento das políticas educacionais em voga até 2015, um reducionismo do direito à educação e uma total falta de discussões étnico-raciais na área de ciências. São resultados que trazem preocupação ao não considerar as complexas relações existentes entre os agentes participativos do sistema educacional brasileiro e gaúcho, o que poderá trazer prejuízos futuros à Educação Científica.
Downloads
References
ABdC. Documento produzido pela Associação Brasileira de Currículo (ABdC) encaminhado ao CNE no contexto das Audiências públicas sobre a BNCC /2017. Site da Associação Brasileira de Currículo (ABdC), 2017. Disponível em: https://1fce3adf-21b8-44d9-9b12-da4e0971a909.filesusr.com/ugd/f7609a_c4732add5942400faee446d99c3e1158.pdf. Acesso em 30 de mar. de 2021.
ALVES-BRITO, A., BOOTZ, V.; MASSONI, N. T. Uma sequência didática para discutir as relações étnico-raciais (Leis 10.639/03 e 11.645/08) na educação científica. Caderno Brasileiro de Ensino de Física. Florianópolis, v. 35, p. 917–955, 2018.
AUSUBEL, D. Aquisição e Retenção de Conhecimentos: Uma Perspectiva Cognitiva. Lisboa: Paralelo Editora, 2003.
AYENE, M.; KRICK, J.; DAMITIE, B.; INGERMAN, A.; THACKER, B. A Holistic Picture of Physics Student Conceptions of Energy Quantization, the Photon Concept, and Light Quanta Interference. Int Journal of Sci and Math Educ, v. 17, p.1049-1070, 2018.
BRASIL. Constituição Federal de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em 05 de abril de 2021.
BRASIL. Lei Federal nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996: Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em 30 de mar de 2021.
BRASIL, Parâmetros Curriculares Brasileiro (Ensino Médio): bases legais. Brasília: Ministério da Educação, 2000. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/blegais.pdf. Acesso em 30 de mar de 2021.
BRASIL. Lei 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l10098.htm. Acesso em 04 de abril de 2021.
BRASIL. Lei 10.639, de 09 de janeiro de 2003. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/L10.639.htm. Acesso em 05 de abril de 2021.
BRASIL. Lei 11.645, de 10 de março de 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11645.htm. Acesso de 05 de março de 2021.
BRASIL. Lei 13.005 de 25 de junho de 2014: Aprova o Plano Nacional de Educação. Brasília, 2014. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em 30 de mar de 2021.
BRASIL. Lei 13.146 de 06 de julho de 2015. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação/Conselho Pleno. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica. Parecer CNE/CP 2/2015. Brasília: Diário Oficial da União, Seção 1, p. 13, 25 jun. 2015. (2015a).
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Resolução CNE/CP n. 02/2015, de 1º de julho de 2015. Brasília: Diário Oficial da União, Seção 1, n. 124, p. 8-12, 02 jul. 2015. (2015b)
BRASIL. Lei 13.415 de 2017: Altera as Leis nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (…). Brasília, 2017. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Lei/L13415.htm. Acesso em 30 de mar de 2021.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em 30 de mar de 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução nº 3, de 20 de novembro de 2018. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Diário Oficial da União, Brasília, 22 de novembro de 2018
BRASIL. Resoluc?a?o nº CNE/CP n. 2, de 20 de dezembro de 2019. Brasília, 2019. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2019-pdf/135951-rcp002-19/file. Acesso 04 de abril de 2021.
BRUNER, J. The Process of Education. Cambridge, Massachusetts: Harvard University Press, 1960.
CLAVIJO M. R.; WALTEROS, A.; CORTÉS, C. La actividad experimental como una parte fundamental para la enseñanza de la física moderna: el caso de la mecánica cuántica. Tecné Episteme y Didaxis: TED, Colômbia, n. 45, p. 191-206, 2019.
HERAUD, J; LAUTESSE, P.; FERLIN, F.; CHABOT, H. Representing the Quantum Object Through Fiction in Teaching. The Ontological Contribution of Gamow’s Narrative as Part of an Introduction to Quantum Physics. Sci & Educ, v. 26, p. 299–322, 2017.
FINLAY, G. C. Secondary school physics: The Physical Science Study Commitee. American Journal of Physics, v. 28, p. 574-581, 1960.
FREITAS, F. M.; SILVA, J.; LEITE, M. C. L. Diretrizes invisíveis e regras distributivas nas políticas curriculares da nova BNCC. Currículo sem Fronteiras, v.18, n.3, p.857-870, set./dez. 2018. Disponível em: https://www.curriculosemfronteiras.org/vol18iss3articles/freitas-silva-leite.pdf. Acesso em 30 de mar. de 2021.
MARKIN, A. V.; MARKINA, N. E.; EILKS I. The application of laser pointers for demonstration experiments in nanotechnology lessons at secondary school level. Proc. of SPIE, v.10336, p. 103360S/1-103360S/8, 2017.
MASSONI, N. T.; BRUCKMANN, M. E.; ALVES-BRITO, A. Reestruturação Curricular do curso de Licenciatura em Física da UFRGS: o processo de repensar a formação docente. Revista Educar Mais, vol. 4, n. 3, p. 512-541, 2020.
MEC. O conteúdo da BNCC foi construído democraticamente? Site da BNCC, s/d. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base. Acesso em: 30 de mar. de 2021.
MOREIRA, M. A. Aprendizagem Significativa Crítica. 2005. Disponível em: http://moreira.if.ufrgs.br/apsigcritport.pdf. Acesso em 05 de abril de 2021.
MUNERATTO, Felipe. et al. A constituição do grupo de elaboração da BNCC de Ensino de Ciências: trajetórias de seus atores sociais e seus impactos na elaboração da proposta. Dourados-MS: Horizontes – Revista de Educação, v. 8, n. 15, p. 113-132, 2020. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/12283. Acesso 30 de mar. de 2021.
NASCIMENTO, M. M. O professor de Física na escola pública estadual brasileira: desigualdades reveladas pelo Censo escolar de 2018. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 42, e20200187, 2020. Doi: 10.1590/1806-9126-rbef-2020-0187.
NOGUEIRA, M. A.; NOGUEIRA, C. M. M. Bourdieu & a Educação. 4ª ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017.
REIS, P. Desafios à Educação em Ciências em Tempos Conturbados. Ciência & Educação, v. 27, e21000, 2021. Doi:10.1590/1516-731320210000.
RODRIGUES, L. Z.; PEREIRA, B.; MOHR, A. O Documento “Proposta para Base Nacional Comum da Formação de Professores da Educação Básica” (BNCFP): Dez Razões para Temer e Contestar a BNCFP. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, vol, 20, p. 1-39, 2020. Doi: 10.28976/1984-2686rbpec2020u139.
ROSA, K.; ALVES-BRITO, A.; KARINE, B. Pós-verdade para quem? Fatos produzidos por uma ciência racista. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 37, n. 3 , p. 1440 -1468, 2020.
SEDUC-RS. Consulta Pública - Referencial Curricular Gaúcho Novo Ensino Médio. site do Referencial Gaúcho. Disponível em: http://curriculo.educacao.rs.gov.br/BaseCurricular. Acesso em 30 de mar. de 2021.
STEVENS, S. Y.; DELGADO, C.; KRAJCIK, J. S. Developing a Hypothetical Multi-Dimensional Learning Progression for the Nature of Matter. Journal of Research in Science Teaching, v. 47, n. 6, p. 687–715, 2010.
TARLAU, R.; MOLLER, K. O Consenso por Filantropia: como uma fundação privada estabeleceu a BNCC no Brasil. Currículo sem Fronteiras, v.20, n.2, p.553-603, maio/ago. 2020. Disponível em: https://www.curriculosemfronteiras.org/vol20iss2articles/tarlau-moeller.pdf. Acesso em 30 de mar de 2021.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Neusa Teresinha Massoni, Alan Alves-Brito, Alexander Montero Cunha
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARATION OF RESPONSIBILITY: I hereby certify that I partially or fully participated in the conception of the work, that I did not hide any links or financial agreements between the authors and companies that may be interested in this article publication. I certify that the text is original and that the work, partially or fully, or any other work with a substantially similar content written by me, was not sent to any other journal and it will not be send while my submission is being considered by Revista Educar Mais, whether in printed or electronic format.
The author responsible for the submission represents all the authors of the manuscript and, when sending the article to the journal, guarantees s/he has obtained the permission to do so, as well as s/he guarantees the article does not infringe upon anyone’s copyright nor violate any proprietary rights. The journal is not responsible for the opinions expressed.
Revista Educar Mais is Open Access, does not charge any fees, whether for submission or article processing. The journal adopts Budapest Open Access Initiative (BOAI)’s definition, i.e., any users are permitted to read, download, copy, distribute, print, search and link to the full texts of these articles.
All the articles are published under the Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional license. The authors keep the copyright of their production. That way, they must be contacted directly if there is any interest in commercial use of their work.