Processos formativos para a avaliação da aprendizagem por professores de pedagogia atuantes em Porto Velho/RO
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.7.2023.3661Palavras-chave:
Avaliação da aprendizagem, Docência no ensino superior, Pedagogia, Formação inicial e continuada de professoresResumo
Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa que investigou a formação e a atuação de professores de cursos de Pedagogia ofertados por Instituições de Educação Superior (IES) de Porto Velho/RO em relação à avaliação da aprendizagem. Tratou-se de uma pesquisa exploratória, de abordagem dialética e que adotou a unidade de análise “Relação entre a formação e a prática avaliativa do professor de Pedagogia em Porto Velho/RO”. Neste manuscrito, destaca-se o Eixo Analítico 1, “Contexto da formação para avaliação da aprendizagem por professores de Pedagogia de Porto Velho”. Os dados foram coletados via questionário misto online, tendo seu link enviado a todos os docentes dos cursos de Pedagogia de três IES participantes, duas privadas e uma pública. 23 responderam ao questionário, disponível de outubro a novembro de 2022. Entre os achados relacionados aos processos formativos dos participantes, destaca-se que: 57% afirmaram ter recebido formação teórico-prática inicial adequada para a prática avaliativa, enquanto 26% responderam não terem recebido essa formação e 17% alegaram tê-la recebido parcialmente. Quanto à formação continuada, 30% possuem pós-graduação Lato sensu, 26% Stricto sensu em nível de mestrado e 44% doutorado. Nossa pesquisa buscou aprofundar o debate acerca da avaliação da aprendizagem, tendo em vista as poucas investigações sobre avaliação no Ensino Superior na Região Norte e em Rondônia.
Downloads
Referências
ASBAHR, Flávia S. Por que aprender isso professora? Sentido pessoal e atividade de estudo na Psicologia histórico cultural. Tese (Doutorado em Psicologia). Universidade de São Paulo - USP, 2011.
BAUER, M. W. GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2017.
CASTRO, Rafael F. de. O método dialético em pesquisas educacionais: contribuições teórico-práticas para investigações histórico-culturais. Atos de pesquisa em educação, no prelo.
CATANI, D. B.; GALLEGO. R. C. Avaliação. São Paulo: UNESP, 2009.
COSTA, F. L. O. Educação e mercado financeiro: um estudo sobre a Anhanguera, Estácio e Kroton (2007-2014). Roteiro, Joaçaba, v. 46, jan./dez. 2021 | e23966 |E-ISSN 2177-6059.
DIAS SOBRINHO. J. Avaliação: políticas educacionais e reformas da educação superior. São Paulo: Cortez, 2003.
DUARTE, Newton. O debate contemporâneo das teorias pedagógicas. In: MARTINS, L. M.; DUARTE, Newton. (Org.). Formação de professores: limites contemporâneos e alternativas necessárias. São Paulo. UNESP, 2010.
HOFFMANN, Jussara. Avaliação mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à universidade. Porto Alegre: Mediação, 2019.
LIBÂNEO, José C. Didática. São Paulo: Cortez, 2004.
LIBÂNEO, José C. Diretrizes curriculares da pedagogia: imprecisões teóricas e concepção estreita da formação profissional de educadores. Educação e Sociedade, Campinas, v. 27, n. 96, out. 2006.
LIBÂNEO, José C.; OLIVEIRA, J. F.; TOSCHI, M. S. Educação escolar: políticas, estruturas e organização. 10 ed. SP: Cortez, 2011.
LIMA, O. K. Ensino Superior no Brasil e Inclusão Social: uma experiência concreta. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
LUCKESI, Cipriano C. A avaliação da aprendizagem na escola: reelaborando conceitos e recriando a prática. Salvador: Malabares Comunicação e Eventos, 2003.
LUCKESI, Cipriano C. Avaliação da aprendizagem: Componente do ato pedagógico. São Paulo: Cortez, 2011.
MARX, Karl. ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. São Paulo: Boi tempo, 2010.
SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2008.
SILVA, Epifânia B. da. Processos formativos e atuação docente por professores de 5º Ano do Ensino Fundamental da rede municipal de Porto Velho/RO: uma investigação histórico-cultural. 2021. 167f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2021.
SILVA, Epifânia B. da; CASTRO, Rafael F. de. Formação inicial e atuação docente: uma investigação histórico-cultural com professores de 5º ano de Porto Velho/RO. Educ. Form., [S. l.], v. 7, p. e9373, 2022. DOI: 10.25053/redufor.v7.e9373.
VASCONCELLOS, Celso S. Avaliação: concepção dialética-libertadora do processo de avaliação escolar. 20 ed. São Paulo: Libertad, 2014.
VASCONCELLOS, Celso S. Construção do conhecimento em sala de aula. 16 ed. São Paulo: Libertad, 2005.
VASCONCELLOS, Celso S. Formação didática do educador contemporâneo: desafios e perspectivas. In: VASCONCELLOS, Celso. Caderno de formação: formação de professores didática geral. Universidade Estadual Paulista. Prograd. São Paulo: Cultura Acadêmica, v. 9, p. 33-58, 2011.
VIGOTSKI, Lev S. Psicologia, educação e desenvolvimento: escritos de L. S. Vigotski. Organização e Trad. Zoia Prestes e Elizabeth Tunes. São Paulo: Expressão Popular, 2021.
VYGOTSKI, Lev S. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. Lev Semenovich Vigotskii, Alexander Romanovich Luria, Alex N. Leontiev. Trad. Maria da Pena Villalobos. 11 ed. São Paulo: Ícone, 2010.
VYGOTSKY, Lev S. Obras escogidas Tomo II (Pensamiento Y Lenguaje). Moscú: Editorial Pedagógica, 1982.
VYGOTSKY, Lev S. Teoria e método em psicologia. 4 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Claudenice Ambrósio Lima de Brito, Rafael Fonseca de Castro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Educar Mais, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Educar Mais é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.