Processos formativos para a avaliação da aprendizagem por professores de pedagogia atuantes em Porto Velho/RO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.7.2023.3661

Palavras-chave:

Avaliação da aprendizagem, Docência no ensino superior, Pedagogia, Formação inicial e continuada de professores

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa que investigou a formação e a atuação de professores de cursos de Pedagogia ofertados por Instituições de Educação Superior (IES) de Porto Velho/RO em relação à avaliação da aprendizagem. Tratou-se de uma pesquisa exploratória, de abordagem dialética e que adotou a unidade de análise “Relação entre a formação e a prática avaliativa do professor de Pedagogia em Porto Velho/RO”. Neste manuscrito, destaca-se o Eixo Analítico 1, “Contexto da formação para avaliação da aprendizagem por professores de Pedagogia de Porto Velho”. Os dados foram coletados via questionário misto online, tendo seu link enviado a todos os docentes dos cursos de Pedagogia de três IES participantes, duas privadas e uma pública. 23 responderam ao questionário, disponível de outubro a novembro de 2022. Entre os achados relacionados aos processos formativos dos participantes, destaca-se que: 57% afirmaram ter recebido formação teórico-prática inicial adequada para a prática avaliativa, enquanto 26% responderam não terem recebido essa formação e 17% alegaram tê-la recebido parcialmente. Quanto à formação continuada, 30% possuem pós-graduação Lato sensu, 26% Stricto sensu em nível de mestrado e 44% doutorado. Nossa pesquisa buscou aprofundar o debate acerca da avaliação da aprendizagem, tendo em vista as poucas investigações sobre avaliação no Ensino Superior na Região Norte e em Rondônia.

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Biografia do Autor

Claudenice Ambrósio Lima de Brito, Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Rondônia (PPGE/UNIR). Especialista em Coordenação Pedagógica pela UNIR. Professora do Governo do Estado de Rondônia. Membra do Grupo de Pesquisa HISTCULT UNIR – Educação, Psicologia Educacional e Processos Formativos.

Rafael Fonseca de Castro, Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Pedagogo e Cientista da Computação (UCPel). Especialista, Mestre e Doutor em Educação (UFPel). Pós-Doutor em Ensino de Ciências e Humanidades (UFAM). Professor do Departamento Acadêmico de Ciências da Educação e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar (PPGEEProf) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Líder do Grupo de Pesquisa HISTCULT UNIR – Educação, Psicologia Educacional e Processos Formativos. Porto Velho/RO, Brasil.

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Publicado

2023-12-04

Como Citar

Brito, C. A. L. de ., & Castro, R. F. de. (2023). Processos formativos para a avaliação da aprendizagem por professores de pedagogia atuantes em Porto Velho/RO. Revista Educar Mais, 7, 899–914. https://doi.org/10.15536/reducarmais.7.2023.3661

Edição

Seção

Artigos