Currículo, cultura e conhecimento: concepções e inferências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2646

Palavras-chave:

Conhecimento, Currículo, Cultura, Ensino

Resumo

O objetivo  deste artigo é refletir sobre as relações entre currículo, cultura e conhecimento, a fim de compreender os lugares que ocupam no campo dos estudos curriculares e nas discussões de teóricos que se debruçam sobre as implicações dessa relação para o fazer pedagógico. As teorias elaboradas sobre currículo têm discutido o currículo, a cultura e o conhecimento de acordo com o contexto histórico e de diferentes perspectivas. Os estudos culturais possibilitaram às teorizações curriculares uma concepção de conhecimento e de currículo como campos culturais sensíveis às relações de poder. Consideramos que não há possibilidades do currículo escolar existir sem influências dos processos culturais presentes nos contextos em que ele é vivenciado. Na prática, a relação conhecimento e cultura perpassa por todas as linearidades que o currículo possa apresentar, como por exemplo: base comum, parte diversificada e a prática cotidiana em sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rejane Aguiar Alcântara Neves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

Licenciada em Pedagogia e cursando Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnológica do Ceará  (IFCE). Atuo como docente nas Secretarias Municipais de Educação dos municípios de Fortaleza e Maracanaú.

Natal Lânia Roque Fernandes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará, com período sanduíche na Universidade do Porto-Portugal. Docente do Curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

Patricia Ribeiro Feitosa Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFC

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP); Docente permanente do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará.

Referências

CANDAU, Vera Maria. Multiculturalismo e educação: desafios para a prática pedagógica. In: MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa; CANDAU, Vera Maria. Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. Petrópolis: Vozes, 2013.

FARIA, Ernesto. O que os dados do IDEB de 2019 dizem sobre a aprendizagem dos alunos. Nova Escola. 2020. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/19892/o-que-os-dados-do-ideb-2019-dizem-sobre-a-aprendizagem-dos-alunos. Acesso em mar. 2021.

FORQUIN, Jean Claude. Escola e cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Trad. Guacira Lopes Louro, Porto Alegre: Artes Médicas, 1993. 205p.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido, 67a. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

LOPES, Alice C.; MACEDO, Elizabeth. Teorias do Currículo 1ª ed. São Paulo. Cortez, 2011. 280p.

MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa; CANDAU, Vera Maria. Indagações sobre o currículo: Currículo, Conhecimento e Cultura. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica: Brasília, 2007, p. 17-48.

PONCE, Branca Jurema; ZANARDI, Teodoro A. Costa. Apresentação do Dossiê Temático: de que currículo precisamos em tempos de democracia fraturada, subtração de direitos sociais e crise sanitária de profunda gravidade?” Revista e-Curriculum, São Paulo, v.19, n.4, p. 1403-1405, out./dez. 2021. Disponível em: http://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum. Acesso em: 15 de fev. 2022.

SANTOMÉ, J. T. Globalização e Interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre: Artes Médicas Sul Ltda., 1998.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Currículo como fetiche: a poética e a política do texto curricular. 1. ed., 4 reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de Identidade: Uma Introdução às Teorias de Currículo.3. ed. ;12 reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2020.

Downloads

Publicado

2022-03-02

Como Citar

Aguiar Alcântara Neves, R., Roque Fernandes, N. L., & Ribeiro Feitosa Lima, P. (2022). Currículo, cultura e conhecimento: concepções e inferências. Revista Educar Mais, 6, 236–246. https://doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2646

Edição

Seção

Artigos