Tecnologias imersivas para o ensino de engenharia: uma abordagem aplicada ao Ensino Superior
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.9.2025.4178Palavras-chave:
Engenharia Mecânica, Ensino-aprendizagem, Realidade aumentada, TecnologiaResumo
O cenário educacional contemporâneo exige constante atualização frente às inovações tecnológicas. Nesse contexto, ferramentas tradicionais como lousas convencionais vêm sendo substituídas por recursos mais modernos, como projetores e quadros digitais, os quais proporcionam uma maior interatividade com os conteúdos trabalhados, favorecendo o processo de ensino-aprendizagem. Este estudo tem como foco a análise do uso da Realidade Aumentada (RA) como ferramenta pedagógica no ensino das disciplinas vinculadas à Engenharia Mecânica. A proposta busca enfrentar uma dificuldade recorrente entre os discentes: a limitação na visualização tridimensional de elementos usualmente apresentados em representações bidimensionais. A metodologia adotada baseia-se em uma revisão bibliográfica de obras relevantes, com o intuito de mapear o estado da arte sobre o tema. Os resultados obtidos apontam para a viabilidade da implementação da RA em sala de aula, desde que haja capacitação prévia dos docentes, que atuarão como mediadores no processo de aprendizagem. Conclui-se que a utilização da RA contribui de forma significativa para o aprimoramento do ensino na área da Engenharia Mecânica, promovendo uma compreensão mais ampla e eficaz dos conteúdos, além de apresentar-se como uma ferramenta viável e aplicável ao contexto educacional.
Downloads
Referências
ALIEV, Yuksel; KOZOV, Vasil; IVANOVA, Galina ; IVANOV, Aleksandar. 3D Augmented Reality Software Solution for Mechanical Engineering Education. ACM International Conference Proceeding Series, v.1, pp. 318-325, 2017. Available at:<https://dl.acm.org/doi/10.1145/3134302.3134306 >. Last accessed on: 20 mar. 2025.
ARAUJO, Pansera de; SCHORN, Solange Castro. Formação docente, currículo e políticas públicas. Revista Contexto & Educação, 32(103), 1–4. 2017. Available at:<https://doi.org/10.21527/2179-1309.2017.103.1-4>. Last accessed on: 04 apr. 2025.
AZUMA, Ronald. A Survey of Augmented Reality. Teleoperators and Virtual Environments, vol. 6, no. 4, pp. 355-385, 1997.
CORREA, Luciana Flor; BAZZO, Walter Antônio. Contribuições da abordagem ciência, tecnologia e sociedade para a humanização do trabalho docente. Revista Contexto & Educação, 32(102), 57–80. 2017. Available at:<https://doi.org/10.21527/2179-1309.2017.102.57-80.>. Last accessed on: 20 mar. 2025.
DINIZ, Wendell Fioravante da Silva. Acionamento de dispositivos robóticos através de interface natural em realidade aumentada. Dissertação de Mestrado. Universidade Estadual de Campinas. 123 p. 2012. Available at:<https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/858895?guid=1651449605964&returnUrl=%2Fresultado%2Flistar%3Fguid%3D1651449605964%26quantidadePaginas%3D1%26codigoRegistro%3D858895%23858895&i=22 >. Last accessed on: 20 mar. 2025.
FREITAS, Rodolfo Enrique Perdomo; FONTANA, Maria Iolanda; ZATTI; Angela Helena. Relações entre metodologia ativa, avaliação formativa e aprendizagem discente no curso de engenharia mecânica. Cadernos Unifoa, v.1, n. 45, pp. 97-106, 2021. Available at:<https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/3386> . Last accessed on: 20 mar. 2025.
GUTIERREZ, Jorge Martin; FERNANDÉZ, Maria Dolores Meneses. Applying Augmented Reality in engineering education to improve academic performance & student motivation. International Journal of Engineering Education, 2014, v. 30, n. 3, pp. 625-635. Available at:<https://www.researchgate.net/publication/270448828_Applying_Augmented_Reality_in_Engineering_Education_to_Improve_Academic_Performance_Student_Motivation>. Last accessed on: 20 mar. 2025.
HERPICH, Fabrício; NUNES, Felipe Becker; VOSS, Gleizer Bierhalz; SINDEAUX, Paulo; TAROUCO, Liane Margarida Rockenbach; LIMA, José Valdeni. Realidade aumentada em geografia: uma atividade de orientação no ensino fundamental. Novas Tecnologias na Educação, vol. 15, pp. 1-10, 2017. Available at:<https://doi.org/10.22456/1679-1916.79225> . Last accessed on: 20 mar. 2025.
HERPICH, Fabrício; LIMA, Wilson Vanucci; NUNES, Felipe Becker; LOBO, Cesar de Oliveira; TAROUCO, Liane Margarida Rockenbach. Atividade Educacional utilizando Realidade Aumentada para o ensino de Física no Ensino Superior. Revista Iberoamericana de Tecnología en Educación y Educación en Tecnología, nº 25, p.68-77, 2020. Available at:< http://www.scielo.org.ar/pdf/ritet/n25/n25a08.pdf. > . Last accessed on: 04 apr. 2025.
JUSTIMIANO, Andresa; GOMES, Caroline; MOTTA, Everton Simões; SEMENTILLE, Antônio Carlos. Sistema de Realidade Aumentada para o Ensino e Treinamento de Pessoas Quanto a Execução de Serviços de Montagem e Manutenção de Equipamentos. Revista Iberoamericana de Tecnología en Educación y Educación en Tecnología, nº. 28, pp. 34-40, 2021. Available at:< https://doi.org/10.24215/18509959.28.e4 >. Last accessed on: 04 apr. 2025.
KRUMMENAUER, Wilson Leandro; DARROZ, Luiz Marcelo. Avaliação através de mapas conceituais em uma disciplina de física no curso de Engenharia Mecânica. Revista Experiências em Ensino de Ciências, v.14, nº 3, pp.366- 372, 2019. Available at: <https://fisica.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/274/250> . Last accessed on: 04 apr. 2025.
KRUMMENAUER, Wilson Leandro; COSTA, Sayonara Salvador Cabral. Mapas conceituais como instrumentos de avaliação na Educação de Jovens e Adultos. Revista Experiências em Ensino de Ciências, v.4, pp.33-38, 2009. Available at:<https://fisica.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/309 >. Last accessed on: 20 mar. 2025.
LEITE, Bruno Silva. Aplicativos de realidade virtual e realidade aumentada para o ensino de Química. Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, v.6, 18p, 2020. Available at:<https://www.researchgate.net/profile/Bruno-Leite-9/publication/342097863_Aplicativos_de_realidade_virtual_e_realidade_aumentada_para_o_ensino_de_Quimica/links/5ee21297299bf1faac4af97c/Aplicativos-de-realidade-virtual-e-realidade-aumentada-para-o-ensino-de-Quimica.pdf > . Last accessed on: 04 apr. 2025.
LIMA, Wilson Vanucci Costa; NUNES, Felipe Becker; HERPICH, Fabrício; LOBO, Cesar de Oliveira. Uma Revisão sistemática da literatura sobre atividades educacionais de realidade aumentada do ensino de ciências da natureza. Revista Iberoamericana de Tecnología en Educación y Educación en Tecnología, nº. 29, pp. 9-19, 2020. Available at:<http://sedici.unlp.edu.ar/bitstream/handle/10915/120989/Documento_completo.pdf-PDFA.pdf?sequence=1&isAllowed=y > . Last accessed on: 04 apr. 2025.
LOPES, Luana Monique Delgado; VIDOTTO, Kajiana Nuernberg Sartor; POZZEBON, Eliane; FERENHOF, Helio Aisenberg. Inovações educacionais com o uso da realidade aumentada: uma revisão sistemática. Educação em Revista, v. 35, pp. 1-33, 2019. Available at:<https://doi.org/10.1590/0102-4698197403 >. Last accessed on: 15 apr. 2025.
MACEDO, Suzana ; BIAZUS, Maria Cristina Villanova ; FERNANDES, Filipe Arantes. Ensino do Campo Magnético de um Ímã em Forma de Barra Utilizando Recursos de Realidade Aumentada. Revista Informática na Educação: Teoria e prática. v.14, n.1, pp. 153-165, 2021. Available at:<https://www.seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/21994/13985>. Last accessed on: 15 apr. 2025.
MEC – Ministério da Educação. Sítio Eletrônico. 2010. Available at:<http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/referenciais.pdf.> Last accessed on: 15 apr. 2025.
MEKNI, Mehdi; LEMIEUX, André. Augmented Reality : Applications , Challenges and Future Trends. Applied Computational Science anywhere, v.1, pp. 205–214, 2014. Available at:<http://www.cs.ucf.edu/courses/cap6121/spr2020/readings/Mekni2014.pdf>. Last accessed on: 20 apr. 2025.
MORAN, José Manuel. Os novos espaços de atuação do professor com as tecnologias. Endipe, in ROMANOWSKI, Joana Paulin et al (Orgs). Conhecimento local e conhecimento universal: Diversidade, mídias e tecnologias na educação. vol 4, nº12, pp.1-9, 2004. Available at:<https://doi.org/10.7213/rde.v4i12.6938 >. Last accessed on: 20 apr. 2025.
MOREIRA, Lorena Claudia de Souza; RUSCHEL, Regina Coeli. Realidade aumentada na visualização de soluções do projeto de arquitetura. Revista Sociedade Ibero-americana de Gráfica Digital, 2015. Available at:<https://www.proceedings.blucher.com.br/article-details/realidade-aumentada-na-visualizao-de-solues-do-projeto-de-arquitetura-22319 >. Last accessed on: 20 apr. 2025.
PEDROSA, Stella Maria Peixoto de Azevedo; GUIMARÃES, Marco Antonio Zappala. Realidade Virtual e Realidade Aumentada: refletindo sobre os usos e benefícios na educação. Revista Educação e Cultura Contemporânea, v. 16, nº 43, 24p, 2019. Available at:<http://periodicos.estacio.br/index.php/reeduc/article/viewArticle/6258 >. Last accessed on: 20 mar. 2025.
ROCHA, Thomaz Osmane dos Santos; GOMES, Igor dos Santos; SILVA, Douglas Santos; ANDRADE, Jonatas de Sousa ; SILVA, Francisco Xavier Lima; VILHENA, Edil Silva ; PEREIRA, Léo Cesar de Oliveira; FUJIYAMA, Roberto Tetsuo. Uso sustentável da palmeira de miriti como matéria prima e ferramenta didática no ensino/aprendizagem na disciplina de usinagem de materiais na engenharia mecânica. Brazilian Applied Science Review, v.3, n.1, pp.608-619, 2019. Available at:<https://www.brazilianjournals.com/index.php/BASR/article/view/825/705 >. Last accessed on: 20 apr. 2025.
ROMERO, Tori; HOUNSELL, Marcelo da Silva. Introdução à Realidade Virtual e Aumentada. Porto Alegre: Editora SBC, 536 pp. 2018.
SÁ, Asla Medeiros; FERNÁNDEZ, Manuel Eduardo; RAPOSO, Alberto; COSTA, Alvaro Maia. Realidade aumentada para auxiliar na gestão da construção. Cmne/Cilamce, n.1, pp. 1-14. 2007. Available at:<https://www.researchgate.net/profile/Alberto_Raposo/publication/228612181_Augmented_reality_to_Aid_Construction_Management/links/0fcfd50bfa77417887000000.pdf. > . Last accessed on: 20 apr. 2025.
THORNTON, Timothy; ERNST, Jeremy; CLARK, Aaron. Augmented reality as a visual and spatial learning tool in technology education. Technology & Engineering Teacher, vol. 71, nº 8, pp. 18-21, 2012. Available at:< https://eric.ed.gov/?id=EJ983328 >. Last accessed on: 20 apr. 2025.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Jonathan Felipe da Silva, Sandro César Silveira Jucá, Solonildo Almeida da Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Educar Mais, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Educar Mais é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.