Tecnologias imersivas para o ensino de engenharia: uma abordagem aplicada ao Ensino Superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.9.2025.4178

Palavras-chave:

Engenharia Mecânica, Ensino-aprendizagem, Realidade aumentada, Tecnologia

Resumo

O cenário educacional contemporâneo exige constante atualização frente às inovações tecnológicas. Nesse contexto, ferramentas tradicionais como lousas convencionais vêm sendo substituídas por recursos mais modernos, como projetores e quadros digitais, os quais proporcionam uma maior interatividade com os conteúdos trabalhados, favorecendo o processo de ensino-aprendizagem. Este estudo tem como foco a análise do uso da Realidade Aumentada (RA) como ferramenta pedagógica no ensino das disciplinas vinculadas à Engenharia Mecânica. A proposta busca enfrentar uma dificuldade recorrente entre os discentes: a limitação na visualização tridimensional de elementos usualmente apresentados em representações bidimensionais. A metodologia adotada baseia-se em uma revisão bibliográfica de obras relevantes, com o intuito de mapear o estado da arte sobre o tema. Os resultados obtidos apontam para a viabilidade da implementação da RA em sala de aula, desde que haja capacitação prévia dos docentes, que atuarão como mediadores no processo de aprendizagem. Conclui-se que a utilização da RA contribui de forma significativa para o aprimoramento do ensino na área da Engenharia Mecânica, promovendo uma compreensão mais ampla e eficaz dos conteúdos, além de apresentar-se como uma ferramenta viável e aplicável ao contexto educacional.

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Biografia do Autor

Jonathan Felipe da Silva, Instituto Federal do Ceará - IFCE

Técnico em Edificações pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI, 2011) e graduado como Arquiteto e Urbanista pela Universidade Federal do Ceará (UFC, 2018). Licenciado em Pedagogia (Centro Universitário Claretiano). Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) - Campus Fortaleza (2021). Doutorando em Ensino pela Rede Nordeste de Ensino (RENOEN) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho - Centro Universitário Estácio (2024). Atualmente, ocupa o cargo de Técnico de Laboratório - Edificações no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Morada Nova. Possui experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Arquitetura e Urbanismo, além de experiência como pesquisador das áreas de Práticas Pedagógicas no Ensino de Ciências e Matemática e aplicações de Realidade Aumentada e Realidade Virtual no Ensino.

Sandro César Silveira Jucá, Instituto Federal do Ceará - IFCE

Possui Nivelamento Universitário (Studienkolleg) na Technische Hochschule Köln - Alemanha, Graduação em Tecnologia Mecatrônica e Especialista em Docência para Educação Profissional e Tecnológica (EPT) pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE). É Especialista em Automação Industrial e Licenciado em Física pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Mestre e Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Ceará (UFC) com pesquisa realizada na Universität Paderborn - Alemanha e Bolsa do programa de Doutorado Sanduíche do Deutscher Akademischer Austauschdienst (DAAD). Realizou estágio de pesquisa pós-doutoral com Bolsa da Fundación Carolina na Universidad de Cádiz - Espanha, onde é consultor da comissão de garantia de qualidade do Programa de Doutorado em Engenharia Energética e Sustentável. É membro fundador da Academia Cearense de Matemática (ACM), também do ambiente de produtos educacionais SanUSB.org e do blog sanusb.blogspot.com. Atualmente é professor titular e pesquisador do IFCE, atuando como docente nos Mestrados ProfEPT (Educação Profissional e Tecnológica em rede nacional), PPGER (Mestrado Acadêmico em Energias Renováveis) e no Doutorado Acadêmico da Rede Nordeste de Ensino (RENOEN) no IFCE. Também é moderador do grupo de pesquisa GREPET - IFCE (@grepet_publicacoes). Pesquisa nas áreas de Engenharia Elétrica, Mecatrônica e Educação Profissional, dentro dos seguintes temas: Energias Renováveis, Sistemas Embarcados, IoT, Robótica e EaD.

Solonildo Almeida da Silva, Instituto Federal do Ceará - IFCE

Possui graduação em Geografia / Licenciatura Plena pela Universidade Estadual do Ceará (1999), graduação em Pedagogia / Licenciatura Plena pela Universidade Estadual do Ceará (2009), graduação em Artes Cênicas (Teatro) / Licenciatura Plena pela Universidade Federal do Ceará (2020), mestrado acadêmico em Políticas Públicas e Sociedade (Sociologia) pela Universidade Estadual do Ceará (2005) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2011). Atualmente é professor colaborador da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, no Programa Associado de Pós-Graduação em Ensino e Formação Docente (PPGEF Unilab-IFCE) / Mestrado Profissional, professor permanente de doutorado acadêmico da Universidade Federal de Sergipe, Doutorado em Ensino (Rede Nordeste de Ensino - Renoen), professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT / Mestrado Profissional no Instituto Federal do Ceará (IFCE). Tem experiência na área de Educação e Ensino, atuando principalmente nas licenciaturas (cursos de formação de professores) com os seguintes temas: ensino, processo de ensino-aprendizagem, ensino superior, ensino - aprendizagem e educação, currículo. ENSINO, CURRÍCULO E PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM: em consonância aos objetivos do programa, a escolha por esta área de concentração está pautada na necessidade de produção de conhecimentos teórico-práticos que possam reverberar diretamente no entendimento e minimização dos desafios e dificuldades da educação contemporânea no que tange aos processos de ensino e de aprendizagem. Assim, visa-se construir uma estreita relação com práticas educativas concretas instauradas no âmbito de espaços formais e não-formais, contribuindo tanto com o avanço teórico-metodológico da pesquisa e do ensino quanto com o necessário desenvolvimento da região Nordeste no que se refere aos indicadores sociais e educacionais, dentro do alcance e limite das linhas de pesquisa. Ensino, Currículo e Cultura Articula análises e estudos relativos às políticas e práticas curriculares, ao trabalho pedagógico e à formação de professores, assim como as implicações da diversidade e do contexto histórico-social, cultural e ambiental na sociedade contemporânea e no processo educativo das ciências, humanidades e artes. Esta linha de pesquisa permite desvelar questões como as dimensões da experiência escolar (sua estrutura, seletividade e os parâmetros de agrupamento escolar, os tempos escolares, as relações de gênero, étnico raciais, inclusivas, ambientais, a organização do conhecimento escolar (manuais escolares, organização formal dos conteúdos); a caracterização escolar da aprendizagem (os rituais e usos, a avaliação, os processos disciplinares).

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Publicado

2025-07-05

Como Citar

Silva, J. F. da, Jucá, S. C. S., & Almeida da Silva, S. . (2025). Tecnologias imersivas para o ensino de engenharia: uma abordagem aplicada ao Ensino Superior. Revista Educar Mais, 9, 1–14. https://doi.org/10.15536/reducarmais.9.2025.4178

Edição

Seção

Artigos