Cultura maker no Ensino de Ciências na Educação Básica: uma revisão sistemática da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.7.2023.3120

Palavras-chave:

Cultura maker, Ensino de ciências, Aprendizagem

Resumo

A cultura maker ou “faça você mesmo” apresenta iniciativas que podem ser aplicadas como alternativa às aulas tradicionais. Ela permite que os estudantes desenvolvam seu conhecimento teórico por meio da prática. O presente artigo tem o objetivo de analisar a aplicabilidade da cultura maker no âmbito educacional brasileiro, com foco no ensino de ciências, por meio de uma revisão bibliográfica, norteada pelo procedimento de Revisão Sistemática da Literatura (RSL). Por meio de mecanismos de buscas acadêmicos (MBAs), foram coletados um total de 304 artigos entre 2017 e 2021 e analisados, com base em critérios de inclusão e exclusão, um total de 9 trabalhos. A realização desta pesquisa empregou o método da Revisão Sistemática de Literatura, que consiste em uma abordagem que tem por objetivo apresentar uma avaliação criteriosa acerca de um determinado tema, constituindo-se, portanto, em um meio de avaliar e interpretar estudos relevantes disponíveis sobre um tema específico (KITCHENHAM, 2004). Os resultados apontam que foram utilizados métodos de aprendizagem, como STEAM, Design Thinking e Design Science Research (DSR). Os instrumentos avaliativos que mais se destacaram foram: resolução de exercícios e questionários pré-teste e pós-teste. Os trabalhos também apontaram o uso de recursos de baixo custo, bem como de ferramentas tecnológicas. Observou-se também avaliações positivas em todos os estudos quanto às metodologias empregadas e à aplicabilidade da cultura maker no ensino de ciências. Dentre as limitações apontadas, destacam-se a falta de materiais na escola e transporte dos estudantes para um laboratório maker para o desenvolvimento das atividades.

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Biografia do Autor

Giliane Felismino Sales, Universidade Federal do Ceará - UFC

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA), pela Universidade Federal do Ceará. Possuo Especialização em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Ceará, graduação em Licenciatura em Biologia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú. Sou professora efetiva de Ciências, dos anos finais do ensino fundamental, na rede de educação municipal de Sobral. Participei da construção do currículo de ciências " IDEIA" do município de Sobral. Atualmente sou professora laboratorista do espaço maker Fablearn, da Escola de Tempo Integral Maria Dorilene Arruda Aragão, em Sobral - CE.

C´ésar de Castro Brasileiro, Universidade Federal do Ceará - UFC

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Especialista em Gestão e Organização da Escola pelas Faculdades Integradas Norte do Paraná (UNOPAR) e Licenciatura Plena em Biologia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Atuou durante 10 anos como professor de Biologia e Química no Ensino Médio em escolas estaduais de Fortaleza e Sobral, Ministrou disciplinas no curso de Biologia em regime especial da UVA. Em 2010 foi aprovado no concurso e efetivado como professor de ciências no município de Sobral nas séries finais. Participou da construção do novo currículo de ciências do município de Sobral ao qual também auxiliou na implementação de um Espaço Maker do Programa Fablearn (Uma parceria do município de Sobral com a Universidade de Columbia - EUA através da equipe do professor Dr. Paulo Blikstein) como professor de espaço maker no CSTI Maria Dorilene Arruda Aragão. Atualmente é Técnico do Núcleo de Anos Finais do Ensino Fundamental na Célula de Desenvolvimento Curricular-CEDEC dentro da Coordenadoria de Ensino Fundamental-COEF da Secretaria de Educação do Município de Fortaleza - Ceará.

Emanuela Moura de Melo Castro, Universidade Federal do Ceará - UFC

Licenciada em Matemática e Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora de Matemática da Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza.

Francisco Herbert Lima Vasconcelos, Universidade Federal do Ceará - UFC

Pós-Doutor em Educação, Doutor em Análise Multilinear e Avaliação Educacional em Teleinformática, Mestre em Computação com pesquisas em Tecnologia Educacional e graduado em Física. Toda a formação acadêmica na Universidade Federal do Ceará (UFC) e atualmente Secretário de Educação de Sobral.

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Publicado

2023-05-03

Como Citar

Felismino Sales, G., de Castro Brasileiro, C., Moura de Melo Castro, E. ., & Lima Vasconcelos, . F. H. . (2023). Cultura maker no Ensino de Ciências na Educação Básica: uma revisão sistemática da literatura . Revista Educar Mais, 7, 444–459. https://doi.org/10.15536/reducarmais.7.2023.3120

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Artigos