O conceito de competências nas teoria pedagógicas
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2512Palavras-chave:
Competências, Saberes, Teoria Pedagógica, Formação HumanaResumo
O presente trabalho tem por objetivo discutir o conceito de competências. O trabalho encontra-se dividido em cinco etapas: inicia-se com a evolução do conceito segundo Berstein (2003); seguido da situação do conceito nas teorias e concepções pedagógicas; em terceiro lugar analisa-se a relação do conceito com as concepções produtivistas no contexto brasileiro a partir dos estudos de Saviani (2005) e Libâneo (2003; 2010); já as duas últimas partes fazem uma análise do pensamento de dois conceituados autores: Ramos (2001; 2009) e Perrenoud (2009; 2013). A primeira trata-se de uma referência na visão crítica às questões de conformação da educação às exigências de mercado; já o segundo, é um defensor do desenvolvimento de competências, tendo influenciado vários autores e legisladores nas reformas brasileiras sobre o assunto.
Downloads
Referências
BERNSTEIN, Basil. A pedagogização do conhecimento: estudos sobre recontextualização. In: Cadernos de pesquisa. n. 120, p.75-110, nov. 2003.
BRONCKART, Jean-Paul; DOLZ, Joaquim. A noção de competência: qual é a sua pertinência para o estudo da aprendizagem das ações de linguagem? In DOLZ, Joaquim; OLLAGNIER, Edmée (col). O enigma da competência em educação. Trad. Cláudia Schilling. Porto Alegre: Artmed Editora, 2004. P.29-46.
DELUIZ, Neise. O modelo das competências profissionais no mundo do trabalho e na educação: implicações para o currículo. Disponível em: http://www.adventista.edu.br/source/asped-gtc/O-modelo-das-competencias-profissionais-N_Deluiz-1.pdf Acesso em: 10ago2020.
DIAS, Isabel Simões – Competências em Educação: Conceito e significado pedagógico, Revista Semestral de Psicologia Escolar e Educacional, Vol.14, n.1, p. 73-78, São Paulo, Jan-Junho, 2010.
FERRETTI, Celso João. A pedagogia das competências: autonomia ou adaptação? Educ. Soc. [online]. 2002, vol.23, n.81, pp.299-306. Disponível em <http://www.cedes.unicamp.br>Educ. Soc., Campinas, vol. 23, n. 81, p. 299-306, dez. 2002.
Disponível em http://www.cedes.unicamp.br Acesso em: 11ago2020
LIBÂNEO, José Carlos. DEMOCRATIZAÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA A pedagogia crítico-social dos conteúdos.19ª edição. Coleção Educar. Edições Loyola. São Paulo.2003
LIBÂNEO (2010) As teorias pedagógicas modernas revisitadas pelo debate contemporâneo na educação. In: LIBÂNEO, José Carlos; SANTOS, Akiko (Orgs.). Educação na era do conhecimento em rede e transdisciplinaridade. 3. ed. Campinas: Atomoealinea, 2010a. p. 19-62.
DICIONÁRIO de educação profissional em saúde. Rio de Janeiro: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/Fiocruz, 2009. Disponível em: <http://www.epsjv.fiocruz.br/sites/default/files/l43.pdf> Acesso em: 12mai2020.
PERRENOUD, Philippe. Construir as Competências desde a escola. Porto Alegre, Artmed, 1999.
PERRENOUD, Philippe. Desenvolver competências ou ensinar saberes [recurso eletrônico]? A escola que prepara para a vida/ Philippe Perrenoud; tradução: Laura Solange Pereira; revisão técnica: Maria da Graça Souza Horn, Heloisa Schaan Solassi. – Dados eletrônicos. – Porto Alegre: Penso, 2013.
RAMALHO, Betânia; NUÑEZ, Isauro. Competência como o fio condutor da formação profissional: o desafio possível. In: OLIVEIRA, Vilma (org.). O sentido das competências no Projeto Político Pedagógico. Natal: Edufrn, 2004. p. 35-5.
RAMOS, Marise Nogueira. A pedagogia das competências: autonomia ou adaptação? São Paulo: Cortez, 2001.
SAVIANI, D. As concepções pedagógicas na história da educação brasileira. Campinas, UNICAMP, Projeto “20 anos do HISTEDBR”, 2005. http://www.histedbr.fe.unicamp.br/navegando/artigos_frames/artigo_036.html Acesso em: 10 a 18jun2020;
SAVIANI, Dermeval. As idéias pedagógicas no Brasil entre 1969 e 2001: configuração da concepção pedagógica produtivista. In: História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas, SP: Autores Associados, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Clauthenys Lara Prata Machado, Samuel Brasileiro Filho, Natal Lânia Roque Fernandes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Educar Mais, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Educar Mais é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.