O conceito de competências nas teoria pedagógicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2512

Palavras-chave:

Competências, Saberes, Teoria Pedagógica, Formação Humana

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo discutir o conceito de competências. O trabalho encontra-se dividido em cinco etapas: inicia-se com a evolução do conceito segundo Berstein (2003); seguido da situação do conceito nas teorias e concepções pedagógicas; em terceiro lugar analisa-se a relação do conceito com as concepções produtivistas no contexto brasileiro a partir dos estudos de Saviani (2005) e Libâneo (2003; 2010); já as duas últimas partes fazem uma análise do pensamento de dois conceituados autores: Ramos (2001; 2009) e Perrenoud (2009; 2013). A primeira trata-se de uma referência na visão crítica às questões de conformação da educação às exigências de mercado; já o segundo, é um defensor do desenvolvimento de competências, tendo influenciado vários autores e legisladores nas reformas brasileiras sobre o assunto.

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Biografia do Autor

Clauthenys Lara Prata Machado, Instituto Federal do Ceará - IFCE

Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica (IFCE). Formação Técnica em Turismo (1986), graduação em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS pela Universidade Federal do Ceará (2002), especialista em TURISMO E MEIO AMBIENTE (2005) e em GESTÃO GOVERNAMENTAL na UNILAB .Tutora EAD no Bacharelado em Administração Pública da UNILAB. Experiência na área de Administração, com ênfase em planejamento, processos administrativos, contratos e licitações.

Samuel Brasileiro Filho, Instituto Federal do Ceará - IFCE

Graduado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Ceará (1983), mestrado em computação aplicada pela Universidade Estadual do Ceará (2003) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2013). Atualmente é professor titular Aposentado do Instituto Federal do Ceará e Professor do quadro permanente do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT do IFCE - Campus de Fortaleza. Possui experiência de 40 anos de atuação na educação profissional e tecnológica como docente e pesquisador do IFCE e como ex-Diretor Geral da Escola Técnica Federal e Ex-Diretor Presidente do Instituto Centro de Ensino Tecnológico - CENTEC. Foi Conselheiro dos Conselhos Regionais do SENAC e do SENAI e atualmente exerce o cargo de Conselheiro do Conselho Estadual de Educação.

Natal Lânia Roque Fernandes, Instituto Federal do Ceará - IFCE

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (1988), Especialização em Novas Tecnologias na Educação pela UFPB (1999), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos-SP (2002) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2012), com período sanduíche na Universidade do Porto-Portugal. Professora do Curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPT, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Líder do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa e Estudo da Educação- GIPEE e do Grupo de estudo em (auto)biografia, currículo e identidade - BIOGRACI. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente com os temas: Currículos, formação docente, saberes e identidade docente e pesquisa.

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Publicado

2021-08-23

Como Citar

Prata Machado, C. L., Brasileiro Filho, S. ., & Roque Fernandes, N. L. . (2021). O conceito de competências nas teoria pedagógicas. Revista Educar Mais, 5(5), 1069–1082. https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2512

Edição

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Artigos