Educação Ambiental na escola: promovendo e valorizando o sujeito e o ambiente

Autores/as

  • Lilian Natani Rosa da Silva Prefeitura de Butiá
  • Patricia Mendes Calixto IFSul - Campus Charqueadas

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.14.2017.25-36.402

Palabras clave:

Educação Ambiental

Resumen

Este trabalho versa sobre o projeto “Pensando o Ambiente” cujo objetivo foi o desenvolvimento de sujeitos ecológicos a partir da prática da educação ambiental na escola. O processo ocorreu em encontros semanais, no turno inverso, com sessenta estudantes das séries finais do ensino fundamental da escola Municipal Engenheiro José Blaha, no município de Butiá/RS. Tratou-se das problemáticas ambientais em âmbito local, a partir da corrente crítica, proposta por Loureiro (2004). Para tanto, foram realizadas atividades teóricas e práticas com o tema meio ambiente. Buscou-se a identificação das principais vulnerabilidades ambientais e sociais presentes no Bairro Charrua, através de pesquisa bibliográfica e saídas de campo. As atividades ocorreram entre os meses de maio a novembro de 2014, que incluíram visitas a comunidade e aos municípios limítrofes. Na etapa final, os participantes foram entrevistados e analisou-se as principais mudanças observadas no âmbito escolar, na comunidade, e, em si mesmos. A metodologia para avaliação das ações foi qualitativa. Dentre os resultados, os estudantes manifestaram que a principal mudança é, hoje, a valorização de si mesmos e de sua comunidade. Isto foi possível pelas oportunidades de observar, refletir e analisar as condições locais nas quais estão inseridos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Patricia Mendes Calixto, IFSul - Campus Charqueadas

Geógrafa, especialista em Educação, mestre e doutora em Educação Ambiental. Professora do ensino médio, técnico e tecnológico do IFSul.

Publicado

2017-05-23

Cómo citar

DA SILVA, L. N. R.; CALIXTO, P. M. Educação Ambiental na escola: promovendo e valorizando o sujeito e o ambiente. Revista Thema, Pelotas, v. 14, n. 2, p. 25–36, 2017. DOI: 10.15536/thema.14.2017.25-36.402. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/402. Acesso em: 19 may. 2024.

Número

Sección

Ciências Humanas

Artículos similares

<< < 1 2 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.