Uma análise sistemática da sustentabilidade e ecodesign em processos produtivos

explorando ferramentas de gestão ambiental integradas

Autores

  • Maurício Sandim Unisc
  • Ênio Leandro Machado Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC, Santa Cruz do Sul/RS – Brasil
  • Jorge André Ribas Moraes Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC, Santa Cruz do Sul/RS – Brasil
  • Liane Mahlmann Kipper Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC, Santa Cruz do Sul/RS – Brasil
  • Carlos Alexandre Lutterbeck Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC, Santa Cruz do Sul/RS – Brasil
  • Sandra Elisia Lemões Iepsen Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC, Santa Cruz do Sul/RS – Brasil
  • Guilherme Lemões Iepsen Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC, Santa Cruz do Sul/RS – Brasil
  • Carine Baggiotto Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC, Santa Cruz do Sul/RS – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V23.2024.311-332.3545

Palavras-chave:

sustentabilidade, ecodesign, ferramentas, processo produtivo, avaliação do ciclo de vida

Resumo

A aplicação de ferramentas no processo produtivo buscando a sustentabilidade nas empresas gera não apenas benefícios ambientais, mas também sociais, econômicos e de governança. O objetivo principal deste estudo foi identificar e analisar a relação entre os temas da sustentabilidade e do ecodesign nos processos produtivos, relacionando-os com ferramentas de gestão ambiental. A metodologia utilizada na pesquisa foi a Revisão Sistemática da Literatura (RSL) e através da meta-análise PRISMA foi possível considerar novos aspectos para responder às questões de pesquisa: “Qual a relação existente entre os temas sustentabilidade e ecodesign em processos produtivos?” e “Quais ferramentas de gestão ambiental estão relacionadas a estes temas?”. Com base nos artigos estudados, foi possível verificar que ferramentas e técnicas aplicadas ao processo produtivo, como a utilização de conceitos e técnicas de ecodesign na concepção de produtos e processos, e a identificação de impactos ambientais por meio de inventários de processos e de Análise de Ciclo de Vida (ACV) melhorando processos, reduzindo consumo de energia, geração de resíduos, custo de produção e uso de matéria prima.

Downloads

Biografia do Autor

Maurício Sandim, Unisc

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental (Universidade de Santa Cruz do Sul, de 2022, atual) Especialização em Docência na Educação Profissional (Faculdade Dom Alberto, de 2020 a 2021). Especialização em Ergonomia (Faculdade Dom Alberto, de 2019 a 2020). Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho (Universidade de Santa Cruz do Sul, de 2017 a 2019). Graduação em Engenharia de Produção (Universidade de Santa Cruz do Sul, de 2010 a 2016). Técnico em Mecatrônica (SENAI Carlos Tannhauser, de 2008 a 2010).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3056457880111706

Ênio Leandro Machado, Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC, Santa Cruz do Sul/RS – Brasil

Graduado em Química Industrial pela Universidade Federal de Santa Maria (1991), mestrado em Química pela Universidade Federal de Santa Maria (1994) e doutorado em Engenharia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999). Atualmente é professor adjunto da Universidade de Santa Cruz do Sul. Tem atuação nas áreas de Química Sanitária e Química Tecnológica, principalmente nos seguintes temas: tecnologias limpas, tratamento de efluentes; processos avançados de oxidação; desinfecção e detoxificação.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6922571767923420

Jorge André Ribas Moraes, Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC, Santa Cruz do Sul/RS – Brasil

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Maria (1988), Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (1998) e Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Atualmente exerce a função de chefe do departamento de Engenharia Arquitetura e Computação da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC e é professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Tecnologia Ambiental - PPGTA da UNISC e no Mestrado Profissional em Administração - PPGA da UNISC. Professor tempo Integral da Universidade de Santa Cruz do Sul. - UNISC. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Gestão Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: produção mais Limpa; prpdução enxuta, gestão ambiental; gestão de riscos, qualidade e produtividade; segurança do trabalho e ergonomia; reciclagem de materiais e melhoria de processos.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9865102081473789

Liane Mahlmann Kipper , Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC, Santa Cruz do Sul/RS – Brasil

Bolsista produtividade CNPq. Professora titular da Universidade de Santa Cruz do Sul. Atua na graduação e na Pós-Graduação, nos programas de: Sistemas e Processos industriais (PPGSPI); Tecnologia Ambiental (PPGTA) e Psicologia (PPGPSI-Metrado Profissional). Bolsista Produtividade do CNPq/Brasil. Pesquisa nas áreas de gestão organizacional, inovação e criatividade. Em gerenciamento de processos, nos seguintes temas: melhoria de processos, sistemas enxutos: indústria 4.0, inovação, criatividade, desenvolvimento de produtos e proteção do conhecimento; com foco em tecnologias para otimização e melhoria de processos organizacionais. Tem mais de 20 publicações sobre indústria 4.0 e suas tecnologias. Desde 2023 editora da Revista Produção Online.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1353629457597527

Carlos Alexandre Lutterbeck, Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC, Santa Cruz do Sul/RS – Brasil

Possui graduação em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Univates (2006) e mestrado em Tecnologia Ambiental pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2010), onde foi bolsista da CAPES. No ano de 2011 foi contemplado com uma bolsa de estudos do programa conjunto CNPq/DAAD/CAPES para desenvolver seus estudos de doutoramento de forma integral junto a Leuphana Universität Lüneburg, sob a orientação do Prof. Dr. Klaus Kümmerer, onde em outubro de 2015 obteve o título de Dr. rer. nat. Atualmente é bolsista de pós-doutorado empresarial sob orientação do Prof. Dr. Ênio Leandro Machado e docente permanente do programa de pós-graduação em Tecnologia Ambiental da UNISC. Tem experiência nas áreas de resíduos sólidos domésticos e compostagem, tratamento de efluentes domésticos/urbanos e hospitalares, processos oxidativos avançados, fotodegradação, biodegradação e (eco) toxicidade.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3747695210156927

Sandra Elisia Lemões Iepsen , Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC, Santa Cruz do Sul/RS – Brasil

Possui graduação em Engenharia de Produção Mecânica pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2005).Master Business Administration em Administração e Gestão do Conhecimento pela UNINTER (2016). Mestre em Sistemas e Processos Industriais pela UNISC (2020).Master Business Administration em Coaching com ênfase em Mentoring para Gestão de Pessoas UNICESUMAR (2022). Doutoranda em Tecnologia Ambiental (UNISC).Experiência na área de Melhoria e Controle de Processo onde atuou utilizando ferramentas da qualidade como: PFMEA, KAIZEN, 5S, Brainstorming, Diagrama de Causa Efeito, Ishikawa, Diagrama de Pareto e Controle Estatístico de Processo, entre outras. Atuação como coordenadora de equipe PFMEA (Process of Failure Mode and Effects Analysis) e equipes de Grupos de Melhoria de Processo.Na área técnica mecânica, além de experiência na execução de manutenções corretiva e planejada atuou como Planejador de Manutenção elaborando planos de Manutenção Corretiva Planejada e Preventiva, envolvendo negociação com clientes internos e externos, compra e rebebimento de material, coordenação e apoios as equipes executoras. Participação na Implementação do sistema SAP/R3, módulo de manutenção. Facilitadora de treinamentos para usuários do Sistema SAP nos módulo de manutenção. Experiência no planejamento e execução de alterações de Lay out de equipamentos assim como, na coordenação de transferência de equipamentos entre plantas fabris.Atuou como líder de equipe em processos de desenvolvimento profissional e pessoal. Experiência facilitação de treinamentos de relações humanas e inteligência emocional.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1633972114339163

Guilherme Lemões Iepsen, Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC, Santa Cruz do Sul/RS – Brasil

Possui ensino-medio-segundo-graupelo Colégio Marista São Luís (2021).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8970059223175244

 

Carine Baggiotto, Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC, Santa Cruz do Sul/RS – Brasil

Pós-doutoranda do Programa de Pós Graduação em Tecnologia Ambiental (PPGTA) da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Doutora em Engenharia Civil, Área de Concentração de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental na Universidade Federal de Santa Maria - RS (2022). Mestre em Engenharia Ambiental pela UFSM (2017), graduada em Engenharia Sanitária e Ambiental pela UFSM (2015) e formada em Técnico em Agropecuária pelo Colégio Politécnico (2013). Atua nas áreas de saneamento ambiental, tratamento de águas residuárias e wetlands construídos, com mestrado na área de ecotoxicologia.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9989347980251642

Downloads

Publicado

2024-05-13

Como Citar

SANDIM, M.; MACHADO, Ênio L. .; MORAES, J. A. R.; KIPPER , L. M.; LUTTERBECK, C. A. .; IEPSEN , S. E. L.; IEPSEN, G. L.; BAGGIOTTO, C. . Uma análise sistemática da sustentabilidade e ecodesign em processos produtivos: explorando ferramentas de gestão ambiental integradas. Revista Thema, Pelotas, v. 23, n. 1, p. 311–332, 2024. DOI: 10.15536/thema.V23.2024.311-332.3545. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3545. Acesso em: 12 jan. 2025.

Edição

Seção

Engenharias